ENCONTRO NACIONAL COM NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília / DF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
Advertisements

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades Recursos FDS
SEBRAE / 1 SEBRAE Compras Municipais e as MPE Denise Donati Coordenadora do Programa de Compras Governamentais
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – DIRPE TERCEIRO SETOR.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
CAE.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
PRÉ PROVA – BANCO DO BRASIL
O PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DA ANJ. O que é ? Programa que reúne as iniciativas de leitura realizadas pelos associados: com prioridade para os alunos.
TECNOLOGIA DE VINHOS.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
OFICINA DE PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
Mãe Curitibana Vasectomia Ambulatorial Mãe Curitibana Vasectomia Ambulatorial.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
1 POSIÇÃO JANEIRO A DEZEMBRO/2005 Vitória - 28 de Março de 2006 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA.
SIMONE SCHOLZE Superintendente Executiva Salvador/BA
OBJETIVO Implantar um novo formato de atendimento aos sinistros do DPVAT com apoio do SINCOR-AM,RR aproveitando a capilaridade da classe e gerando uma.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO NACIONAL COM NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília / DF

PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VIVER SEM LIMITE Decreto de 17 de novembro de 2011 Casa Civil e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Adesão dos Estados em 2012 – 20 Estados pactuados Adesão nos Municípios em 2013 – Com participação dos governos Estaduais 45 milhões de pessoas com deficiência – Censo IBGE/2010 Total de Investimentos: 7,6 até 2014 Ação conjunta de 15 Ministérios e Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência

APOIADORES INSTITUCIONAIS NOS ESTADOS 1: Rio Grande do Sul e Santa Catarina 2: Paraná e Mato Grosso do Sul 3: São Paulo 4: Minas Gerais 5: Rio de Janeiro e Espírito Santo 6: Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás 7: Acre, Rondônia e Amazonas 8: Roraima, Pará e Amapá 9: Maranhão, Tocantins e Piauí 10: Bahia 11: Sergipe, Alagoas e Pernambuco 12: Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte

EIXO ACESSO À EDUCAÇÃO

PRONATEC – MEC / SDH Meta 2014: 100% das vagas nos cursos do PRONATEC disponíveis para pessoas com deficiência. Situação: Todas as vagas da bolsa-formação estão disponíveis para as pessoas com deficiência. O novo portal do Pronatec foi lançado em 29/08/12, com formato acessível, o portal permite que pessoas com deficiências efetuem seu cadastro nos cursos da Bolsa- Formação, tendo atendimento prioritário na ocupação das vagas. Foi realizada campanha de rádio e televisão sobre o Pronatec – Viver Sem Limite. http//pronatec.mec.gov.br

TRANSPORTE ESCOLAR ACESSÍVEL - MEC Meta 2014: veículos escolares acessíveis Meta 2012: 609 veículos acessíveis adquiridos Situação: Licitação finalizada veículos adquiridos (R$ 88,8 milhões) para beneficiar 953 municípios. A entrega dos veículos ocorre entre novembro de 2012 e março de ESCOLA ACESSÍVEL - MEC Meta 2014: escolas atendidas com recursos do Dinheiro Direto na Escola – PDDE para acessibilidade Meta 2012: escolas beneficiadas Situação: escolas atendidas em 2012

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS Meta 2014: novas salas e kits de atualização Meta 2012: novas salas e kits adquiridos Situação: escolas estão recebendo alguns itens das novas salas e escolas estão recebendo os kits de atualização EDUCAÇÃO BILÍNGUE - MEC Meta 2014: 27 Cursos de Letras/Libras - 12 Cursos de Pedagogia na perspectiva bilingue Contratação de 690 tradutores e intérpretes de Libras para os IFES Situação: INES irá coordenar os 12 curoso de Pedagogia e 11 Universidades se comprometeram a desenvolver cursos de Letras/Libras em 2013 Pedagogia: Recursos alocados na PLOA 2013 para o inicio INES iniciar a oferta no segundo semestre de Letras/Libras: recursos foram alocados na PLOA 2013 para o início de 11 cursos no segundo semestre de 2013 Autorizado concurso para o quadro inicial dos cursos. Contratados em 2013.

INCLUIR – ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Meta 2014: 64 universidades federais com núcleos de acessibilidade estruturados Situação: 55 universidades receberam recursos nas respectivas matrizes orçamentárias totalizando R$ 3 milhões repassados. BPC NA ESCOLA MDS/MEC/MS/SDH Meta : alcançar 72 mil matrículas de pessoas de 0 a 18 anos beneficiárias do BPC Meta 2012: alcançar 20 mil matrículas e adesão de municípios Realizado: A apuração de 2012 será somente em março de 2013, mas já foram aplicados 24,4 mil questionários no ano.

BPC NA ESCOLA MDS/MEC/MS/SDH Meta : alcançar 72 mil matrículas de pessoas de 0 a 18 anos beneficiárias do BPC Meta 2012: alcançar 20 mil matrículas e adesão de municípios Realizado: A apuração de 2012 será somente em março de 2013, mas já foram aplicados 24,4 mil questionários no ano.

EIXO ATENÇÃO À SAÚDE

CENTROS DE REFERÊNCIA EM REABILITAÇÃO - CER Meta : Implantação de 45 CERs (22 novos e 23 qualificações de serviços existentes); Aquisição de 88 veículos; Pactuação e aprovação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência Realizado: Criação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência ; aprovação de 33 propostas UFMUNICÍPIOTIPONº Veículos SEAracajuII3 PATucuruíII3 ESVila VelhaII2 RSALEGRETEII2 RSSÃO BORJAII2 SCFlorianópolisII1 MTSinopII1 BASalvadorIII5 ALMaceióIII5 BABarreirasIII4 RNNatalIII4 MTCuiabáIV2

OFÍCINAS ORTOPÉDICAS Meta :6 oficinas ortopédicas fixas implantadas 7 oficinas ortopédicas terrestres implantadas 6 oficinas ortopédicas fluviais implantadas 60 oficinas qualificadas 660 protesistas e ortesistas formados Situação: Aprovação de 3 oficinas fixas (João Pessoa/PB, Juazeiro do Norte/CE e Juazeiro/BA) Qualificação 2 oficinas habilitadas em Goiânia/GO e Teresina/PI Oficinas habilitadas em Goiânia e Teresina. Outras 10 estão sendo reformadas ou ampliadas e 7 estão em processo de habilitação. Capacitação de profissionais de nível superior e 207 profissionais de nível médio ocorrerá de fevereiro a julho de 2013

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO Centros de Especialidades Odontológicas - CEO Meta : Qualificação de 420 Centros de Especialidade Odontológicos - CEO Qualificação de 27 centros cirúrgicos Capacitação de 6 mil equipes de saúde bucal Meta 2012: Qualificação de 100 CEOs Qualificação de 81 Centros Cirurgicos Realizado: Qualificação de 160 CEOs Qualificação dos CEOS – Entrega dos equipamentos para qualificação encerra em fevereiro/2013

DIRETRIZES TERAPÊUTICAS Meta 2014: 10 diretrizes elaboradas e publicadas Meta 2012: 4 diretrizes elaboras e publicadas Situação: Diretrizes para Síndrome de Down, Triagem Neonatal Auditiva, Pessoa Amputada e Lesão Medular publicadas. Diretriz de Traumatismo Crânio Encefálico está em consulta pública até Diretriz de Paralisia Cerebral será publicada em fevereiro de As Diretrizes de Autismo e de Acidente Vascular Cerebral entrarão em consulta pública no 1º semestre de Diretrizes de Saúde Ocular e Deficiência Intelectual em processo de elaboração para a publicação em 2013.

PROGRAMA NACIONAL DE TRIAGEM NEONATAL Meta : Estender a fase III do teste do pezinho Estender fase IV teste do pezinho Qualificar 175 maternidades para triagem auditiva neonatal Implantar sistema de busca e acompanhamento de crianças diagnosticadas Meta 2012: Estender a fase III do teste do pezinho para 6 estados Realizado: Fase III estendida a 8 estados Qualificadas 89 maternidades para triagem neonatal

PORTARIAS DA REDE DE CUIDADOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Portaria GM 793 de 24/04/2012 – Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Portaria GM 835 de 25/04/2012 – Institui investimento e custeio para o Componente Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS. Portaria SAS 1341 de 13/06/ Define os valores dos incentivos de implantação e de custeio mensal dos Centros de Especialidades Odontológicas - CEO e dá outras providências; Portaria SAS 971 de 13/09/2012 – Inclui procedimentos de Manutenção e Adaptação de órteses, Próteses e Materiais especiais na Tabela de Procedimentos do SUS. Portaria GM 2109 de 21/09/2012 – Estabelece recurso a ser incorporado ao Limite Financeiro anual de média e alta complexidade dos Estados, DF e Municípios. Portaria GM 2829 de 14/12/012 - Inclui a Fase IV no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), instituído pela Portaria nº 822/GM/MS, de 6 de junho de Portaria SAS 1434 de 19/12/ Incluída na tabela de habilitação do Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde -SCNES a habilitação referente à fase IV do PNTN.

EIXO INCLUSÃO SOCIAL

BPC TRABALHO Meta 2014: 50 mil beneficiários do BPC inseridos na rede de serviços sócio-assistenciais Situação: Projeto piloto em 9 municípios visitas realizadas, 784 beneficiários inseridos e 83 beneficiários do BPC encaminhados para cursos de qualificação Portaria que institui o programa publicada em 03/08/2012 ALTERAÇÕES DO BPC Meta 2014: Regulamentar o BPC para que a pessoa com deficiência tenha o benefício suspenso, e não cancelado, por motivo de emprego e tenha o benefício acumulado com contrato de aprendizagem Situação: Ação concluída. Lei nº , de 31 de agosto de 2011 e do Decreto nº 7.617, de 17 de novembro de 2011.

CENTROS-DIA DE REFERÊNCIA Meta 2014: Cofinanciar 27 Centros-Dia de Referência, um por Estado Meta 2012: Cofinanciar 5 Centros-Dia Situação: Inaugurado João Pessoa em dezembro de Em fase de conclusão Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR e Campo Grande /MS Outros 15 municípios assinaram Termo de Aceite e receberam recursos do MDS RESIDÊNCIAS INCLUSIVAS Meta 2014: Cofinanciar 200 residências inclusivas Estão funcionando as residências inclusivas de Campo Grande, Cascavel e João Pessoa Em implantação Ponta Grossa/PR, São José/SC(2) e Bauru/SP (2) 18 municípios assinaram termo de aceite e receberam recursos do MDS para implantar outras 31 residências inclusivas.

EIXO ACESSIBILIDADE

MICROCRÉDITO MF/MCTI/SDH Meta : Lançamento de linha de crédito com juros subsidiados para aquisição de produtos de tecnologia assistiva que custam de R$ 70,00 a R$ 30 mil reais, com juros de 0,64% ao mês e prazo de até 60 meses para pagamento Realizado: Linha de crédito lançada pelo Banco do Brasil - BB Acessibilidade em 09 de fevereiro de Já foram tomados R$ em empréstimos para produtos de tecnologia assistiva DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA Meta : Promover a desoneração da COFINS e PIS incidentes sobre produtos de tecnologia assistiva Realizado: Produtos ofertados às pessoas com deficiência desonerados por meio da Lei nº , de 17 de maio de 2012

PROGRAMA NACIONAL DE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA – MCTI 1 – Recursos não reembolsáveis para inovação em tecnologia assistiva Meta 2014: Disponibilizar R$ 60 milhões Situação: 10 propostas de desenvolvimento de produto aprovadas pela FINEP, totalizando R$ 15 milhões. 2 – Financiamento de inovação em tecnologia assistiva por meio de linha de crédito da FINEP – recursos reembolsáveis Meta 2012: Disponibilizar R$ 90 milhões Situação: Linha de crédito disponibilizada. FINEP realizou ato de divulgação da linha de crédito dia com a presença de empresas do setor.

CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA - MCTI Meta : 1. Implantação do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva Criação de 20 núcleos interdisciplinares de tecnologia Assistiva Realizado: Centro implantado em Campinas/SP; 8 núcleos criados 2. Núcleos Interdisciplinares de Inovação em Tecnologia Assistiva Meta 2014: criar 20 núcleos interdisciplinares nas universidades federais Situação: 25 Núcleos foram habilitados em Desses, 4 núcleos foram criados (Macapá- AP, Cruz das Almas - BA, Natal - RN e Boa Vista - RR) demais 21 receberão recursos em 2013.

MINHA CASA MINHA VIDA - MCID Meta : moradias adaptáveis contratadas e kits de adaptação instalados Meta 2012: moradias contratadas Realizado: moradias contratas e kits instalados

CENTROS TECNOLÓGICOS CÃES-GUIA – SDH / MEC Meta 2014: criar 5 centros tecnológicos para treinamento de instrutores e treinadores de cães-guia Meta 2012: criar 1 centro tecnológico Situação: Centro de Camboriú com obra concluída, iniciada aulas em novembro. Os demais com previsão para 2013 nos municípios de Muzambinho-MG, Urutaí –GO, Limoeiro do Norte-CE e Alegre - ES para sediar os demais Centros.

Obrigado! Elias Oliveira (61)