III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de Processos Educativos” Articulação de redes para a capacitação servidores públicos
Roteiro Por que redes? A experiência da ENAP Elementos que favorecem o sucesso da capacitação em redes colaborativas
Por que valorizar o trabalho em rede na capacitação de servidores? Políticas públicas implementadas pelos diversos entes federativos de forma compartilhada O governar em rede X formas hierárquicas tradicionais Valorização da cooperação federativa e interorganizacional
Redes Colaborativas Uso amplo e indiscriminado da palavra “rede” Atuação em rede não começou agora mas pode ser potencializado com as tecnologias de informação “Embora as redes sejam apresentadas como alternativas às formas convencionais de governo, elas são carentes de normas de decisão predeterminadas que permitam a tomada de decisões nas circunstâncias mais difíceis e também legitimem tais decisões” (Guy Peters, RSP, 2008: 296).
Redes Colaborativas “Redes de políticas públicas: conjunto de relacionamentos relativamente estáveis, de natureza não-hierárquica e interdependentes, conectando uma variedade de atores que compartilham interesses relativos à política e que trocam recursos com o objetivo de atingir esses interesses, reconhecendo que a cooperação é a melhor maneira de atingir objetivos em comum” (Börzel, 2008: 218).
A experiência da ENAP Participação em redes nacionais e internacionais Programa de capacitação com o MDS
Rede Nacional de Escolas de Governo (desde 2003) ■ Federais = 42 Estaduais = 88 ▲ Municipais = 40 Total em Outubro de 2010 = 170 Escolas de Governo
Rede descentralizada de capacitação (a partir de 2007) Iniciativa do MDS: Estratégia de disseminação da capacitação gestores sociais Adesão à Rede mediante processo seletivo coordenado pelo PNUD: 10 Agências Capacitadoras Estaduais selecionadas em processo público ENAP: Coordenadora da Rede e responsável pela formação de multiplicadores e de gerentes sociais que atuam na proteção social não contributiva
Redes Internacionais Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul – IBAS Escola Iberoamericana de Administração e Políticas Públicas – EIAPP Projeto New Synthesis Escolas de governo internacionais (CSPS, ENA, INAP, INA etc.) UNITAR / ONU
Bases para a construção de rede Construção de espaços de diálogo e confiança entre os participantes e entre a ENAP e o Ministério que demanda o programa Qualidade do Material didático Formação de formadores e tutores Contexto Conceitos Concepções Ferramentas de gestão da Política em pauta Estruturação de espaço virtual acesso a materiais didáticos do curso, troca de informações e experiências, divulgação de documentos sobre a área, desenvolvimento de trabalhos em colaboração, disseminação de boas práticas
Lições aprendidas A combinação entre encontros presenciais e comunicação por outros meios é um elemento determinante, sobretudo levando em conta as dimensões territoriais do Brasil O encontro presencial como primeiro momento para a instalação de diálogo franco e posturas cooperativas, por seu forte apelo motivacional e por propiciar a criação de consensos em torno dos objetivos e dos passos a implementar, é fator diferencial para o sucesso de todo o empreendimento posterior A cultura do trabalho em rede precisa ser incentivada e apoiada, com a utilização de alguns dos dispositivos propiciados pelo atual nível de comunicação mediado pela Internet (uso de s, utilização do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, dentre outros)
Lições aprendidas Necessidade de profissionais com perfil de moderação de grupos, tanto em encontros presenciais como nas comunicações on-line (competências comunicacionais) Importância de investir em estratégias e tecnologias educacionais, que reconheçam o protagonismo dos participantes; que articulem teoria & prática; nacional & local; conhecimento dos especialistas & conhecimento dos alunos; momentos presenciais & momentos a distância; e que incentivem o estudo autônomo e o desejo de continuar aprendendo ao longo da vida
Lições aprendidas Relevância do investimento em uma cultura de educação a distância mediada por TICs, pois ela valoriza o sujeito, amplia os espaços educacionais, aumenta o uso dos sistemas informatizados e portais dos Governos Federal, Estaduais e Municipais e prepara a institucionalização de redes de cooperação A infra-estrutura tecnológica é condição necessária, mas não suficiente para a consolidação de uma rede
Obrigada! Helena Kerr do Amaral