Aula 14: Distribuição normal Prof. Diovani Milhorim

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Aula 14: Distribuição normal Prof. Diovani Milhorim Estatística Aula 14: Distribuição normal Prof. Diovani Milhorim

Propriedades de uma distribuição normal x Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica em torno da média. Tell students that there are other bell shaped curves. The normal distributions are graphed with specific mathematical functions. A área total sob a curva é de 100%.

Propriedades de uma distribuição normal Ponto de inflexão Ponto de inflexão x À medida que a curva se afasta da média, aproxima-se cada vez mais do eixo x, mas nunca o toca. Os pontos em que a curvatura muda são chamados pontos de inflexão. O gráfico curva-se para baixo entre os pontos de inflexão e, para cima, à esquerda e à direita deles. Tell students that there are other bell shaped curves. The normal distributions are graphed with specific mathematical functions. By identifying the points of inflection, students can roughly determine the standard deviation .

Médias e desvios padrão Curvas com médias diferentes e o mesmo desvio padrão 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Curvas com médias diferentes e desvios padrão diferentes Have students find the means of 11, 15.5 and 21 for the top 3 curves. The standard deviation for each is one-half. For the lower 3 curves the means are 10, 15.5 and 21. The curve with the largest standard deviation is in the center. The one with the smallest is on the right. The middle curve on top has the same mean but different standard deviation from the middle curve on bottom. 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Regra Empírica Cerca de 68% da área está a um desvio padrão da média. Cerca de 95% da área está a dois desvios padrão. This rule has been discussed earlier. Emphasize that there is still 0.3% of the distribution falling outside the 3 standard deviation limits. Cerca de 99,7% da área está a três desvios padrão da média.

Como determinar intervalos 4,2 horas 0,3 hora x 3,3 3,6 3,9 4,2 4,5 4,8 5,1 Segundo o manual de instruções, o tempo de montagem de certo produto é normalmente distribuído, com uma média de 4,2 horas e um desvio padrão de 0,3 hora. Determine o intervalo no qual caem 95% dos tempos de montagem. A good chance to review probabilities. Find the probability an assembly time will be between 3.6 and 4.5. Less than 4.5. Greater than 3.3 hours 95% dos dados caem a até dois desvios padrão da média. 4,2 – 2 (0,3) = 3,6 e 4,2 + 2 (0,3) = 4,8. 95% dos tempos de montagem estarão entre 3,6 e 4,8 horas.

O escore padrão valor – média desvio padrão (a) (b) (c) 1,29 0,57 O escore padrão, ou escore z, representa o número de desvios padrão que separa uma variável aleatória x da média. valor – média desvio padrão As pontuações em um concurso público estão normalmente distribuídas, com média de 152 e desvio padrão de 7. Determine o escore z para um candidato com pontuação de: (a) 161 (b) 148 (c) 152 This concept was introduced in Chapter 2. The z-score is a measure of position. (a) (b) (c) 1,29 0,57

A distribuição normal padrão A distribuição normal padrão tem média 0 e desvio padrão de 1. Se usar escores z, você pode transformar qualquer distribuição normal numa distribuição normal padrão. When each value of a normal distribution is standardized, the standard normal distribution is produced. If students are using tables, they must standardize all values to find probabilities. If students are using a technology tool, this will not be necessary. z –4 –3 –2 –1 1 2 3 4

A área total sob a curva é 1. Áreas acumuladas A área total sob a curva é 1. z –3 –2 –1 1 2 3 A área acumulada está próxima de 0 para escores z próximos de –3,49. As the value of z increases the cumulative area increases to one. A área acumulada para z = 0 é 0,5000. A área acumulada está próxima de 1 para escores z próximos de 3,49.

A probabilidade de que z esteja no máximo até –1,25 é de 0,1056. Áreas acumuladas Determine a área acumulada para um escore z de –1,25. 0,1056 z –3 –2 –1 1 2 3 Percorra a coluna z, à esquerda, até z = –1,2; depois siga na transversal até a coluna sob o número 0,05. O valor da célula, 0,1056, corresponde à área acumulada. Tell students it is a good idea to sketch the curve and indicate the area to be found. A probabilidade de que z esteja no máximo até –1,25 é de 0,1056. P 1,25) 0,1056

Tabela da Distribuição Normal

Como determinar probabilidades Para determinar a probabilidade de z ser inferior a um valor dado, encontre a área acumulada na tabela de acordo com o correspondente escore z. Determine P(z < –1,45). P(z < –1,45) = 0,0735 This is a “less than” example. z –3 –2 –1 1 2 3 Percorra a coluna z até –1,4; depois, vá na transversal até 0,05. A área acumulada é 0,0735.

Como determinar probabilidades Para determinar a probabilidade de z ser superior a um valor dado, subtraia de 1 a área acumulada que você encontrar na tabela. Determine P(z > –1,24). 0,1075 0,8925 z This is a “greater than” example. Students must compute the complementary area. –3 –2 –1 1 2 3 A área acumulada (área à esquerda) é de 0,1075. Logo, a área à direita é: 1 – 0,1075 = 0,8925. P(z > –1,24) = 0,8925

Como determinar probabilidades Para determinar a probabilidade de z estar entre dois valores dados, determine as áreas acumuladas para cada valor e, depois, subtraia a menor da maior. Determine P(–1,25 < z < 1,17). This is a “between” example. Tell students to be sure to subtract the smaller area from the larger area since areas (and probabilities) cannot be negative. z –3 –2 –1 1 2 3 1. P(z < 1,17) = 0,8790 2. P(z < –1,25) = 0,1056 3. P(–1,25 < z < 1,17) = 0,8790 – 0,1056 = 0,7734

Resumo Para determinar a probabilidade de z ser inferior a dado valor, encontre a área acumulada correspondente. z -3 -2 -1 1 2 3 Para determinar a probabilidade de z ser superior a dado valor, subtraia de 1 a área acumulada que você encontrou na tabela. -3 -2 -1 1 2 3 z Using the cumulative density function, the calculation of probabilities is greatly simplified to three possibilities. If you are using a 0-to z approach, skip these slides. With technologies use the CDF command to calculate cumulative densities. Para determinar a probabilidade de z estar entre dois valores dados, determine as áreas acumuladas para cada valor e, depois, subtraia a menor da maior. z -3 -2 -1 1 2 3

Probabilidades e distribuições normais Se uma variável aleatória x é normalmente distribuída, a probabilidade de que ela esteja dentro de dado intervalo é igual à área sob a curva nesse intervalo. Pontuações de QI são normalmente distribuídas, com uma média de 100 e um desvio padrão de 15. Determine a probabilidade de que uma pessoa selecionada aleatoriamente tenha uma pontuação de QI inferior a 115. Recall that in a discrete probability distribution, we could use the area of the bar in the probability histogram to obtain the probability of the event. Here we can only find the probability that x will lie in a given interval. 100 115 Para determinar a área nesse intervalo, primeiro encontre o escore z correspondente a x = 115.

Probabilidades e distribuições normais Distribuição normal Determine P(x < 115). 100 115 Distribuição normal padrão É O MESMO É O MESMO The area is the same Determine P(z < 1). 1 P(z < 1) = 0,8413, logo P(x < 115) = 0,8413

Aplicação 0,8944 – 0,0475 = 0,8469 Distribuição normal As contas mensais de serviços públicos em determinada cidade são normalmente distribuídas, com média de US$ 100 e desvio padrão de US$ 12. Uma conta é escolhida aleatoriamente. Determine a probabilidade de ela estar entre US$ 80 e US$ 115. Distribuição normal P(80 < x < 115) 1,67 1,25 P(–1,67 < z < 1,25) 0,8944 – 0,0475 = 0,8469 A probabilidade de uma conta estar entre US$ 80 e US$ 115 é 0,8469.

Da área ao escore z z –1 1 2 3 4 0,9803 –4 –3 –2 Determine o escore z correspondente a uma área acumulada de 0,9803. z = 2,06 corresponde mais ou menos ao 98º percentil. 0,9803 –4 –3 –2 –1 1 2 3 4 z Be sure to emphasize that here, the area is given. Tell students to choose the z score closest to the given area. The only exception is if the area falls exactly at the midpoint between two z-scores, use the midpoint of the z=scores. Localize 0,9803 na tabela. Leia os valores no início da linha e no alto da coluna correspondentes. O escore z será 2,06.

Determinando escores z a partir de áreas Determine o escore z correspondente ao 90º percentil. 0,90 z Na tabela, o valor mais próximo é 0,8997. O início da linha é 1,2 e o topo da coluna é 0,08. Isso corresponde a z = 1,28. Um escore z de 1,28 corresponde ao 90º percentil.

Determinando escores z a partir de áreas Determine um escore z que tenha uma área de 0,60 à sua direita. 0,40 0,60 z z Com 0,60 à direita, a área acumulada é de 0,40. O valor mais próximo é de 0,4013. O início da linha é 0,2 e o topo da coluna é 0,05. Logo, o escore z é 0,25. Um escore z de 0,25 tem uma área de 0,60 à sua direita. Isso corresponde ao 40º percentil.

Determinando escores z a partir de áreas Determine um escore z tal que 45% da área sob a curva fique entre –z e z. 0,275 0,275 0,45 –z z A área restante nas pontas é de 0,55. Metade dessa área está em cada ponta; logo, 0,55/2 = 0,275 é a área acumulada para o valor negativo de z, e 0,275 + 0,45 = 0,725 é a área acumulada para o z positivo. O valor mais próximo na tabela é de 0,2743 e, assim, o escore z é 0,60. O escore z positivo é 0,60. Because the normal distribution is symmetric, the z scores will have the same absolute value. As a result, you can find one z-score and use its opposite for the other.

De escores z a escores brutos Para determinar um valor x a partir de um escore z: As pontuações em um concurso público estão normalmente distribuídas, com média de 152 e desvio padrão de 7. Determine a pontuação de um candidato com escore z: (a) 2,33 (b) –1,75 (c) 0 (a) x = 152 + (2,33)(7) = 168,31 Show students that the formula given is equivalent to the z-score formula. Some students prefer to use only one formula and others like to use both. Have students work these through before displaying the answers. Emphasize the meaning of z-scores. A z-score of 2.33 is a 2.33 standard deviations above the mean. (b) x = 152 + (–1,75)(7) = 139,75 (c) x = 152 + (0)(7) = 152

Determinando percentis ou valores de corte As contas mensais de serviços públicos em determinada cidade são normalmente distribuídas, com média de US$ 100 e desvio padrão de US$ 12. Qual é o valor mais baixo entre os 10% mais altos? US$ 115,36 é o valor mais baixo entre os 10% mais altos. 90% 10% z Students find these “cut-off” problems easier if they think in terms of percentiles, which in turn are interpreted as cumulative areas. Determine, na tabela, a área acumulada mais próxima a 0,9000 (o 90º percentil). A área 0,8997 corresponde a um escore z de 1,28. Para determinar o valor x correspondente, use: x = 100 + 1,28(12) = 115,36.