O TCU na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor Terceiro Setor: significado e potencialidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Balanced Scorecard (BSC)
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
Qual é a função de um texto literário?
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade

Gestão Orientada para Resultado
Conectando pessoas, tecendo redes:
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Arquitetura de Sistemas de Informação
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Convênios e Instrumentos Congêneres: uma Perspectiva Cidadã
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Controle social dos recursos públicos
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
A ATUAÇÃO DO TCU NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DO CONTROLE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR Ministro Ubiratan Aguiar Diálogo Público/2006.
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
Diálogo Público 2006 Conhecendo o Programa Alexandre Valente Xavier Diretor-Geral do ISC.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O TCU e o controle dos gastos públicos
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Lei de Responsabilidade Fiscal
O CHAMADO TERCEIRO SETOR E O CONTROLE SOCIAL ABONG – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
Controle de Gastos Públicos
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
Secretaria de Comunicação
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
LIDERANÇA.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
Marketing de Relacionamento
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA COMO PARTICIPAR Aula 2 TANIA R. MENDES ATL – DPL/DC.
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

O TCU na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor Terceiro Setor: significado e potencialidade

A expressão terceiro setor EUA :organizações sem fins lucrativos e organizações voluntárias.EUA :organizações sem fins lucrativos e organizações voluntárias. Europa continental: organizações não governamentais (ONGs), organizações internacionais que, embora não representassem governos, pareciam significativas o bastante para justificar uma presença formal na ONU.Europa continental: organizações não governamentais (ONGs), organizações internacionais que, embora não representassem governos, pareciam significativas o bastante para justificar uma presença formal na ONU.

A expressão terceiro setor Origem no período autoritário, com ênfase na dimensão política das ações, aproximando-se ao discurso e da agenda das esquerdas.Origem no período autoritário, com ênfase na dimensão política das ações, aproximando-se ao discurso e da agenda das esquerdas. Brasil: ONG: tipo particular de organização, surgida aqui a partir da década de 1970, no âmbito do sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento.Brasil: ONG: tipo particular de organização, surgida aqui a partir da década de 1970, no âmbito do sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento.

OSCIPS/ONGs Fala-se hoje das organizações da sociedade civil (OSCs) como um conjunto que, por suas características, distingue-se do Estado e do mercado.Fala-se hoje das organizações da sociedade civil (OSCs) como um conjunto que, por suas características, distingue-se do Estado e do mercado. A idéia da sociedade civil serviu para destacar um espaço próprio, não- governamental, de participação nas causas coletivas. Nela e por ela, indivíduos e instituições particulares exerceriam a sua cidadania, de forma direta e autônoma.A idéia da sociedade civil serviu para destacar um espaço próprio, não- governamental, de participação nas causas coletivas. Nela e por ela, indivíduos e instituições particulares exerceriam a sua cidadania, de forma direta e autônoma.

Sociedade Civil Estar na sociedade civil implicaria um sentido de pertença cidadã, com seus direitos e deveres.Estar na sociedade civil implicaria um sentido de pertença cidadã, com seus direitos e deveres. Marcando um espaço de integração cidadã, a sociedade civil distingue- se, pois, do Estado; mas caracterizando-se pela promoção de interesses coletivos, diferencia-se da lógica do mercado. Forma, assim, um Terceiro Setor.Marcando um espaço de integração cidadã, a sociedade civil distingue- se, pois, do Estado; mas caracterizando-se pela promoção de interesses coletivos, diferencia-se da lógica do mercado. Forma, assim, um Terceiro Setor. Terceiro Setor

É composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não- governamental, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil.É composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não- governamental, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil.

Dados sobre o Terceiro setor Em 1991, segundo dados do Ministério do trabalho, existiam mais de 200 mil organizações sem fins lucrativos no Brasil, empregando mais de 1milhão de pessoas. Landin (1993) contatou que a maior parte delas (77%) é composta de associações (beneficentes a assistenciais (29%), recreativas e esportivas (23%), culturais, científicas e educacionais (19%).Em 1991, segundo dados do Ministério do trabalho, existiam mais de 200 mil organizações sem fins lucrativos no Brasil, empregando mais de 1milhão de pessoas. Landin (1993) contatou que a maior parte delas (77%) é composta de associações (beneficentes a assistenciais (29%), recreativas e esportivas (23%), culturais, científicas e educacionais (19%).

Que sentido faz agrupar tantos componentes sob o nome de Terceiro Setor? Faz contraponto às ações de governo Em tese, não há serviço público que não possa em alguma medida ser trabalhado pelas iniciativas particulares. A própria manutenção da ordem, diz a Constituição de 1988, é direito e responsabilidade de todos. Internalizar essa idéia e universalizá-la, tem implicações profundas na cultura cívica do país, que se desdobra em novos modos de conduzir as políticas públicas.

Faz contraponto às ações do mercado Faz contraponto às ações do mercado A presença de um Terceiro Setor sinaliza que o mercado não satisfaz a totalidade das necessidades e dos interesses manifestos. As entidades dão vida ao terceiro setor e pressionam a cultura empresarial para que se torne mais consciente: uma parte substancial das condições que viabilizam o mercado precisa ser atendida por investimentos sem fins lucrativos.

Que sentido faz agrupar tantos componentes sob o nome de Terceiro Setor? Empresta um sentido maior aos elementos que o compõem Modifica a relação Estado X Mercado e difunde a idéia do voluntariado como expressão de existência cidadã, acessível a todos e a cada um, indispensável à resolução de problemas de interesse comum

Projeta uma visão integradora da vida pública Projeta uma visão integradora da vida pública Chama-se terceiro setor porque pressupõe um primeiro e um segundo. Enfatiza, portanto, a complementariedade que existe (ou deve existir) entre ações públicas e privadas.

Funções do Terceiro Setor 1.Construir 1.Construir formas de intervenção social democráticas, que convertam os atores sociais em sujeitos sociais, ou seja, em cidadãos. Aqui entendemos como cidadão a pessoa capaz de construir, em cooperação com as outras, a ordem social em que ela mesma quer viver, cumprir e proteger para a dignidade de todos.

Funções do Terceiro Setor 2. A reinstitucionalização do público: Ainda que a democracia parta do pressuposto de que todos temos interesses diferentes, é no público que podemos construir a igualdade e ter interesses compartilhados.Ou seja, vincular os propósitos da intervenção social aos propósitos públicos.

Funções do Terceiro Setor 3. Contribuir para a construção de um Estado social de direito. Isso significa orientar todos os esforços e propósitos do TS para tornar possível o exercício dos direitos humanos, para cuidar e proteger a vida. Esse é o projeto ético que pode proporcionar maior transparência ao TS no século XXI.

SeSe a política se estrutura cada vez mais ao redor do poder e a economia em relação ao lucro, o espaço comum do terceiro setor são as necessidades humanas. O grande desafio, é ver como, a partir do social, o mercado pode ser reinventado, para que satisfaça às necessidades de bens e serviços da maioria da população, e não de uma minoria. E também como se pode reinventar o Estado enquanto extensão de um contrato social que reflita essa relação, onde as pessoas estejam no centro das preocupações políticas (Thompson).

Os desafios do terceiro setor O desafio da eficiênciaO desafio da eficiência O desafio da sustentabilidadeO desafio da sustentabilidade O desafio da colaboração: com o Estado e com o setor empresarialO desafio da colaboração: com o Estado e com o setor empresarial

Significado do Controle Social O reconhecimento da capacidade de a sociedade organizada interferir na condução das políticas públicas, atuando em conjunto com o Estado, na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação nas três esferas de governo.O reconhecimento da capacidade de a sociedade organizada interferir na condução das políticas públicas, atuando em conjunto com o Estado, na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação nas três esferas de governo. A implementação de estratégias de descentralização política passa, necessariamente, pelo aperfeiçoamento democrático com vistas a favorecer o processo de desenvolvimento social e de fortalecimento da cidadania.A implementação de estratégias de descentralização política passa, necessariamente, pelo aperfeiçoamento democrático com vistas a favorecer o processo de desenvolvimento social e de fortalecimento da cidadania.

Significado do Controle Social Projeta uma visão integradora da vida pública Não é possível falar em controle social sem construir um processo que viabilize o exercício do controle social sobre a elaboração, acompanhamento, fiscalização e execução da peça orçamentária, bem como na prestação de contas periódicas. Projeta uma visão integradora da vida pública Não é possível falar em controle social sem construir um processo que viabilize o exercício do controle social sobre a elaboração, acompanhamento, fiscalização e execução da peça orçamentária, bem como na prestação de contas periódicas.