Administração e Organização Industrial

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Transcrição da apresentação:

Administração e Organização Industrial Aula 5 - Unidade de Comando Hierarquização - Conceitos e Tipos de Organograma Administração e Organização Industrial Professor: Francisco de Assis Silva

Revisão O Aluno deverá conhecer os conceitos de organização – Organizar; O Aluno deverá conhecer os conceitos de organização – Empresa; Deverá identificar o que é um organograma; Deverá saber o conceito de função; O Aluno deverá conhecer os conceitos de Departamentalização; Deverá saber diferenciar os diversos tipos de Departamentalização; Deverá conhecer a departamentalização por Função; Deverá conhecer a departamentalização por Produto ou serviço; Deverá conhecer a departamentalização por Território; Cliente; Processo; Projeto; Matricial; Misto;

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Unidade de Comando Hierarquização Conceitos e Tipos de Organograma Administração e Organização Industrial Professor: Francisco de Assis Silva

Conceito de Hierarquia Em termos gerais, o conceito de hierarquia designa uma forma de organização de diversos elementos de um determinado sistema, em que cada um deles é subordinado do elemento que lhe está imediatamente acima (exceto, obviamente o primeiro que não é subordinado de nenhum dos outros).

O conceito de hierarquia é também amplamente aplicado à gestão das organizações para designar a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até aos trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis da estrutura organizacional. É, portanto, através da hierarquia que se estabelecem as relações de autoridade formal entre superiores e subordinados e que é definida a estrutura organizacional em qualquer organização.

Relações de Autoridade NIVEL ESTRATÉGICO NIVEL TÁTICOS NIVEL OPERACIONAL DIRETOR GERENTES SUPERVISORES ENCARREGADOS COLABORADORES

UNIDADE DE COMANDO Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

Amplitude de comando ou Margem de controle – É a quantidade de subordinados que um gerente pode dirigir com eficiência e eficácia. Essa questão é importante porque, quanto menos subordinados tiver um gerente, mais níveis hierárquicos vai ter a organização.

Problemas de uma amplitude de controle inadequada: 1- Número de subordinados maior do que a amplitude de controle. Aqui os principais problemas que podem ocorrer são: 􀂃 Perda de controle, 􀂃 Desmotivação, 􀂃 Ineficiência de comunicações, 􀂃 Decisões demoradas e mal estruturadas; e 􀂃 Queda no nível de qualidade do trabalho.

2- Número de subordinados menor do que a amplitude de controle. Nesse caso, os principais problemas que podem ocorrer são: 􀂃 Capacidade ociosa do chefe, 􀂃 Custos administrativos maiores, 􀂃 Falta de delegação, 􀂃 Desmotivação; e 􀂃 Pouco desenvolvimento dos subordinados.

Graicunas estruturou uma formula para se calcular a amplitude de controle. Segundo ele o numero de relações entre o chefe e seus subordinados pode ser calculado pela formula: N R = N (2 / 2 + N – 1) Onde: R = o Numero de relações N = o numero de subordinados designados para o grupo de comando do chefe.

Três fatores parecem importantes para analisar o problema das amplitudes de controle: 1. Controle necessário; 2. Nível de conhecimento dos subordinados; e 3. Capacidade e abertura de comunicação.

Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

COMPONENTES DA ORGANIZAÇÃO TAREFAS - Divisão do trabalho, provocando a especialização de atividades e de funções. 2. PESSOAS - Considera-se as habilidades, aptidões, interesses, experiências e prática e o comportamento de cada pessoa. 3. ÓRGÃOS - O trabalho e as pessoas são agrupadas em órgãos. Os órgãos são dispostos em níveis hierárquicos. A departamentalização é determinada de acordo com os critérios de melhor atendimento aos objetivos empresariais. situações fora do trabalho, etc.

4. RELAÇÕES - Entre as pessoas e o trabalho, relacionamento entre uma pessoa com outras situadas em setores diferentes da empresa, relacionamento informal entre os participantes.

ESTRUTURA LINHA E ASSESSORIA Nas unidades de linha os executivos são encarregados pelas funções básicas da empresa e tem responsabilidade e autoridade perante as atribuições relacionadas com a operacionalização das atividades principais da organização. (OLIVEIRA, 2004) As funções de assessoria estão ligadas às atividades de aconselhamento, análise e estudos de novos negócios. (OLIVEIRA, 2004)

DIFERENCIAÇÕES DAS ATIVIDADES DE LINHA E ASSESSORIA

Organograma Como próprio nome indica, Organograma é o gráfico que representa a Organização formal de uma Empresa, ou seja, a sua estrutura organizacional.

VANTAGENS Visualização rápida de quem é quem na estrutura; Visualização dos assessores e responsabilidades; Demonstra fluxos de autoridade e relacionamentos formais;

DESVANTAGENS Complica-se quando tenta indicar todas as situações estruturais possíveis; Se não tiver atualizado, retratando a empresa naquele momento, de pouco adiantará a sua análise;

REQUISITOS Ser Claro. Nas indicações, títulos, nos códigos empregados para os órgãos (vide órgãos públicos) etc... Ser Simples. Apresentar o essencial e o desejável para compreensão da estrutura; Ser Preciso. Deve ser o mais real e atualizado possível; Ter Estética. Apresentar equilíbrio na distribuição, posicionamento, cores; dos módulos

Tipos de Organograma ORGANOGRAMA CLÁSSICO - É o mais freqüentementeutilizado dentre os todos os tipos e aquele que apresenta as características mais importantes da estrutura organizacional.

ORGANOGRAMA CLÁSSICO

Organograma em barras - representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa. Presidente Diretor Comercial Gerente Vendas Gerente Produto Diretor Recursos Humanos Gerente Contrat. Chefe Treinamento

Organograma Circular - É elaborado em círculos concêntricos, que representam os diversos níveis hierárquicos, traçados em linhas pontilhadas ou tracejadas.

ORGANOGRAMA SETORIAL ou RADIAL - É elaborado através de círculos ORGANOGRAMA SETORIAL ou RADIAL - É elaborado através de círculos. A autoridade máxima se localiza no centro.

EMPRESA HOLDING FÁBRICA DE TRATORES FÁBRICA DE EMPRESA DE AUTOMÓVEL PUBLICIDADE PESQUISA 1. Empresa cujo capital é constituído exclusivamente de ações de outras, que são, assim, por elas controladas, e cujo controle é a sua única atividade. 2. Empresa que adquire a totalidade ou a maioria das ações de outras, que passam a ser suas subsidiárias (Holanda Digital)

Exercício Proposto

Conclusão