Curso de Graduação em Ciências Econômicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Advertisements

Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Curso de Graduação em Ciências Contábeis Modelo Pedagógico
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplinas do curso 06mar2008
Curso de Direito.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Prefeitura municipal de Imperatriz
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Bacharelado em Sistemas de Informações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Atividades Complementares no âmbito do ENG
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Introdução à Economia Profa. Ms. Daniela scarpa beneli
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília –
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Universidade Federal de Uberlândia
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Repensando o Projeto Político Pedagógico
Curso: bacharelado em ciências contábeis
Ministério da Educação
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Questionário do Estudante Enade
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Transcrição da apresentação:

Curso de Graduação em Ciências Econômicas Modelo Pedagógico

Este curso adota como princípios norteadores: a articulação entre teoria e prática; a introdução de disciplinas e questões técnicas e humanísticas desde o início; a interconexão entre os diversos saberes.

Modalidades de Ensino Presencial - Ocorrerá nos pólos e por videconferência. Esta fase englobará uma pequena parte da carga horária. A distância - Representando a maior parte da carga horária do curso, ocorrerá com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA (plataforma Moodle) e demais recursos midiáticos.

Disciplinas são agrupadas em quatro áreas: Conteúdos de Formação Geral, que têm por objetivo introduzir o aluno ao conhecimento da ciência econômica e de outras ciências sociais, abrangendo também aspectos da filosofia e da ética (geral e profissional), da sociologia, da ciência política e dos estudos básicos e propedêuticos da administração, do direito, da contabilidade, da matemática e da estatística econômica;

Conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa, que se direcionam à formação profissional propriamente dita, englobando tópicos de estudos mais avançados da matemática, da estatística, da econometria, da contabilidade social, da macroeconomia, da microeconomia, da economia internacional, da economia política, da economia do setor público, da economia monetária e do desenvolvimento socioeconômico;

Conteúdos de Formação Histórica, que possibilitem ao aluno construir uma base cultural indispensável à expressão de um posicionamento reflexivo, crítico e comparativo, englobando a história do pensamento econômico, a história econômica geral, a formação econômica do Brasil e a economia brasileira contemporânea;

Conteúdos Teórico-Práticos, abordando questões práticas necessárias à preparação do graduando, compatíveis com o perfil desejado do formando, incluindo atividades complementares, trabalho de curso, técnicas de pesquisa em economia e estágio curricular supervisionado, quando for o caso

Além das áreas e disciplinas apresentadas, os alunos deverão comprovar atividades complementares e de extensão, num total mínimo de 200 (duzentas) horas.

Carga horária por área

O curso está dividido em blocos e entre um bloco e outro haverá 5 dias para recuperação (alunos que não conseguiram a média final 6,00 na(s) disciplina(s) mas tenham obtido no mínimo 3,00 como média final). O professor responsável pela disciplina poderá passar exercícios suplementares, ou requerer a repetição de algumas tarefas, e uma nova prova final será aplicada àquele(s) aluno(s).

Caso o aluno ainda não seja bem-sucedido, ele continuará o curso, fazendo o próximo bloco e repetindo a disciplina em que não foi aprovado. Até o final do bloco seguinte ele terá que obrigatoriamente passar na disciplina que ficou pendente. Será, pois, permitido ao aluno repetir uma única disciplina por bloco. Se ele vier a rodar em mais de uma disciplina, será automaticamente eliminado do curso.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: GRUPO I – Atividades de iniciação à docência e pesquisa; GRUPO II – Congressos, seminários, conferências e outras atividades assistidas. Serão enviados aos pólos DVDs com a gravação de conferências, palestras e defesas de monografia realizadas na UFSC. GRUPO III – Publicações e apresentação de trabalhos em eventos científicos; GRUPO IV – Vivência profissional complementar.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO A) outros cursos a distância; B) cursos de curta duração, ou disciplinas cursadas em programas de extensão; C) outras atividades de extensão.

Os alunos poderão acessar o site do departamento – www. cse. ufsc Os alunos poderão acessar o site do departamento – www.cse.ufsc.br/~gecon – link Graduação - para obter maiores informações sobre o currículo e as atividades complementares e de extensão.