Orientações para o Planejamento Escolar 2013 HISTÓRIA
Definição de História: A disciplina de História é concebida como “uma janela indispensável que se oferece para a observação, análise, avaliação crítica das práticas sociais ao longo do tempo sem excluir o presente”. (Currículo de CH e suas tecnologias. p. 30)
Objetivos da História: Despertar a consciência em relação ao exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Desenvolver um posicionamento crítico frente aos problemas que afetam a vida social, reconhecendo o diálogo como ponto de partida fundamental para a tomada de decisões coletivas; e
Refletir sobre si mesmo, reconhecendo-se como integrante, dependente e agente transformador do ambiente, cuidando para preservá-lo e assumindo posturas e atitudes de intervenção solidária na sociedade, visando a conquista de níveis elevados de qualidade de vida para si e para o conjunto de cidadãos. (Idem.p. 30)
Currículo: “Garantir a todos uma base comum de conhecimentos e competências para que as escolas passassem a funcionar, de fato, como uma rede”. (Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História. p.8.)
Onde ... Os conteúdos são meios que amparam professores e alunos no processo de desenvolvimento de capacidades, compreensão de conceitos e organização dos fenômenos sociais situando-os historicamente.
Base Comum: CURRÍCULO FORMAL O que ensinar: Conteúdos Conceitos Habilidades e competências CURRÍCULO FORMAL
A execução do currículo não ocorre de forma homogênea em todas as escolas, anos, turmas por isso é preciso: Recorrer aos documentos escolares: planos de ensino, diários de classe, avaliação final do ano letivo;
CURRÍCULO REAL Levantar o que efetivamente os alunos estudaram no ano/série anterior. CURRÍCULO REAL
OBJETIVO DO PLANEJAMENTO: É sistematizar um trabalho que garanta aos alunos o domínio de tudo o que está previsto no currículo.
Antes de iniciar o planejamento é preciso... Desenvolver um bom diagnóstico da aprendizagem dos alunos Avaliar a necessidade de adequação do currículo
Conteúdos
Habilidades: São desenvolvidas e mobilizadas no desenvolvimento dos temas e conteúdos e não são exclusivas de uma ou outra situação de aprendizagem. Elas não são pontuais, mas permeiam todas as séries/anos. Considerar além da Matriz do SARESP, o próprio Currículo do Estado de São Paulo.
Conceitos: Construção do pensamento histórico: tempo (permanência, mudança, simultaneidade), fonte, sujeito, processo; Formação histórica: cultura, cidadania, alteridade, além daqueles associados diretamente ao conteúdo estudado.
Concluindo: O diagnóstico inicial não deve priorizar somente se os alunos sabem conteúdos previstos para a série anterior, mas também: identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da História; produzem textos articulando os conceitos; dominam as diversas linguagens e leituras.
Lembrar: Lei 10.639/03: obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira“. Lei 11.645/08 : obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Bibliografia: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias/ Secretaria da Educação. Coordenação Geral: Maria Inês Fini; Coordenação de área Paulo Micelli. São Paulo: SEE/SP, 2010. Orientações para o Planejamento escolar 2013. Disponível em: www.educacao.sp.gov.br/docs/CGEB_OrientacoesParaOPlanejEscolar_2013_24012013.pdf. Acesso: 18/02/2013. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História. Coordenação Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/.../lei/l11645.htm. Acesso 22/02/2013. www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso 22/02/2013.