Universidade de Verão PSD “Baixar os Impostos: Sim ou Não?” Joel Hasse Ferreira Deputado ao Parlamento Europeu Castelo de Vide, 31 de Agosto de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Advertisements

Evolução do Sistema Fiscal Português
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPROMISSO PORTUGAL TEMA 4 A Concretização das Reformas Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004 Alexandre.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ”
PORQUE PRECISAMOS DE UMA NOVA POLÍTICA ECONÓMICA Universidade de Verão Castelo de Vide, 25 de Agosto de 2009 António Borges.
A institucionalização dos problemas sociais Três dimensões: Dimensão mediática Indicadores: Número de notícias veiculadas pelos media Dimensão associativa:
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Economia e Finanças Públicas Aula T13
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Políticas Públicas para a Nova Classe Média Brasília, 08 de agosto de Ricardo Paes de Barros.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
COESÃO ECONÓMICA E SOCIAL
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Dentro de muito, muito pouco tempo… Numa Galáxia perto de nós…
I ADVOCACIA E DESENVOLVIMENTO REALIDADES OPOSTAS? O que é o desenvolvimento O que é a advocacia? Pode haver desenvolvimento sem advocacia?
1AXA 2009 Competências para as Carreiras de Sucesso 2009 Patrícia Lenine.
P STER srl Processos constituintes para mobilizar novos Territórios Produtivos Paolo Gurisatti Brasilia, 05 de agosto de 2004.
Regime de Financiamento das Autarquias Locais Propostas Legislativas
LIÇÕES DO PASSADO DESAFIOS PARA O FUTURO UNIVERSIDADE DE VERÃO Castelo de Vide, 30/8/2012 António Borges.
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,15.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Qual o papel do Estado, da sociedade, e de cada um de nós, na reinserção social dos indivíduos dependentes de vícios…?
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 2 Estado e mercado 22.Setembro.2008 Escola Superior de Educação de.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Aulas do dia 23/27 de Setembro.
TSJ Economia 2º ano.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Planeamento da Continuidade das Empresas Familiares ANJE 19 de Maio 2005.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
A pesca.
O PROJECTO GALILEO AS TIC E O DESENVOLVIMENTO No período pós-2005, a Comissão Europeia promoveu a iniciativa i2010 (destaca a importância.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE Coordenadoria de Projetos e Economia da Saúde Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado.
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
J OSÉ S ILVA P ENEDA Presidente do CES Porto Alegre(Brasil), 1 de Dezembro de
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Transcrição da apresentação:

Universidade de Verão PSD “Baixar os Impostos: Sim ou Não?” Joel Hasse Ferreira Deputado ao Parlamento Europeu Castelo de Vide, 31 de Agosto de 2007

Diminuição dos Impostos? Resposta populista para agradar: “CLARO QUE SIM E JÁ!”

Diminuição dos Impostos? Resposta populista esquerdista: - Aumentar para os ricos; - Diminuir para os pobres e: - Para as sacrificadas classes médias.

Diminuição dos Impostos? Resposta social-democrata e socialista democrática: - Fazê-los variar, em função dos objectivos económicos, sociais, financeiros e institucionais.

Diminuição dos Impostos? - Resposta liberal; - Resposta Conservadora;

Diminuição dos Impostos? Os Principais Impostos: OBJECTIVOS e EFEITOS - IRS. Coesão e Solidariedade - IVA Controlo da procura, estímulo à oferta, selectividade da incidência/motivos sociais e económicos: “o pão de Salazar e os barcos de Sigtuna”

Diminuição dos Impostos? Os Principais Impostos: - IRC Estímulo fiscal a actividades em sectores ou regiões, por objectivos/inovação tecnológica; Competitividade económica nacional

Diminuição dos Impostos? - Combustíveis -Tabaco -Produtos alcoólicos - Impostos sobre o Património Transacções, heranças, doações

Diminuição dos Impostos? - Resposta: Depende dos objectivos globais e específicos (Por ex. coesão social e competitividade)

Diminuição dos Impostos? - Políticas de família; - Apoio aos idosos; - Aumento da natalidade; - Protecção aos portadores de deficiência.

Diminuição dos Impostos? - Apoio ao desporto; - Apoio à cultura; - Formação profissional; - Inovação tecnológica; - Exportação; - Crescimento económico; - Desenvolvimento económico; - Desenvolvimento regional.

Diminuição dos Impostos? Conclusão: - Sofisticação técnica e política; - Adequação aos objectivos; - Rigor na execução; - Boa informação aos cidadãos e aos eleitores.

Joel Hasse Ferreira _________________________________ European Parliament Rue Wiertz 60 ASP 15G 240 B-1047 Bruxelles, Belgique Tel: +32 (2) Fax: +32 (2) :