Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
O estágio e as atividades curriculares complementares na graduação: em busca da unidade teoria/prática. Asa Fujino ENECIN, setembro 2007.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Pedagogia Universitária
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Atividades Complementares no âmbito do ENG
Engenheiro Projetista ?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Pró-Reitoria de Planejamento
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ensino Médio e Educação Profissional
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da Formação Universitária

Formação Orientada por um Projeto Pedagógico e Currículo Que informam a respeito da proposta de formação e especificidades do curso Baseados em legislação pertinente: LDB/96, art. 47 Delib. CEE No. 7/2000 CCV / Pró-G

Projeto Pedagógico Na USP considera: Princípio – indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Objetivo Geral da Graduação: formar um profissional além de competente, socialmente crítico e responsável pelos destinos de uma sociedade que se quer justa, democrática e auto-sustentada Metas de uma política: estimulo ao intercâmbio nacional e internacional

Currículo ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO: inicial e continuada FORMAÇÃO: inicial e continuada GRADUAÇÃO: início de um itinerário GRADUAÇÃO: início de um itinerário

Projeto Pedagógico Define: Perfil do profissional a ser formado Objetivos do curso Ações (atividades acadêmicas): a) de Ensino, para o professor b) de Aprendizagem, para os estudantes incluindo avaliações ensino/aprendizagem c) duração do curso e carga horária total das atividades

Internacionalização Premissas: 1. Conhecimento sistemático: sempre foi globalizado ( USP nasceu internalizada ) 2. Economia e trabalho (outsourcing): globalização crescente 3. Dominar o Global para ser eficaz no Local Contrapartida da Internacionalização: a nacionalização

Atividades acadêmicas trabalho de campo, inclusive na área da saúde (hospitais, postos de saúde, etc.) e viagens prática de ensino (licenciatura) estudos independentes com supervisão disciplinas cursadas no Exterior ou em outras IESs do Brasil atividades de cultura e extensão iniciação à prática profissional

Atividades acadêmicas aulas teóricas aulas de laboratório aulas práticas exercícios com ou sem supervisão seminários com ou sem supervisão estágios curriculares com ou sem supervisão estágios extracurriculares com ou sem supervisão leituras programadas iniciação científica preparação de pesquisas e relatórios

Distribuição de Créditos Fonte: Júpiter ano de 2002