Encontro de Prefeitas e Vice-PrefeitasMunicípios e Políticas Públicas para as Mulheres Brasília, 28 de janeiro de 2013 Eleonora Menicucci Ministra de Estado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Advertisements

DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
E NCONTRO DE P REFEITOS E P REFEITAS Municípios e Políticas Públicas para as Mulheres Eleonora Menicucci Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
SAÚDE DA MULHER Ministério da Saúde
O trabalho da SDH/PR para apoiar os prefeitos e prefeitas na promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes nos municípios Angélica Moura Goulart.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
CAE.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Encontro de Prefeitas e Vice-PrefeitasMunicípios e Políticas Públicas para as Mulheres Brasília, 28 de janeiro de 2013 Eleonora Menicucci Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República A Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM foi criada há 10 anos pelo governo federal Atendeu a uma reivindicação antiga das mulheres Em conjunto com os ministérios, SPM tem obtido conquistas importantes para garantir o direito das mulheres

Plano Nacional de Políticas para as Mulheres A base da articulação da SPM com os ministérios é o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que visa a assegurar: Igualdade e autonomia econômica; Educação para a igualdade; Saúde integral; Enfrentamento da violência; Fortalecimento e participação nos espaços de poder e decisão; cultura e esporte; Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; igualdade para as jovens, idosas e com deficiência.

Políticas Públicas e Ações para as Mulheres Pronatec Mulher: participantes têm avançado em atividades tradicionalmente masculinas Mais mulheres têm criado e gerido os próprios negócios, com apoio do Governo Federal De 2003 a 2008, Programa Nacional de Agricultura Familiar emprestou R$ 247 milhões a mulheres, em contratos Com a obrigatoriedade da titulação conjunta da terra na reforma agrária, mulheres titulares de lotes passaram de 24% para 55%

Políticas Públicas e Ações para as Mulheres Expresso Cidadã (documentação da trabalhadora rural) emitiu mais de 1 milhão de documentos, beneficiando 450 mil mulheres; Direitos sexuais e direitos reprodutivos foram contemplados com ações do Plano Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher; Programa Mulher e Ciência capacitou, em 2009, profissionais de educação da rede pública nas temáticas de gênero; A base são as ações do PNPM e sua implementação em cada cidade (planos municipais).

Políticas Públicas e Ações para as Mulheres Deputados aprovaram Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 478/10, que estende a trabalhadores domésticos direitos já assegurados aos urbanos e rurais; Mulheres do Bolsa Família: mais de 90% dos titulares. Conquistaram autonomia e poder de escolha: decidem desde o que comprar no supermercado até pedido de divórcio;

Políticas Públicas e Ações para as Mulheres Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher: adesão de todos os estados e DF. Objetivo: implementação da Lei Maria da Penha e fortalecimento da Rede de Serviços Especializados Rede de Serviços Especializados conta com: 501 Delegacias Especializadas e Núcleos 220 Centros Especializados 72 Casas Abrigo 92 Juizados/Varas Especializadas de Violência Doméstica 9 Núcleos Especializados do Ministério Público 59 Núcleos Especializados da Defensoria Pública

Políticas Públicas e Ações para as Mulheres Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 Orienta, acolhe e encaminha as vítimas de violência aos serviços da Rede Especializada, além de receber denúncias Desde a implementação, em 2006, totaliza registros

Articulando a SPM com os Municípios A SPM atua, também, articulando-se com os municípios e apoiando-os com recursos técnicos e financeiros A base são as ações do PNPM e sua implementação em cada cidade (planos municipais)

As Mulheres no Poder Em 2012, pela primeira vez, chegou-se aos 31,2% de candidatas nas eleições municipais Destas, foram eleitas –665 prefeitas –840 vice-prefeitas Fonte: TSE

Prefeitas Eleitas em 2012 Popula ç ão residente Munic í pios com prefeitas eleitas/ 2012Porcentagem at é 5 mil 16625,2% de 5 a 10 mil13620,6% de 10 a 20 mil17426,4% de 20 a 50 mil12819,4% de 50 a 100 mil355,3% de 100 a 200 mil101,5% de 200 a 500 mil111,7% mais de 500 mil10,2% TOTAL660100,0% Número de municípios com prefeitas eleitas em 2012 por tamanho da população Fonte: TSE Elaboração SAIAT/SPM

Vice-Prefeitas Eleitas em 2012 Popula ç ão residente Munic í pios com vice- prefeitas eleitas/2012Porcentagem at é 5 mil 18221,7% de 5 a 10 mil14917,8% de 10 a 20 mil22426,7% de 20 a 50 mil18422,0% de 50 a 100 mil526,2% de 100 a 200 mil242,9% de 200 a 500 mil131,6% de 500 mil a 1 milhão60,7% de 1 milhão a 2 milhões20,2% mais de 2 milhões20,2% TOTAL838100,0% Número de municípios com vice-prefeitas eleitas em 2012 por tamanho da população Fonte: TSE Elaboração: SAIAT/SPM

Importância da Gestão Municipal para Garantir os Direitos das Mulheres Mulheres na políticas e nos cargos executivos podem mudar as prioridades das políticas públicas (desenvolvimento econômico associado ao social) Uma cidade com políticas que atendam as necessidades e demandas das mulheres melhora seus índices e a qualidade de vida da população. Exemplos: Iluminação, emprego e renda, educação e transporte provocam a diminuição dos índices de violência Saneamento básico e infraestrutura provocam a diminuição da busca por postos de saúde e hospitais Educação e formação profissional provocam o aumento da qualidade dos serviços e da mão de obra

Organismos de Políticas para as Mulheres Os Organismos de Políticas para as Mulheres dialogam: – com as diversas secretarias, para garantir a criação e consolidação de políticas, programas e ações que atendam as demandas das mulheres do município – com as mulheres do município, para mapear suas necessidades e reivindicações

Políticas Articuladas para as Mulheres Boas práticas nas políticas para as mulheres só são obtidas por meio de uma gestão transversal –que articule ações e programas entre as diversas secretarias As secretarias e os organismos de políticas públicas para as mulheres viabilizam a prática da gestão transversal

Como obter ajuda da SPM Os municípios devem apresentar seus projetos via Chamada Pública – por meio do SICONV As secretarias da SPM definem as diretrizes e temas a serem apoiados Projetos estarão disponíveis no portal no período de 1º de março a 15 de abril de

Projetos a serem apoiados Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Apoio à criação e ampliação dos serviços especializados em atendimento a mulheres em situação de violência Centros especializados Serviços de abrigamento Juizados especializados Promotorias especializadas Defensorias especializadas Unidades básicas de saúde Apoio às ações educativas e preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher

Projetos a serem apoiados Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas Criação e fortalecimentos das secretarias ou Organismos de Políticas para Mulheres –infraestrutura e ações temáticas Formação na temática de gênero de professores/as das escolas públicas e de funcionários/as públicos/as, Ampliar e qualificar a atenção à saúde das mulheres Ações que fortaleçam a igualdade, combatam os preconceitos e promovam a cidadania (mulheres idosas, jovens, com deficiência, negras, lésbicas, indígenas quilombolas...)

Projetos a serem apoiados Secretaria de Políticas para o Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres Capacitação profissional de mulheres em áreas predominantemente ocupadas por homens Inserção e permanência das mulheres no mundo do trabalho Apoio às organizações produtivas de mulheres do campo e da floresta Apoio às ações de responsabilização social dos cuidados