SEMINÁRIO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros PNAFM – 2ª Fase.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Secretaria de Estado da Saúde
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Gestão de Competências CAIXA
Secretário Nacional de Juventude
AGENDADE GESTÃO MUNICIPAL. AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Agenda voltada à construção de um canal de interlocução.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Conferência das Cidades Mato Grosso
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
1.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Políticas Públicas Municipais
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
Política nacional de planejamento regional urbano
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
COHAB/SC.
Secretaria Nacional de Habitação
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
Conferência das Cidades Mato Grosso
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
44ª Assembleia Nacional da Assemae
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Atenção Básica em Saúde
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO HABITACIONAL
Gestão Municipal da Habitação
Política Nacional de Habitação
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Vigilância Sanitária Controle Social e Proteção da Saúde
OFICINAS REGIONAIS E SEMINÁRIO ESTADUAL DE HABITAÇÃO.
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Apresentação Diagnóstico Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
4ª Conferência das Cidades 2009
Planejamento Urbano e Plano Diretor
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
II Seminário do Programa Estadual - PROTURB
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Processos de incidência política em moradia e habitat.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS CATARINENSES E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Sandro Marcelo Xavier

CENÁRIO DÉFICIT HABITACIONAL BRASILEIRO 7.902.699 moradias 90,3% até 3 sm 3 a 5 sm 5 a 10 sm acima de 10 sm sem declaração Distribuição regional: 42,5% Sudeste 28,8% Nordeste 11,8% Sul 9,6% Norte 7,4% Centro-Oeste Fonte: Mcidades /Fundação João Pinheiro, 2005.

Moradia enquanto direito fundamental constante da CF TÍTULO II – Dos direitos e garantias fundamentais CAPÍTULO II - Dos Direitos Sociais Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, à proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (EC nº 26/2000)

Moradia como direito humano e fundamental - Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Declaração do Progresso e Desenvolvimento Social (1969) Declaração Sobre Assentamentos Humanos de Vancouver (1976) Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento (1986) Agenda 21 (1992) Agenda Habitat (1996) Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966) - Convenção Internacional Sobre Todas as Formas de Discriminação (1965) - Convenção Sobre os Direitos da Criança (1989)

Conceito de Moradia Edificação da Unidade Habitacional Regularidade fundiária Infra-estrutura Acesso a serviços básicos E também: Inserção social na comunidade

ASSISTÊNCIA TÉCNICA CAIXA planejamento da cidade ESTRUTURANTE Gestão EXECUTIVA Apoio a Proponentes integração de políticas no território Orientação Técnica e Operacional - GGIs - Seminários com Prefeituras - Reuniões orientativas - Atendimento pontual - Visitas técnicas - Oficinas

ASSISTÊNCIA TÉCNICA CAIXA Executiva Orientação aos técnicos dos proponentes para captação de recursos e acompanhamento dos contratos/obras; Guia CAIXA de AT Atendimento às prefeituras Gabinetes de Gestão Integrados – GGI Sala das Prefeituras Criação do Gestor de Contratos nas Prefeituras Acesso da UCC para servidores municipais Atendimento Orientações em relação ao Trabalho Social Disponibilização do SINAPI

ASSISTÊNCIA TÉCNICA CAIXA ESTRUTURANTE Portal AT CAIXA - Bancos de Projetos Prêmio CAIXA IAB Melhores Práticas – acesso ao site das melhores práticas de gestão local - SIMBRASIL e SIURB (Sist. De acompanhamento de obras); Biblioteca Apoio a Movimentos Sociais – PSM Seminário Consórcios ACT Governo do Estado Capacitação Conselhos de Habitação Seminários Estaduais de Habitação

ASSISTÊNCIA TÉCNICA CAIXA Padronização Programas Habitação Rural – CD room Apoio nos Desastres 2008 – Vale do Itajaí e Alagoas 2010 Oficinas PLHIS Apoio Conferências Municipais e Estadual das Cidades Atuação do CONCIDADES/SC Reuniões de Gestão com GMCs

LIÇÕES É POUCO Há problemas de ordem político/institucional que apoio, orientação, modelos e formulários não resolvem Necessidade de incremento em AT aos municípios Iniciativas consistentes e permanentes em Regularização Fundiária Integração de ações com SPU Implantação da lei de AT Apoio à revisão dos Planos Diretores –instrumentos do Estatuto Apoio aos Conselhos Recursos financeiros

QUESTÕES 1. O que é e o que deve ser oferecido oferecido pelo Estado em termos de Assistência Técnica para os municípios catarinenses? 2. Lei 11.888/2008 – Lei sobre Assistência Técnica – quem fará gestão para favorecer sua implantação? 2. O que é e o que deve ser oferecido em termos de Regularização Fundiária? 3. Para uma política de habitação atuante, qual deve ser o papel da COHAB, das SDRs, Da Diretoria de Habitação?

QUESTÕES 4. Como lidar com os outros temas vinculados à habitação (mobilidade, gestão urbana, infra-estrutura, saneamento, regularização fundiária) e que estão distribuídos em outras estruturas no Governo do Estado de SC? 5. Em função do diagnóstico apresentado, qual o tamanho do orçamento necessário e de que fontes ele virá? 6. A quem cabe a atribuição de apoiar os Conselhos Municipais? 7. É importante articular os PLHIS e os Planos de Saneamento nas regiões metropolitanas, e os Planos de Mobilidade. Quem faz isto?

SANDRO MARCELO XAVIER sandro.xavier@caixa.gov.br 48.3722.5274