EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL- PNEF E FORMA DE ADESÃO DAS PREFEITURAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Advertisements

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL Um Convite à Cidadania.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
1MAIO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Diálogo Público 2006 Conhecendo o Programa Alexandre Valente Xavier Diretor-Geral do ISC.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O TCU e o controle dos gastos públicos
Lei de Responsabilidade Fiscal
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
CAE.
DIÁLOGO PÚBLICO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O PNEF JOSÉ VALTER
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Secretaria de Comunicação
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL- PNEF E FORMA DE ADESÃO DAS PREFEITURAS.

Programa de Educação Fiscal- PEF OBJETIVO: promover o exercício da cidadania mediante a sensibilização da população para a função socioeconômica do tributo e o incentivo ao controle social da aplicação dos recursos públicos. JUSTIFICATIVA: necessidade de criar no cidadão brasileiro, desde cedo, uma consciência maior da importância na relação entre qualidade e quantidade dos serviços públicos que são oferecidos pelos três níveis de governo, como contrapartida dos tributos (impostos, taxas e contribuições) pagos pela sociedade.

Programa de Educação Fiscal- PEF ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO: Inserir o conteúdo programático da Educação Fiscal na grade curricular de forma transversal, conforme proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para os ensinos fundamental e médio; Capacitar recursos humanos para disseminação da Educação Fiscal entre os Professores da rede de ensino médio e fundamental; Estabelecer parceiras com programas afins (Gestão da Política da Educação, Toda Criança na Escola, Educação Ambiental, Fortalecimento da Administração Fiscal de Estados e Municípios, entre outros).

OBJETIVOS DO PNEF: GERAL: Promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania. ESPECÍFICOS Sensibilizar o cidadão para a função sócio-econômico do tributo; Levar conhecimento ao cidadão sobre Administração Pública; Criar condições para uma relação harmoniosa entre Estado e o Cidadão.

HISTÓRICO: 1996/Maio- O Conselho Nacional de Política Fazendária-CONFAZ, foi registrado a importância da criação de um programa de conscientização tributária; 1996/Setembro- A implantação do Programa de Conscientização Tributária faz parte do Convênio de Cooperação Técnica entre a União, os Estados e o Distrito Federal; 1997- Instituição do Programa Nacional de Educação Tributária; 1999- Alteração da denominação para Programa Nacional de Educação Fiscal- PNEF, cuja gestão, atribuição e competências encontram-se delineada na Portaria Interministerial (MF e MEC) nº413, de 31/12/2002.

O PNEF Atuação em três áreas específicas: EDUCACIONAL: Educação Formal e Informal; FISCAL: Sistema Tributário Nacional (envolve instituições e servidores que atuam na arrecadação, tributação e fiscalização); SOCIAL: Estimulo a participação popular, acompanhamento e intervenção do cidadão na elaboração e execução de Políticas Públicas.

O PNEF Estrutura-se em quatro eixos temáticos: 1- Educação Fiscal como prática educacional; 2- A relação Estado, governo e cidadão; 3- O tributo como valor social; 4- O controle democrático do Estado.

O PNEF Se desenvolve em cinco módulos: Módulo I- Ensino Fundamental; Módulo II- Ensino Médio; Módulo III- Servidores Públicos; Módulo IV- Universidades; Módulo V- Sociedade em geral.

Organização Instituições Gestoras do PNEF: Ministério da Fazenda e da Educação; Escola de Administração Fazendária- GEF/ESAF Instituições responsáveis pela implementação do PNEF: Grupo de Trabalho de Educação Fiscal- GEF Estão vinculadas ao GEF: Grupo de Educação Fiscal nos Estados- GEFE Grupo de Educação Fiscal da secretaria da Receita Federal- GEFF Grupo de Educação Fiscal dos Municípios- GEFM

PRINCIPAIS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELO PNEF:  Há cerca de 3.284.941 alunos atendidos e 15.491 escolas envolvidas, no ensino fundamental e médio (dados acumulados até dezembro de 2003), sendo que, da implantação inicial, ocorrida a partir de 3 Estados pilotos, tem-se hoje uma cobertura de 100% das unidades de Federação brasileira, além da adesão de diversos municípios. Do ponto de vista da gestão, observa-se o crescimento do comportamento das instituições gestoras mencionadas, como uma ampliação do número e de áreas de atuação de instituições que compõem o grupo nacional, assim como um aumento do grau de integração entre as instituições e representantes que compõem o GEF.

Formulação Estratégica VALORES: Comprometimento com a construção da cidadania, solidariedade, ética, transparência, responsabilidade fiscal e social, expressos nas seguintes idéias-forças: na educação, o exercício de uma prática educativa na perspectiva de formar um ser humano integral, como meio de transformação social dentro de um mundo globalizado, tendo essa prática como foco a formação de cidadãos no processo de ensino e de aprendizagem e a ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades; na cidadania, objetiva possibilitar e estimular o crescente poder do cidadão quanto ao controle democrático do Estado, incentivando-o à participação individual e coletiva na definição de políticas e na elaboração de leis para sua execução;

na ética, uma gestão pública eficiente, transparente e honesta quanto à alocação e aplicação dos recursos e realização dos gastos públicos; na política, o exercício da boa governança que conte com uma gestão pública responsável, transparente e voltada à justiça social. VISÃO DE FUTURO: “Ser conhecido e incorporado por toda a sociedade brasileira”. MISSÃO: “Contribuir permanentemente para a formação do indivíduo, visando ao desenvolvimento da conscientização de seus direitos e deveres no tocante ao valor social do tributo e ao controle do Estado democrático”.

DIRETRIZES: A ênfase no exercício da cidadania; Sua implementação, de âmbito nacional, deverá envolver os três níveis de governo; Suas ações, com caráter de educação permanente, deverão estar desvinculadas de campanhas de premiação com finalidade exclusiva de aumento de arrecadação; A partir do enfoque na educação como mecanismo de transformação social, deverá se nortear pelo princípio político, estético e ético das Diretrizes Curriculares Nacionais, pela legislação educacional vigente, respeitando as diretrizes nacionais, estaduais e municipais e pela autonomia.

Capacitação de Professores  Palestras, textos, oficinas de trabalho  Fundamentação em cidadania, tributação, gestão pública, lei de responsabilidade fiscal Material Didático: Apostila Seminários  Metodologia: Crítica e reflexiva

PNEF no Amazonas  No Amazonas a Educação Fiscal foi implantada em 1999 como um projeto piloto, abrangendo 10 escolas da rede municipal de Manaus e 10 da rede estadual. Em 2001 foi universalizada como tema transversal em todas as escolas da rede estadual de Manaus. No Município de Manaus existem atualmente 25 escolas que estão com o programa implantado e 41 escolas que estão entrando este ano na implantação do programa.

No interior do Estado já foram atingidos 23 municípios: Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba, Barcelos, Tabatinga, Maués, Borba, Carauari, Lábrea, Eirunepé, Manicoré, Boca do Acre, Humaitá, Coari, Tefé, Barreirinha, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Codajás e Autazes. Para 2005 está definida a implantação no Município de Presidente Figueiredo, além da implementação nos municípios já implantados. Outros municípios já estão sendo estudados para implantação.

PNEF nos Municípios SENSIBILIZAÇÃO INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL E CRIAÇÃO DO GRUPO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CURSO DE FORMAÇÃO DE DISSEMINADORES À DISTÂNCIA

Augusto Cecílio Contato Secretaria de Estado da Fazenda Endereço: Av. André Araújo, 150, 2º andar, Sala 207 Manaus – Amazonas Telefone (FAX): (92) 611-4743 Email: acecilio@sefaz.am.gov.br Augusto Cecílio