Raciocínio Lógico Matemático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Advertisements

reflexões para ação da escola
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Retratos da Independência
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS COM SUCATAS
A UTILIZAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Questionário Diagnóstico
Questionário Diagnóstico
UMA PITADA DE AFETIVIDADE NO NOSSO COTIDIANO.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Questionário Diagnóstico Ensino e Aprendizagem com as TIC no Pré-escolar e no 1º CEB Turma 4 Quarteira (17) Formadora: Cristina Filhó.
Deise Kramer Lima Fernandes
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SILVANA BERBEL FERNANDES
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
A MATEMÁTICA NO CONCRETO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
A importância de uma boa alimentação na Educação Infantil
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Acadêmica: Andreza Tachini Orientadora: Elizabete Maria Barni Eccel
Acadêmicas: Cristiane Hasse Joana Martinenghi
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA
Acadêmicas: Estelamares da Silva Cunha Marinaide Selhorst
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
AMARELINHA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Orientações sobre o Estágio II
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Profª Msc. Eliani A. ª. B. Buemo Profª Msc. Fabiani C. C. Colombi
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Lucimara Aparecida da Silva.
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
OFERTA DE MATÉRIAS Oiapoque-AP Dezembro/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE CURSO DE PEDAGOGIA Ofertas de matérias referente.
Nome_completo_Autor1, Nome_completo_Autor2, Nome_completo_AutorN Nome_completo _da_instiuição { e_mail_Autor1, e_mail_Autor2, e_mail_AutorN } TÍTULO Introdução.
TÍTULO : ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ACADÊMICAS: PROFESSOR ORIENTADOR: TURMA: INSTITUIÇÃO:
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. ESTRUTURA DA SME Secretaria Municipal da Educação Liliane Casagrande Sabbag Superintendente de Gestão Educacional.
Base Nacional Comum- Primeiras impressões Katia Stocco Smole
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Raciocínio Lógico Matemático Acadêmicas: Glaucia Grignani Larissa Pedrini Local: Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt Orientadoras: Profª Msc Eliani Aparecida Busnardo Buemo Profª Msc Fabiani Cristini Cervi Colombi

Desenvolver o raciocínio lógico matemático na turma de jardim III Objetivo Geral Desenvolver o raciocínio lógico matemático na turma de jardim III

Fundamentação teórica Breve história da Educação Infantil e conceito de criança A matemática na Educação Infantil Autores Utilizados: Ernesto Rosa Neto (1987), Jean Piaget (1975/1980), Kátia Cristina Stocco Smole (1996) e Maria Sônia Fraga (1998)

Metodologia Amarelinha Balões numerados Formas Geométricas

As atividades desenvolvidas na turma de jardim III Análise dos dados As atividades desenvolvidas na turma de jardim III A prática de ensino da matemática na Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt

Considerações finais Aprendizagem das crianças O ensino de matemática na escola O estágio em nossa vida Contribuição aos profissionais