Sistema de Planejamento de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Advertisements

CAPÍTULO 10 - PLANEJAMENTO AGREGADO
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Material Resources Planning
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
PCP TRADICIONAL MRP, MRP II e ERP.
Empreendedorismo 2008 Profº Carlos Augusto
3. Sistemas de Informação e a Produção
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO

MPS - Planejamento mestre da produção
Sistemas de Informação
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
U07 Grupo 19V.
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Treinamento MRP II POLITRON
Dinâmica intraorganizacional
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Administração da Produção
Capítulo 11 Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning.
Planejamento das Necessidades de Materiais
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
Repensando a Logística
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
U01 Grupo 19X.
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Mapeamento de Fluxo Valores.
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO A LOGÍSTICA
UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO
Logística Planejamento e Programação Logística
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Plano mestre de produção
Equipe Prof. Henrique Freitas
O Sistema MRP Aula 06.
Plano Mestre de Produção
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
GERENCIA DA PRODUÇÃO Docente: JOYCE HELENA BALIEIRO
Logística Integrada Engenharia de Produção
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
Sistema MRP II - Manufacturing Resources Planning
PLANEJAMENTO DAS OPERAÇÕES Cap 16
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Administração de Materiais
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS.
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/ Planejamento.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
UNIDADE IV – PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
MRP – Cálculo de necessidade de materiais na rede de operações
PLANEJAMENTO AGREGADO
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
Planejamento das necessidades de Materiais
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Sistema de Planejamento de Produção Quatro questões: O que se pretender fabricar? O que é necessário para fabricar o que se pretende? O que a empresa possui? De que a empresa precisa?

Relação Prioridade & Capacidade . Prioridade (Demanda) Capacidade (Recursos)

Níveis do Planejamento de Produção Plano estratégico de negócios; Plano de produção (plano de vendas e operações); Master Production Schedule; Material Requiments Plan; Controle da atividade de compras e de produção.

Plano Estratégico de Negócios Ele é uma declaração dos principais objetivos e metas que a empresa espera atingir nos próximos dois a dez anos. Visão a longo prazo e envolve: Marketing, Finanças; Produção e Engenharia.

Planejamento e Controle da Produção INSUMO Plano de negócios; Plano financeiro; Plano de mercado; Capacidade. RESULTADO Plano agregado: por grupos por produto; níveis de estoque. PLANO DE PRODUÇÃO

Plano de Produção A administração da produção envolve-se com: Quantidades de cada grupo de produtos a ser fabricado; Níveis de estoque desejados; Recursos como equipamentos, força de trabalho e materiais necessários; Disponibilidade de recursos necessários.

Master Production Schedule INSUMO Plano de produção; Previsões; Pedido dos clientes; Estoque; Capacidade. RESULTADO Plano detalhado: por semana; por item final. MASTER PRODUCTION SCHEDULE

Programa-mestre de Produção Também conhecido com Master Production Schedule – MPS ele divide o plano de produção, visando mostrar, em cada período, qual a quantidade de cada item a ser fabricada. Seu nível de detalhamento é maior que o do Plano de Produção e são revisados semanal ou mensalmente.

Materials Requirements Plan INSUMO MPS; Conta de materiais; Estoque; Capacidade. RESULTADO Fabricação por fases e ordens de compra: por matérias primas; por componentes MATERIALS REQUIREMENTS PLAN

Material Requirements Plan Ela é um plano de fabricação e compra de componentes para feitura de itens do MPS, mostra quantidade necessárias e sua tempística de utilização. Seu nível de detalhamento é bem alto.

Diagrama do Sistema de Planejamento e Controle da Produção Plano de Produção Master Production Schedule Materials Requirements Plan Compras Controle da Atividade Produtiva

Controle da Atividade de Compras e Produção Representa a fase de implementação e controle do sistema de planejamento e controle de produção. Compras  responsável pelo abastecimento e controle do fluxo de matéria prima. Controle  responsável pelo Planejamento e controle do fluxo de trabalho na fábrica.

Administração da Capacidade Em cada nível do sistema de planejamento e controle da produção, o plano prioritário deve ser testado em relação aos recursos disponíveis e á capacidade do sistema de fabricação.

Planejamento de Operações e Vendas (POV) Ele é um processo de revisão contínua do plano estratégico de negócios e dos planos de coordenação das várias áreas, onde suas atualizações ocorrem pelo menos uma vez por mês.

Manufacturing Resource Planning (MRP II) Ele é um sistema integrado com o MPS e o MRP, visando trabalhar com a redução do estoque e o máximo aproveitamento da mão-de-obra com o planejamento e controle da produção. Identificando a capacidade disponível x a capacidade instalada e trabalhando o processo de melhoria contínua.

Feitura do Plano de Produção Seu objetivo principal é estabelecer padrões de produção que atinjam os objetivos do plano estratégico de negócios, se estendendo no futuro possibilitando o planejamento da força de trabalho, equipamento e materiais necessários.

Estabelecimento de grupos de produtos Eles são de fundamental importância para se mensurar os resultados esperados. (Metas)

Planejamento de Recursos Desenvolvimento de um plano de produção make-to-stock. Desenvolvimento de um plano de produção make-to-order