HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO FÁTIMA APARECIDA SAID.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
2º encontro – Professores Maio de 2012
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
ENCCEJA MATEMÁTICA.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
MARIA APARECIDA TRARBACH
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Planejamento PNAIC 2014.
Critérios para Avaliação de Software Educacional
O que é um Resumo Expandido?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Interface Usuário Máquina
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
Competências e Habilidades
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Comunicação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia e Redação Científica
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Dale Carnegie Training®
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Procedimentos de Ensino
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Como elaborar um plano de aula
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
COMUNICAÇÃO CAPACIDADE DE DISCUTIR, TROCAR IDÉIAS, INFORMAÇÕES.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Área de Ciências da Natureza
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Trabalho de Didática Métodos de Ensino.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Oficina Reações Químicas
Transcrição da apresentação:

HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO FÁTIMA APARECIDA SAID

ENSINAR É UM PROCESSO ORGANIZADO QUE TEM COMO INTENÇÃO A APREN DIZAGEM

QUE HABILIDADES SÃO NECESSÁRIAS PARA SE ENSINAR ?

ORGANIZAR O CONTEXTO DA SITUAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM INTERROGAR EXEMPLIFICAR FAZER FECHAMENTOS VARIAR A SITUAÇÃO-ESTÍMULO UTILIZAR RECURSOS DE ENSINO APLICAR INCENTIVOS COMUNICAR

Habilidade ORGANIZAR CONTEXTO COMUNICAÇÃO DO TEMA, OBJETIVOS E METODOLOGIA LEVANTAMENTO DAS PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA APRESENTAÇÃO SEQUENCIAL DO ASSUNTO INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS USO DE ANALOGIAS INTEGRAÇÃO DOS OBJETIVOS=CONTEÚDO=RECURSOS SUSCITAR DÚVIDAS,CRÍTICAS

Habilidade PERGUNTAR FAZER PERGUNTAS CLARAS, OBJETIVAS E REFLEXIVAS VARIAR OS TIPOS DE PERGUNTAS MOBILIZAR A INTERAÇÃO DAS PESSOAS NAS PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAR PARA TODOS FORMULAR NOVAS PERGUNTAS SOBRE RESPOSTAS OBTIDAS INCENTIVAR PERGUNTAS POR PARTE DAS PESSOAS

Habilidade EXEMPLIFICAR EXEMPLIFICAR SOB FORMA DE EXPLICAÇÕES,RELATOS,ILUSTRAÇÕES, DEMONSTRAÇÕES,MATERIAIS VISUAIS SOLICITAR EXEMPLOS DO GRUPO ANALISAR,FAZER RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES COM OS EXEMPLOS DADOS

Habilidade FAZER FECHAMENTOS ESQUEMAS MAPAS CONCEITUAIS TEXTO FALADO RETORNO AOS OBJETIVOS MOSTRAR APLICAÇÕES VISA REORGANIZAÇÃO CONSOLIDAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO

Habilidade VARIAR SITUAÇÃO-ESTÍMULO VARIAR TONALIDADE DE VOZ INSTALAR DÚVIDAS USAR OUTRAS TÉCNICAS DE ENSINO MOVIMENTAR-SE NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ESTIMULAR DIVERGÊNCIA E CRIATIVIDADE

Habilidade USAR RECURSOS DE ENSINO SELECIONAR RECURSOS DE ENSINO ADEQUADOS AO ESCLARECIMENTO/COMPREENSÃO DO ASSUNTO USAR RECURSOS DE ENSINO DE FORMA CORRETA

Habilidade COMUNICAR AJUSTADA AO PÚBLICO ORIGINALIDADE E REDUNDÂNCIA LINGUAGEM ORGÂNICA VOZ AUDÍVEL USO DE PAUSAS ENTONAÇÃO VARIADA

Habilidade REALIZAR FEEDBACK VERIFICAR COMPREENSÃO DO GRUPO FAVORECER REFORÇOS DE APRENDIZAGEM INFORMAR O GRUPO DO ALCANCE DOS OBJETIVOS