VIVENCIANDO A MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Liliani Lecco Dettogni
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
O uso dos softwares nas escolas
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Disciplina: Prática Profissional II
AMEF Professora Elcy Mesquita Lima - SEMED 5º Ano “A” Dora Cristina – Gestora Sergio – Orientador Celular + Vontade= Ferramenta pedagógica Alcemar.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
METODOLOGIA APLICADA À INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROJETO: MUSICABILIDADE: POP-ROCK.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O novo programa de Matemática para o ensino básico
1 - Introdução à Modelagem Matemática
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Disciplina: Prática Profissional II
Informática para o Ensino Médio
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
Winplot Helena Carina Malaguez Gomes, Mariana Lima Duro e
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
Identificação da atividade e do aluno
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Universidade Federal de Alagoas
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
TÍTULO: Subtítulo Rosana Santos OLIVEIRA 1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2 1.Bibliotecária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

VIVENCIANDO A MATEMÁTICA Autores: Nély da Conceição C. H. Pinto E. E. AZEVEDO JUNIOR Professor Santos - SP Midea Alves dos Santos E. E. AFONSO SCHMIDT Professor Cubatão - SP Suzana Marley C. D. de Freitas E. E. AFONSO SCHMIDT Professor Cubatão - SP INTRODUÇÃO: Diante das dificuldades dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Rede Pública em compreender uma situação problema, elaboramos a atividade corrida de táxi, que será desenvolvida em 2 momentos: Sala de aula e sala de informática. OBJETIVO: A atividade deverá proporcionar aos alunos condições de sistematizar informações relevantes para compreensão da situação problema, através de recursos tecnológicos. QUESTÃO: A exploração de softwares articulados aos conteúdos programáticos do 1° ano do E.M., possibilitará uma vivência de observação,   compreensão, interpretação e resolução de situação – problema? JUSTIFICATIVA: Para que o significado da atividade matemática para o aluno,resulte das conexões que estabelece entre os conceitos apreendidos e entre as demais áreas do conhecimento e do seu cotidiano, sirva de instrumento para a construção de novos conceitos e do seu saber. Metodologia:Corrida de Táxi: João Paulo para realizar um estudo do meio nas cachoeiras do Município de Tibagi - PR fará uso do sistema de táxi, já que na localidade não há transporte coletivo. O sistema de táxi funciona com táxi amarelo sem bandeirada e táxi branco com bandeirada sem acréscimo por hora parada ou corrida noturna. Considerando as informações dadas, qual deve ser a opção do pesquisador para que tenha menos despesa com transporte nas duas semanas que estiver fazendo o seu trabalho? Para realizar esta atividade empregaremos a seguinte metodologia: 1-Informação histórica do cenário da pesquisa; 2-Leitura e Interpretação do texto na sala de aula; 3-Construção de tabelas, gráficos na sala de informática com uso de calculadora, software e graphmatica. Cachoeira Puxa Nervos, Tibagi-PR Cascata Santa Rosa, Tibagi-PR CUSTO BENEFÍCIO EM FUNÇÃO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA. + Atingiu totalmente os objetivos  Atingiu parcialmente os objetivos - Não atingiu os objetivos Para validar a metodologia, calculou-se o percentual em cada questão proposta das turmas A e B, conforme tabela acima. Percebeu-se que a relação entre tecnologia e procedimentos matemáticos enfoca uma nova interpretação do real.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS   ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNICAS. Apresentação de citações em documentos, NBR 105220. Rio de Janeiro, 1992 DA PONTE, J.P. e All Investigações Matemáticas em Sala de Aula. Editora Autêntica, 2003. Ensino da Matemática na sociedade de Informação. Revista Educação Matemática.Lisboa, n.45,1999. www.tibagy/hpg.ig.br/santarosa.htm