PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Habitação
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades Recursos FDS
SEBRAE / 1 SEBRAE Compras Municipais e as MPE Denise Donati Coordenadora do Programa de Compras Governamentais
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
Cidades Sustentáveis : instrumentos CAIXA para apoiar o planejamento ambiental Mara Luísa Alvim Motta Gerência Nacional de Meio Ambiente.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Assembléia Distrital Gov Eleito Wellington Gov Felipe ASSEMBLEIA DISTRITAL SECCIONAL TESOURARIA.

Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Secretaria de Comunicação
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
O BANCO DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR
Ministério da Saúde Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade-PROBIO II Missão de Supervisão Dez/2010 Lucely Gonçalves.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
MP nº79/02 (PLV nº01/03) Medida Provisória nº79/02 (PLV 01/03)
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
ESPAÇOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS URBANAS:
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Apresentação de Estágio Supervisionado
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA Municípios acima de 50 mil habitantes Departamento de Produção Habitacional Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades Encontro Nacional de Novos Prefeitos 28 a 30 de Janeiro de 2013 Centro de Convenções Ulisses Guimarães

Maior distribuição de renda e inclusão social OBJETIVOS Ampliar as oportunidades de acesso das famílias de baixa renda à casa própria Gerar mais empregos e renda por meio do aumento de investimentos na construção civil Maior distribuição de renda e inclusão social

FUNDO DE DESENVOLVIMENTO MODALIDADES PMCMV EMPRESAS FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL – FAR FINANCIAMENTO FGTS PMCMV ENTIDADES FUNDO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - FDS PMCMV RURAL PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL - PNHR

PAPEL DOS MUNICÍPIOS A diversidade de programas exige participação efetiva do Poder Público como indutor, articulador e parceiro da implantação do PMCMV, desempenhando papéis como: Indução do processo de ocupação e desenvolvimento do território Organização da demanda Apoio à viabilização dos Empreendimentos Aprovação dos Projetos Execução do Trabalho Social Gestão dos Empreendimentos Pós Entrega

A gestão estratégica do Território permite que o Município: PAPEL DOS MUNICÍPIOS A gestão estratégica do Território permite que o Município: Utilize-se do programa para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Município Concilie os investimentos em habitação, com os investimentos em Educação , Saúde, Transporte e outros. Garanta a sustentabilidade dos Empreendimentos Seja indutor no processo de ocupação e desenvolvimento do território

DESAFIOS DO PROGRAMA Melhorar a qualidade das soluções arquitetônicas, construtivas e de desenho urbano interno dos empreendimentos Minimizar custos de manutenção – edificações e áreas comuns dos condomínios Melhorar a inserção urbana Garantir usos complementares ao da moradia - áreas comerciais e equipamentos comunitários Fixação das famílias, adimplência e integração sócio territorial

PMCMV EMPRESAS Fundo de Arrendamento Residencial FAR Público alvo: famílias com renda até R$ 1.600,00 Municípios acima de 50 mil habitantes, de regiões metropolitanas, os integrantes da RIDE Teresina limítrofes ao município de Teresina e municípios elegíveis *com urbanização ≥ 70% da população total; taxa de crescimento pop. de 2000 a 2010, superior à do Estado; taxa de crescimento pop. de 2007 a 2010, superior a 5% Instituição Financeira : CAIXA e Banco do Brasil Município : Assinatura do Termo de Adesão Trabalho Social ,Cadastramento e Seleção das familias Beneficiário : contribuição mensal equivalente a 5% da renda ou mínima de R$ 25,00, durante 10 anos * municípios entre 20 e 50 mil habitantes

Relatório de Diagnóstico da Demanda por Equipamentos APROVAÇÃO DE PROJETOS Relatório de Diagnóstico da Demanda por Equipamentos - Análise da necessidade de implantação de novos equipamentos para suprir a demanda a ser gerada pela implantação do empreendimento - Estudo comparativo entre a demanda criada pelo empreendimento e a capacidade ociosa instalada nos equipamentos e serviços públicos existentes no entorno - Realizado pelo Grupo de Análise de Empreendimentos, composto por representantes do município nas áreas de habitação, assistência social, educação, saúde, planejamento e transportes

APROVAÇÃO DE PROJETOS - A contratação de empreendimentos fica condicionada à apresentação de Instrumento de Compromisso - Instrumento de compromisso: município se compromete a executar as ações necessárias ao atendimento das demandas geradas por educação, saúde, assistência e transporte Matriz de Responsabilidades Descrição das medidas necessárias para o atendimento das demandas identificadas no Relatório Indicação dos responsáveis por implantar tais medidas - Estabelecimento de cronograma de implementação - Indicação de meios para seu atendimento

- Empreendimentos ficam limitados a um máximo de 5.000 UH´s APROVAÇÃO DE PROJETOS Empreendimentos a partir de 1.500 UH´s deverão ser apreciados pela Secretaria Nacional de Habitação, com a participação do município , instituição financeira, construtora e estado, se parceiro da operação. - Empreendimentos ficam limitados a um máximo de 5.000 UH´s

PMCMV ENTIDADES Fundo de Desenvolvimento Social - FDS Público alvo: famílias com renda até R$ 1.600,00 Proponentes: Entidade Organizadora - EO devidamente habilitadas pelo Ministério das Cidades Instituição Financeira : CAIXA Beneficiário :contribuição mensal equivalente a 5% da renda ou mínima de R$ 25,00, durante 10 anos

FINANCIAMENTO FGTS Financiamento Habitacional Concessão de financiamentos, em área urbana de qualquer município brasileiro Famílias de Renda até R$ 3.275,00 subsídio e FGHAB Famílias de Renda de R$ 3.275,00 a R$ 5.000,00 – FGHAB Pessoa Física e Pessoa Jurídica Instituição Financeira: CAIXA e Banco do Brasil

PMCMV RURAL - Programa Nacional de Habitação Rural Público alvo: agricultores familiares e trabalhadores rurais, divididos nas seguintes faixas :Grupo 1 : Renda até R$15.000,00 /anual Grupo 2 : Renda superior a R$15.000,00 e abaixo de R$ 30.000,00 /anual Grupo 3 : Renda superior a R$ 30.000,00 e inferior a R$ 60.000,00/anual Proponente : Ente público ou privado sem fins lucrativos Área de atuação: área rural Instituição Financeira : Contrato entre CAIXA ou Banco do Brasil e os beneficiários, além de termo de parceria entre Agentes Financeiros e Entidades Organizadora Beneficiário Grupo 1: contribuição equivalente a 4% do valor repassado de até 30.000,00 para a produção da unidade habitacional , distribuídos em 4 pagamentos anuais de 1% cada

Novos Desafios

Sustentabilidade, Perenidade e Imagem Desafios do MCMV Sustentabilidade, Perenidade e Imagem O sucesso do PMCMV depende da produção de moradias bem localizadas, servidas de infraestrutura, áreas comerciais, serviços e equipamentos públicos e transporte Efetiva parceria federativa na implementação de estratégia social, econômica e urbana.

RESIDENCIAL GUERREIRO – PELOTAS - RS

PRAIA DO RODEADOURO – JUAZEIRO BA

snh-dhab@cidades.gov.br www.cidades.gov.br