A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia da Educação: Espaços Escolares
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Equivalente à média dos países da OCDE
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Passos para Revisão do PPP
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Projeto Político-Pedagógico
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Afinal, o que é Planejamento?
OFICINA PEDAGÓGICA PROPOSTA DE TRABALHO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Antonia Silva Lima Azevedo
A Função do Professor Articulador
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Encontro Estadual de Formação
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Educação Uma Política para a Juventude. Algumas Premissas.
Revisita ao PPP.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Projeto Pedagógico.
IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.
Transcrição da apresentação:

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO Neste vídeo abordamos as temáticas que envolvem a gestão democrática e a construção do Projeto Político–Pedagógico (PPP) da escola. Questões como: o que é o PPP, por que de sua elaboração, como ocorre a sua construção, suas conseqüências para a escola e seus atores. Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com

NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DO PPP O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DO PPP A concretização da gestão democrática nas escolas tem sua culminância com a elaboração do Projeto Político-Pedagógico, que conforme a LDB (BRASIL, 1996), artigo 12, “cada estabelecimento de ensino deve elaborar e executar sua proposta pedagógica”, assim como, os docentes terão a tarefa, dentre outras, de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (artigo 13). Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com

Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com PARA QUE UM PPP? Resultante da construção coletiva da comunidade escolar, o PPP tem como objetivo guiar os objetivos da escola, contendo crenças, convicções, idéias e conhecimento da comunidade escolar, tendo como base um amplo conhecimento do contexto social, cultural e científico, assim como, o profundo conhecimento da comunidade na qual a escola se insere. Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com

Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com O QUE É O PPP? O Projeto Político-Pedagógico, é o documento que após formulado deve nortear, juntamente com o Regimento Escolar, todas as ações da escola. Veiga (1998) destaca que este, aponta à direção, um sentido explícito para um compromisso estabelecido coletivamente. Deve explicitar os fundamentos teórico-metodológicos, objetivos, tipo de organização e às formas de implementação e avaliação da escola Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com

COMO O PPP É CONSTRUIDO NA ESCOLA Para que a construção do PPP aconteça de forma coerente e comprometida deve acontecer com a participação e colaboração de todos os envolvidos no processo educacional, tanto professores e equipe diretiva, como pais, alunos e funcionários da escola. Onde todos possam, efetivamente, participar dos processos decisórios na escola. Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com

Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com Para tal, seria necessário um processo lento, gradual, onde os professores fossem envolvidos com o intuito de superar paradigmas individualizantes e objetificantes, provindos de uma racionalidade técnica, não para reforçar ou justificar ações historicamente instituídas na escola, mas para promover rupturas. A escola precisa ser espaço de refletir sobre à escola que se tem e que se quer ter, mediante estudo, discussão e investigação do contexto escolar. Profª Ana Paula Bernardi - tutor.anaber@gmail.com