Cultura e ensino Linguística Aplicada ao Ensino – 2/2011 Professora Sabine Mendes

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Transcrição da apresentação:

Cultura e ensino Linguística Aplicada ao Ensino – 2/2011 Professora Sabine Mendes

Conceitos de cultura Cultura versus cultura (Claire Kramsch, 1988). Polivalência cultural (Bauman, 1999). subcultura? Conceito dinâmico: “a cultura é fazer e não ser” (Roberts, 2001). Cultura de alto e baixo contexto (Stuart Hall)

“ Essa relação deve ter sempre um viés de confirmação, que após a ação de ensinar deve ser constatado que o interlocutor aprendeu em qualquer área que seja” (relação ensino-aprendizagem)

“Esta relação jamais deve ser vertical. O detentor do conhecimento a ser transmitido deve tentar sempre uma aproximação da vida/mundo dos alunos que estão diante deste. Ambos devem trabalhar em parceria, com colaboração recíproca, para o pleno e eficaz resultado esperado” (relação professor-aluno)

“O ensino e a aprendizagem constituem a relação de recepção e transmissão da sabedoria, esta sabedoria pode sempre ser questionada em debates pedagógicos” (visão de ensino-aprendizagem) “Escola é um lugar de socialização e formação de personalidade do aluno. Ele aprende a interagir, dividir, pensar, a ser ele mesmo” (visão de escola)

“ É ser compreendido verdadeiramente, sem memorizações vazias” (visão de ensino- aprendizagem). “ Escola é um lugar onde as pessoas vão, ou deveriam ir, para sistematizar conhecimentos. Me refiro a sistematizar visto que o conhecimento é construído em qualquer lugar, em qualquer tempo” (visão de escola). “ O papel do professor é aplicar os conhecimentos adquiridos tanto da época da faculdade como também da época de aluno. Para assim entendera situação do aluno. O papel do aluno é desenvolver os conhecimentos, de maneira crítica e ativa”.

Cultura de alto e baixo contexto – Ricardo de Almeida – análise mercadológica.

CCA e CCB (Audician) – Curso de negociação intercultural)

Lúcia Pacheco – Linguística de Corpus