 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competência em razão da matéria
Advertisements

Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
COMUNICAÇÕES SAR MISSÕES SAR.
Teoria Geral do Direito Privado
“A propriedade e o Direito Internacional Público”
ATOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
DIREITO PENAL I OBJETIVO DA AULA: LEI PENAL NO ESPAÇO;
NAVEGAÇÃO AÉREA DE PORTUGAL E.P.E.
REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS, ECONÔMICOS OU SUSPENSIVOS
DAC – IAC V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
O ESTADO EM DIREITO INTERNACIONAL
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro
Seminário Nacional D efesa da Ação Sindical, a Negociação Coletiva e o Diálogo Social São Paulo, Brasil, 18, 19 e 20 Agosto de 2005 Alcances e limitações.
A Circulação da Mercadoria
Código Brasileiro de Aeronáutica
APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO ESPAÇO
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
DIREITO PÚBLICO PRIVADO e MISTO
direito aeronáutico e a aviação de segurança pública
São José dos Campos, 20 junho 2010
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Direito Internacional Domínio Público Internacional
Direito Internacional Privado
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
Profº Carmênio Barroso
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Direito Internacional Privado
Disposições Gerais Direito Aeronáutico.
NORMA PROCESSUAL PENAL. No Tempo Tempus regit actum a) os atos processuais anteriores são válidos b) as normas processuais tem aplicação imediata.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
ESTADO NA ORDEM INTERNACIONAL
DIREITO DO MAR.
 O direito comercial tem tendências profissionais;  O direito civil tem tendência individualista;  No direito marítimo e no direito dos transportes,
RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL - p. 385 PLT e 321 Rezek
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
7 SERVIÇOS DE TRÁFEGO AÉREO 7.1 NORMAS E MÉTODOS
Professor ARTHUR ROLLO
PERSONALIDADE INTERNACIONAL. ESTADO
Extraterritorialidade
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.
Profº Carmênio Barroso
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
Proposta de regulamento Brasília, 2 de setembro de 2015
ÓRGÃOS DA FUNÇÃO JURISDICIONAL E COMPETÊNCIA
Fonte: Infraero-Corumbá/MS. COMPARATIVO 2014/2015 Movimentação geral OBS: Movimentação geral: Voo regular (Azul)+ Taxi Aéreo +Aviação executiva Fonte:
Profº Carmênio Barroso
DIVISÃO TERRITORIAL. ESPAÇO Extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que contém todos os seres e coisas e é campo de todos os eventos.
DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL
To represent, lead and serve the airline industry Lidando com passageiros indisciplinados.
ALEI PENAL NO TEMPO A LEI PENAL NO ESPAÇO. A LEI PENAL NO TEMPO Considera-se praticado o crime no momento da ação ou emissão, ainda que outro seja o momento.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
ÓRGÃOS DO ESTADO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
(Considerando, nos exemplos, sempre uma empresa designada pelo Brasil)
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO.   - A NAVEGAÇÃO AÉREA NÃO SE RESTRINGE A UM TERRITÓRIO, POIS TODOS OS TERRITÓRIOS POSSUEM ESPAÇO AÉREO, NO ESPAÇO AÉREO NÃO EXISTEM FRONTEIRAS DEMARCADAS CLARAMENTE E PARA SEGURANÇA, HÁ NECESSIDADE DE SINALIZAÇÃO UNIFORME.   O DIREITO AÉREO ESTÁ CENTRADO NA AERONAVE ENQUANTO O MARÍTIMO NO ESPAÇO. O DIREITO AÉREO PERTENCE AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO, POSSUINDO NORMAS DE DIREITO COMERCIAL, PENAL, INTERNO, PÚBLICO E CIVIL. A GRANDE FONTE É O ACORDO ENTRE OS ESTADOS.  

 NATUREZA JURÍDICA:   TEORIA DA LIBERDADE ( PAUL FAUCHILLE) SUSTENTA A LIBERDADE RESTRITA DO AR. O ESTADO TEM SOBERANIA ATÉ 300 METROS. A CONTAR DE 300 METROS ATÉ METROS O ESTADO TERIA DIREITO DE PROIBIR O SOBREVOO. ACIMA DE METROS DIREITOS DE CONSERVAÇÃO VISANDO INTERESSES ECONÔMICOS E DE SEGURANÇA, MAS O ESPAÇO SERIA LIVRE.   ERRO: ACREDITAVA QUE O AR ERA DE TODOS, MAS O ESPAÇO AÉREO ERA APROPRIÁVEL. PARTINDO DA LIBERDADE, O ESTADO TEM DIREITOS NO ESPAÇO AÉREO.   TEORIA DA SOBERANIA (WESTLAKE) FOI UM DOS PRIMEIROS DEFENSORES- A SOBERANIA SE ESTENDE SOBRE O SEU ESPAÇO AÉREO, ESTE NADA MAIS É QUE SOBREJACENTE AO TERRITÓRIO. DEFENDE O DIREITO DE PASSAGEM INOCENTE EM FAVOR DA NAVEGAÇÃO AÉREA.   NA PRÁTICA FOI CONSAGRADA A TEORIA DA SOBERANIA- A ALTITUDE É ILIMITADA. 

 CONVENÇÕES- A REGULAMENTAÇÃO CONVENCIONAL PROVÉM DA CONVENÇÃO DE PARIS DE 1919 (ESTA CONVENÇÃO AFIRMA QUE O ESTADO TEM SOBERANIA COMPLETA E EXCLUSIVA SOBRE O ESPAÇO ATMOSFÉRICO ACIMA DE SEU TERRITÓRIO). CONVENÇÃO DE CHICAGO (1944) AFIRMA IGUALMENTE E ACRESCENTA COM SEU ARTIGO A DEFINIÇÃO DE TERRITÓRIO (REGIÕES TERRESTRES, ÁGUAS TERRITORIAIS.  A RESPEITO DA NAVEGAÇÃO FORAM DEFENDIDAS 3 TESES: A) INTERNACIONALIZAÇÃO DA AVIAÇÃO COMERCIAL; B) A LIBERDADE E EM CONSEQUÊNCIA LIVRE CONCORRÊNCIA; C) LIBERDADE REGULAMENTADA, COM DETERMINAÇÃO DE TARIFAS E ITINERÁRIOS  A CONVENÇÃO DE CHICAGO (1944):  DIREITO DE SOBREVOO, EQUIVALENTE A PASSAGEM INOCENTE DO DIREITO MARÍTIMO;  DIREITO DE ESCALA TÉCNICA PARA REPARAÇÕES ( EQUIVALENTE AO DIREITO DE ANCORAR);  DIREITO DE EMBARCAR NO ESTADO CONTRATANTE, MERCADORIAS, PASSAGEIROS E CORREIO PARA O PAÍS DE DESTINO DE QUE A AERONAVE É NACIONAL;  DIREITO DE DESEMBARCAR NO ESTADO CONTRATANTE, MERCADORIAS, PASSAGEIROS E CORREIO QUE TENHAM SIDO EMBARCADOS NO ESTADO DE QUE A AERONAVE É NACIONAL;  DIREITO DE EMBARCAR MERCADORIAS, PASSAGEIROS E CORREIO COM DESTINO AO TERRITÓRIO DE QUALQUER CONTRATANTE E O DIREITO DE DESEMBARCAR PASSAGEIROS E MERCADORIAS ORIGINÁRIAS DO TERRITÓRIO DE QUALQUER CONTRATANTE;

 TRANSPORTE AÉREO TRAZ SIGNIFICÂNCIA PARA DEFESA E PRESTÍGIO DO ESTADO.   O TRANSPORTE AÉREO É REGULAMENTADO PELA CONVENÇÃO DE VARSÓVIA (1929) E FOI CONSOLIDADA PELA CONVENÇÃO DE MONTREAL (1999)   AERONAVE : “ TODO APARELHO MANOBRADO EM VÔO, APTO A SUSTENTAR, A CIRCULAR NO ESPAÇO AÉREO MEDIANTE REAÇÕES AERODINÂMICAS, E CAPAZ DE TRANSPORTAR PESSOAS OU COISAS”   ASSIM, AEROBARCO, HOVERCRAFT NÃO SÃO AERONAVES.   TODAS AS AERONAVES POSSUEM NACIONALIDADE E UMA MATRÍCULA DADA PELO ESTADO. ALÉM O MAIS TEM PAPÉIS A BORDO COMO CERTIFICADO DE MATRÍCULA, NAVEGABILIDADE, LICENÇAS PARA CADA MEMBRO, CARNÊ DE ROTA, LICENÇA DE ESTAÇÃO DE RÁDIO, LISTA DE PASSAGEIROS.

 AERONAVES CLASSIFICAM EM PÚBLICAS E PRIVADAS.   PÚBLICAS : AS MILITARES E AS UTIIZADAS PARA SERVIÇOS DO ESTADO.  PRIVADAS: SÃO DESTINADAS A ATIVIDADE COMERCIAL. TAMBÉM PRIVADAS AS PÚBLICAS DE NATUREZA COMERCIAL.   AS AERONAVES PÚBLICAS CIVIS E MILITARES NÃO GOZAM DO DIREITO DE SOBREVÔO OU ESCALA TÉCNICA.   AS AERONAVES MILITARES GOZAM DE IMUNIDADE DE JURISDIÇÃO E PODEM CONCEDER ASILO.   AS AERONAVES PÚBLICAS CIVIS EM TERRITÓRIO ESTRANGEIRO POSSUEM IMUNIDADES, MAS NÃO PODEM CONCEDER ASILO DIPLOMÁTICO.   AS AERONAVES COMERCIAIS SE ENCONTRAM SUJEITAS À JURISDIÇÃO DO ESTADO TERRITORIAL

 REGRAS SOBRE CRIMES COMETIDOS A BORDO: CABE AO ESTADO DE REGISTRO A COMPETÊNCIA PARA EXERCER A JURISDIÇÃO, A CONVENÇÃO DE 1963 NÃO EXCLUI APLICAÇÃO DO DIREITO NACIONAL OU JURISDIÇÃO CRIMINAL. UM ESTADO QUE NÃO O DE REGISTRO NÃO PODE INTERFERIR, SALVO: A) SE O CRIME TRAZ CONSEQUENCIAS PARA O SEU TERRITÓRIO; B) O CRIME FOI COMETIDO POR OU CONTRA O SEU NACIONAL; C) O CRIME É CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL.  SÃO DENOMINADAS AERONAVES INTERNACIONAIS AQUELAS QUE SE ENCONTREM A SERVIÇO DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, NÃO PODEM SER MATRICULADAS POR ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, MAS DEVEM TER SIDO MATRICULADAS POR UM ESTADO NACIONAL.  NO CAMPO DO DIREITO INTERNACIONAL CITA-SE A CONVENÇÃO DE TÓQUIO (1963) QUE TRATA DOS SEQUESTROS DE AERONAVES. ATOS DE INTERFERÊNCIA NO TRANSPORTE AÉREO, ATO DE INGERÊNCIA NAS LINHAS AÉREAS CIVIS, CAPTURA OU CONTROLE ILÍCITO DE AERONAVE FICOU DESIGNADA COMO “APONDERAMENTO ILÍCITO”. A PUNIÇÃO A ESTE CRIME DEVERÁ SER FEITA NO ESTADO “QUANDO O CRIME FOR COMETIDO A BORDO DE UMA AERONAVE REGISTRADA NO REFERIDO ESTADO”; “QUANDO A AERONAVE A BORDO DO QUAL O CRIME FOI COMETIDO ATERRAR NO SEU TERRITÓRIO COM O SUPOSTO CRIMINOSO AINDA A BORDO” ; “QUANDO FOR COMETIDO EM AERONAVE ARRENDADA SEM TRIPULAÇÃO A UM ARRENDATÁRIO”. 