ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Advertisements

BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Título da Apresentação
ESTUDO DE COMUNIDADE.
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Disciplina: Prática Profissional II
Simone Braz Ferreira Gontijo
Bem-vindos!.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Disciplina: Prática Profissional II
O Aluno a Distância e suas Necessidades
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Promovendo Soluções Sociais
Usuários da Informação
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Tema do Projeto A sistematização dos cálculos da matemática financeira nos principais Sistemas do Banco do Nordeste.
Relatório de Proposta de Projeto
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Disciplina: Prática Profissional II
Processo de Decisão de Tomadas
Ângelo Rogério Meneghetti – GESID/PPGA/EA/UFRGS Mestrando: Ângelo Rogério Meneghetti Orientadores: Prof. Dr. João Luis Becker Prof. Dr. Henrique Freitas.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Recomendações de Qualidade de Software para a Fábrica TechPeople Área de Conhecimento: Engenharias e Computação Autores: Thiago da Rosa Ghisi (bolsista),
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Trabalho de Usuários da Informação
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Dicas Gerais sobre a Monografia
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
3º Momento Resultados Simare 2014
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
principalmente da tutoria,
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Metodologia da Pesquisa
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Apoio e Agradecimento: Resultados: A análise do SERVQUAL permitiu ao CIPS identificar as reais expectativas dos seus clientes, tanto doadores como beneficiários,
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Você sabe qual é o potencial dos membros de sua empresa? Cuidado pois, você pode perder grandes talentos para seu concorrente!!
INDICADORES DE DESEMPENHO
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução Sabe-se que a Biblioteca Norte da Ilha tem por finalidade dar suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, percebe-se que poderia ser muito mais explorada pela comunidade acadêmica, levando a que se questione o porquê de os alunos e professores demonstrarem tanta falta de interesse pelos serviços da Biblioteca, mesmo cientes de que ela é muito importante para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Um dado especialmente preocupante é o fato de o nível de empréstimos, além de baixo, ter sido decrescente no período A retirada de livros por professores, alunos e funcionários caiu de 1,72 em para 1,50 em Embora não se tenham informações sobre o número ideal ou satisfatório de empréstimos, crê-se que os números médios acima sejam baixos, dado que nunca se chegou a dois livros retirados por mês por usuário. Com base nessas informações desenvolveu-se um projeto de pesquisa com o objetivo de avaliar os principais serviços ofertados pela Biblioteca Norte da Ilha. Tendo como foco principal o acervo, a estrutura física e o atendimento. Objetivos 2.1 OBJETIVO GERAL Analisar as necessidades dos usuários e conhecer sua percepção acerca dos serviços ofertados pela Biblioteca para que, por meio de alinhamento estratégico em sua implementação, se possa alavancar seu nível de utilização, contribuindo para a melhoria do nível de aprendizado. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer os padrões de empréstimos de bibliotecas em geral e universitárias, bem como de bibliotecas de universidades congêneres. - Analisar as necessidades dos usuários quanto a títulos e número de exemplares. - Conhecer as facilidades e dificuldades dos usuários quanto à utilização dos serviços prestados pela Biblioteca. - Propor um sistema de informação sobre a utilização de títulos e exemplares. - Analisar o sistema de aquisição de títulos, exemplares, equipamentos e outros materiais. Metodologia A pesquisa envolveu a comunidade acadêmica – alunos, professores e pessoal administrativo – do Campus Norte da Ilha, por se inserirem no conceito de usuários, além de funcionários das bibliotecas de outras unidades, por sua condição de especialistas. A pesquisa de campo se deu em quatro etapas Primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do desempenho de bibliotecas em geral com o objetivo de se extraírem informações necessárias ao subsídio dos grupos de foco. Também nessa primeira etapa, ouviram-se os funcionários de bibliotecas de outras unidades. Na segunda etapa, realizaram-se dois grupos de foco, sendo um com nove alunos e outro com sete professores da Unidade Norte da Ilha. Ambos foram conduzidos pela orientadora e contaram com a observação do aluno e da bibliotecária chefe. A entrevista em grupos de foco é uma das técnicas de pesquisa qualitativa. Surgiu após a 2ª Grande Guerra e se desenvolveu nos anos 50 como contraponto às técnicas fortemente calcadas em números, criticadas por revelarem muito pouco sobre os bastidores do tema estudado. A terceira etapa cuidou de consolidar as duas rodadas de entrevistas (Apêndice A), de modo a gerar os atributos que comporiam o questionário estruturado a ser respondido pela comunidade do NI. Das entrevistas, foram retiradas 38 perguntas, classificadas quanto ao Acervo, à Estrutura Física e a Outros Serviços (Apêndice B). Dessas 38, 37 foram classificadas em quatro níveis e uma foi de resposta livre. Na quarta e última etapa, distribuíram-se os questionários para resposta imediata, na presença do bolsista ou dos professores que auxiliaram na distribuição. Os 449 questionários que puderam ser aproveitados foram, então, tabulados para extração dos resultados. Resultados Os resultados foram agrupados mantendo a organização do questionário, quais sejam, caracterização do respondente e informações sobre o acervo da Biblioteca, sua estrutura física e os outros serviços por ela prestados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, com o apoio do software Excel e constam dos Apêndices C a F. Conclusões Entende-se que o objetivo geral desta pesquisa tenha sido atingido com sucesso, dado que foi possível inferir as necessidades dos usuários e conhecer sua percepção acerca dos serviços ofertados pela Biblioteca. Destaca-se ainda que foram levantadas informações essenciais que nortearão as futuras decisões dos gestores da biblioteca. Com a posse dessa pesquisa certamente será possível compreender e atender as principais percepções dos usuários da Biblioteca Universitária Norte da Ilha, Proporcionando-lhes um ambiente de estudo mais agradável e completo dentro das diversas áreas do conhecimento. Apoio Financeiro: Unisul TABELA DE RESPONDENTES DIREITOADMRITURISMOTOTAL N%N%N%N%N% ALUNO 18291,5%9385,3%6983,1%3181,6%37587,4% PROFESSOR 178,5%1614,7%1416,9%718,4%5412,6% TOTAL ,0%109100,0%83100,0%38100,0%429100,0% COLABORADOR 20100,0% TOTAL 20100,0% TOTAL GERAL ,0% Rafael Bavaresco Bongiolo, Projeto individual apresentado ao PUIC Orientadora: Profª: Lenise Saraiva de Vasconcelos Costa Administração - Campus Norte da Ilha Rafael Bavaresco Bongiolo, Projeto individual apresentado ao PUIC Orientadora: Profª: Lenise Saraiva de Vasconcelos Costa Administração - Campus Norte da Ilha