Paradigmas da administração pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mercado e Estado Evolução das funções económicas do Estado Diana Pires, nº 1417 Jeanine Ferreira, nº 1376.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Estado Liberal de Direito
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
O I L U M N S Professora: Marta.
Controle de Recursos Públicos
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
Apresentação sobre Modelo de Excelência em Gestão Pública MEGP
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O I L U M N S Professor: Odair.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
GESTÃO PÚBLICA E SEUS DIFERENTES MODELOS
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
TENDÊNCIAS ATUAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO (MSZP)
NOÇÕES DE ÉTICA.
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
POSITIVO DIREITO NATURAL
 Estado: organização política com autonomia em determinada região. É o poder público com capacidade de impor à sociedade o cumprimento e a aceitação.
Tipos Puros de Dominação Legítima
Administração Pública I
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Gestão da Administração Pública
Fonte: Gaetani, F.- Fórum Reforma do Estado-DF, 2008 Sessão Científica DCS/ENSP Síntese da Mesa: Estrutura Básica da Administração Pública e Suas Atualizações.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Ministério da Cultura.
Estrutura Administrativa
Servidor como Agente da Ação Estatal
PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO
Paula Freire Faculdade Estácio de Sá Ourinhos – 2012.
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
ESTRUTURA DA CAPACITAÇÃO O que pensamos?
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Gestão Pública.
Princípios Constitucionais da Administração Pública
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Os princípios doutrinários e as conjunturas portuguesas O Liberalismo e a problemática social /06 /27.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Pág.8 A declaração dos direitos do Homem e do cidadão aprovada a 26 de Agosto de 1789 pela Constituição da Republica Francesa condenava: A sociedade de.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Políticas Públicas no Brasil Quatro modelos de relação Estado Sociedade As 4 gramáticas políticas do Brasil Clientelismo Corporativismo Insulamento burocrático.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Gestão pela qualidade em organizações públicas
DIREITO ADMINISTRATIVO
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Paradigmas da administração pública Gestão Social Paradigmas da administração pública A administração pública burocrática substituiu a administração patrimonialista. Os monarcas absolutistas confundiam o público com o privado. Empreguismo, nepotismo e apropriação abusiva não estão de acordo com o capitalismo industrial. A burocracia foi criada para separar público do privado e o político do administrador público. Qualidade, agilidade e eficiência passaram a ser características da administração pública. No século XIX o estado era liberal, mas o modelo social do estado, bastante presente no século XX, nunca garantiu preços baixos nem rapidez nos serviços públicos. A burocracia é morosa e cara. O grande problema surgiu quando o estado passou de liberal para social. No início, a função principal era garantir a propriedade e o cumprimento dos contratos. Quando o estado passou a interferir na vida social e econômica, percebeu-se a falta de eficiência. Os serviços comerciais e industriais do estado nunca funcionaram adequadamente. A cultura patrimonialista não existe como valor, mas funciona na prática. BRITO, Alexandre José Trovão. O modelo gerencial de administração pública e sua aplicação no Brasil

Paradigmas da administração pública Gestão Social Paradigmas da administração pública O modelo burocrático não conseguiu se sustentar a foi substituído pelo modelo gerencial. A reforma gerencial deu fim ao clientelismo e ao patrimonialismo. Na descentralização administrativa pode-se gerir de forma independente, mas sempre respeitando-se a lei. A descentralização pode ser territorial ou geográfica; por serviços, funcional ou técnica; por colaboração. Os contratos adotados na reforma gerencial brasileira definiam indicadores de desempenho e eram baseados na gestão da qualidade total. Uma associação ou fundação pode tornar-se uma organização social perante o poder público quando desempenhar serviço público de natureza social. É necessário ser de direito privado, sem fins lucrativos e ser instituída por particulares. Podem ajudar a melhorar os serviços públicos. Quando os recursos públicos tornaram-se escassos, as privatizações necessárias e o poder estatal mais frágil, o modelo burocrático teve que ser substituído pelo modelo gerencial. BRITO, Alexandre José Trovão. O modelo gerencial de administração pública e sua aplicação no Brasil

Paradigmas da administração pública Gestão Social Paradigmas da administração pública Os princípios que orientam a administração pública são os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Legalidade: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Impessoalidade: os cidadãos não podem ser discriminados. O tratamento deve ser de forma isonômica. Os atos públicos devem ser realizados de acordo com o a pessoa jurídica e não pela vontade do agente público. Moralidade: respeita-se os bons costumes, a lei e os valores fundamentais. O poder judiciário deve controlar os atos da administração. Publicidade: os atos públicos devem ser transparentes e nenhum pode ser sigiloso. Eficiência: os resultados devem ser otimizados. BRITO, Alexandre José Trovão. O modelo gerencial de administração pública e sua aplicação no Brasil