Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

Seminários 1o Bimestre 3 grupos Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Seminários 1o Bimestre 3 grupos Fazer pesquisa e apresentar em sala de aula Opções, Metodologia e Sistemática de compra de mídia em Manaus. Carlos Freire 2014.2

Seminários 1o Bimestre Grupo 1: TV e Outdoor Grupo 2: Rádio e Mup Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Seminários 1o Bimestre Grupo 1: TV e Outdoor Grupo 2: Rádio e Mup . Grupo 3: Jornal/ Revista e Mídia Alternativa Carlos Freire 2014.2

Seminários 1o Bimestre Apresentação em Power Point Data: 01/10 Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Seminários 1o Bimestre Apresentação em Power Point Data: 01/10 Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia O termo mídia vem do inglês media, herdado do latim, e significa meios. Faz referência aos meios – como televisão, rádio, revista, jornal, internet – e veículos – TV Record, Portal Terra, Jornal Estado de Minas, etc. – de comunicação. Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia A adoção da grafia aportuguesada – mídia – e sua incorporação ao nosso léxico aponta para o espaço que o setor conquistou entre clientes, agências e veículos de comunicação. Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Os departamentos de mídia, de criação e de atendimento são os três pilares de uma agência de propaganda, pois são eles que concebem e distribuem propagadas aos veículos de comunicação, promovendo produtos, ideias, informações. Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Acompanhando a irrefreável expansão dos meios digitais, como as infinitas possibilidades oferecidas pela internet e celulares, a mídia digital adquiriu uma importância tal no mercado que em algumas agências há profissionais de mídia exclusivos para este meio. Carlos Freire 2014.2

Principais termos e técnicas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Principais termos e técnicas O profissional deste setor também recebe o nome de “mídia”, e é responsável pela veiculação das campanhas publicitárias ao público destinado. Carlos Freire 2014.2

Principais termos e técnicas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Principais termos e técnicas Ele é orientado por um plano de mídia, cujas principais diretrizes (recomendações) são estabelecidas para sua atuação Carlos Freire 2014.2

Principais termos e técnicas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Principais termos e técnicas Ele deve se manter atento às tendências dos meios de comunicação, estando sempre atualizado e preparado para novas demandas. Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Para elaboração do Plano de Mídia deve-se levar em conta diversos aspectos relativos ao público-alvo. São aspectos técnicos, com nomenclaturas próprias. Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Classe socioeconômica: trata-se da divisão da população em classes que agregam valores preestabelecidos, como grau de instrução da família e posse de bens materiais. * Blog arquivo Classificação Brasil Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Classe socioeconômica: Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Classe socioeconômica: Carlos Freire 2014.2

Estrutura e principais atividades de mídia Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura e principais atividades de mídia Classe socioeconômica: Classe Social Pontos Classe A1 42 a 46 Classe A 2 35 a 41 Classe B 1 29 a 34 Classe B 2 23 a 28 Classe C 1 18 a 22 Classe C 2 14 a 17 Classe D 8 a 13 Classe E 0 a 7 Fonte: ABEP – Assoc. Brasileira das Empresas de Pesquisa em Mídia Dados 2010. Carlos Freire 2014.2

Vamos verificar o perfil socieconomico da classe. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Vamos verificar o perfil socieconomico da classe. Em duplas, aplicar o questionário e atribuir os pontos, mutuamente. Aferir os resultados. Carlos Freire 2014.2

Socioeconômico x sociocultural Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Socioeconômico x sociocultural Carlos Freire 2014.2

P.ex.: Pesquisa de intenção de votos para prefeito. Universo: Manaus. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Universo: Refere-se ao grupo de indivíduos de um mercado ou da totalidade dos mercados que se deseja estudar. P.ex.: Pesquisa de intenção de votos para prefeito. Universo: Manaus. Conjunto de indivíduos residentes em Manaus e portadores de título de eleitor no município. Carlos Freire 2014.2

Índice de Audiência de TV: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Índice de Audiência de TV: expresso em percentual, indica o número de domicílios ou pessoas que assistem aos programas em um universo (respectivamente, total de domicílios com televisão da praça, ou população total da praça). Os dados podem ser coletados via IBOPE, ou transmissão por telefone. Carlos Freire 2014.2

Índice de Audiência de TV: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Índice de Audiência de TV: As emissoras de TV dependem fundamentalmente da receita publicitária e, por isso, fazem grandes investimentos em programas que gerem audiência para, assim, comercializarem melhor os espaços publicitários. Carlos Freire 2014.2

Audiência Domiciliar: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência Domiciliar: Quantidade de domicílios de uma praça sintonizados em um programa. A percentagem é calculada com base no total de domicílios com TV na praça em estudo. Carlos Freire 2014.2

Audiência Domiciliar: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência Domiciliar: Carlos Freire 2014.2

Audiência Individual: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência Individual: Quantidade de pessoas de uma praça sintonizadas em um determinado programa. O Percentual é calculado com base no total de indivíduos desta praça. Carlos Freire 2014.2

Audiência Individual: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência Individual: Carlos Freire 2014.2

Audiência Individual: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência Individual: Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência de Rádio: Quantidade de indivíduos que ouvem uma determinada emissora em relação ao total da praça. Carlos Freire 2014.2

Audiência de Internet: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Audiência de Internet: a quantidade de pessoas que visitam um site em determinado período. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Penetração: termo da área de marketing, indica a quantidade de pessoas que têm o hábito de consumir um produto. Configura-se como uma pesquisa de hábito de consumo dos meios e veículos de comunicações, e não de aferição. Carlos Freire 2014.2

Penetração: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

Penetração de Leitura: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Penetração de Leitura: quantidade de pessoas em uma praça que leem determinado título de revista ou jornal, em relação ao total de pessoas da praça (classificando sexo, faixa etária, classe social e nível de instrução). Carlos Freire 2014.2

Penetração de Leitura: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Penetração de Leitura: Na praça São Paulo 600.000 pessoas do sexo masculino, classes A e B, com idades entre 20 e 40 anos leem jornal. O Universo nessa classificação é de 2.000.000. Portanto, a pentração da mídia jornal nessas condições e nessa praça é de 30%. Carlos Freire 2014.2

Perfil ou Qualificação de Veículos: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Perfil ou Qualificação de Veículos: segmentação dos consumidores de determinado veículo por sexo, faixa etária, classe social e grau de instrução para verificar sua adequação ao perfil dos consumidores de um produto. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Alcance (Reach): representa o número de pessoas que uma peça publicitária atinge ou pretende atingir pelo menos uma vez. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Frequência: o número de vezes que as pessoas alcançadas foram expostas à peça publicitária; pode significar ainda o número de vezes que um comercial é veiculado. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Frequência média: o “número médio” de pessoas alcançadas e que foram expostas à peça publicitária, ou o que se pretende. Carlos Freire 2014.2

Frequência média: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

Distribuição de Frequências: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Distribuição de Frequências: relaciona o número de pessoas que foram expostas à peça publicitária (alcance) de acordo com o número de vezes (frequência) que foram expostas a ela. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Cobertura: Não confundir com alcance. Refere-se à abrangência geográfica da campanha ou do veículo. Carlos Freire 2014.2

Continuidade em televisão: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Continuidade em televisão: Período em que o comercial é veiculado durante o ano ou 12 meses corridos. Carlos Freire 2014.2

Análise de rentabilidade: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Análise de rentabilidade: utilizadas na montagem de uma programação com o intuito de garantir maior eficiência para a campanha. Custo por ponto de audiência (CPP): significa quanto custa atingir um ponto de audiência de um programa de TV ou emissora de rádio. Carlos Freire 2014.2

Análise de rentabilidade: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Análise de rentabilidade: Custo por mil (CPM): tem o mesmo significado de CPP. Valor obtido da divisão do preço da inserção em uma publicação, emissora ou site, pelo total de leitores ou audiência em número absoluto e multiplicado por mil. Carlos Freire 2014.2

Análise de rentabilidade: Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Análise de rentabilidade: Programa Ins Vlr Unit IA No Dom População Impactos CPM/Pop Jornal Nacional R$ 3.903,00 44,2 195.394 333.277 999.831 R$ 11,71 A Grande Família 2 R$ 3.092,00 27,4 121.175 201.541 403.082 R$ 15,34 Jornal da Record 3 R$ 3.792,00 9,9 43.762 72.435 217.305 R$ 52,35 Show do Tom 2 R$ 2.325,00 9,2 40.785 67.730 135.460 R$ 34,33 Carlos Freire 2014.2

Para que serve o CPM – Custo por mil – no planejamento de mídia? Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Avaliação Pontual: Como considerar a diferença entre classificação socieconômica e classificação sociocultural? As emissoras de TV preocupam-se em criar bons programas com qual objetivo? Para que serve o CPM – Custo por mil – no planejamento de mídia? Carlos Freire 2014.2