Situação de Abrangência Brasil 1.745.419 crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) 81.950 gestantes (média mensal de gestantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Advertisements

DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
O trabalho da SDH/PR para apoiar os prefeitos e prefeitas na promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes nos municípios Angélica Moura Goulart.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Assembléia Distrital Gov Eleito Wellington Gov Felipe ASSEMBLEIA DISTRITAL SECCIONAL TESOURARIA.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.

Gestão Orientada para Resultado
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Imagine o que pode realizar a força de um multiplicada por milhões
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Fundo Nacional de Assistência.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Carolina Gabas Stuchi.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO TCU Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições do Controle Interno Federal à Gestão Municipal.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Gestão da politica pública de Assistência Social em São Luís/MA Diálogo Publico São Luis, 24 de agosto/2006 Maria de Jesus Bonfim de Carvalho.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: Atuação dos agentes do controle social Por: Séfora Alice Rôla.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-RO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann Médica Pediatra e Sanitarista Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Representante Titular da CNBB.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
CAE.
Controle de Gastos Públicos
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
O BANCO DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
1 Sistema do Processo Legislativo Roberto da Silva Depto. de Informática e Desenvolvimento Organizacional.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Apresentação - formação
Transcrição da apresentação:

Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes acompanhadas) líderes comunitários atuantes pessoas nas equipes de apoio famílias (média mensal de famílias acompanhadas) paróquias com Pastoral da Criança comunidades acompanhadas municípios com Pastoral da Criança Fonte: Relatório de Evolução - Fabs cadastradas no 4º Trimestre de 2003

Situação de Abrangência Estado de São Paulo crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes acompanhadas) líderes comunitários atuantes pessoas nas equipes de apoio famílias (média mensal de famílias acompanhadas) 1044 paróquias com Pastoral da Criança comunidades acompanhadas 383 municípios com Pastoral da Criança Fonte: Relatório de Evolução - Fabs cadastradas no 4º Trimestre de 2003

Situação de Abrangência Arquidiocese de São Paulo crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) 661 gestantes (média mensal de gestantes acompanhadas) líderes comunitários atuantes 1087 pessoas nas equipes de apoio famílias (média mensal de famílias acompanhadas) 124 paróquias com Pastoral da Criança 235 comunidades acompanhadas Fonte: Relatório de Evolução - Fabs cadastradas no 4º Trimestre de 2003

ATUAÇÃO DAS LIDERANÇAS DA PASTORAL DA CRIANÇA NO CONTROLE SOCIAL A Pastoral tem uma longa história de envolvimento no controle social o 873 Conselheiros Municipais de Saúde no Brasil o 61 no Estado de São Paulo o 08 nos Conselhos Gestores de Saúde do Município de São Paulo o03 nos Conselhos Tutelares

ENVOLVIMENTO DA PASTORAL DA CRIANÇA COM POLÍTICAS PÚBLICAS o Através da Criação da REBIDIA(Rede Brasileira de Informação e Documentação da Infância e Adolescência o Para criar uma sociedade mais justa e fraterna

O que são Políticas Públicas para Pastoral da Criança o Saúde o Saneamento Básico o Alimentação Enriquecida o Criação e Manutenção Escolas de Qualidade o Lazer e Geração de Renda

A Pastoral da Criança mobiliza lideranças para se capacitarem como articuladores dos Conselhos Municipais de Saúde e outros: o Para vencer a mortalidade infantil o Para multiplicar o saber e a solidariedade

COMO ACONTECE O CONTROLE SOCIAL NA PASTORAL 1.Nas conversas com as mães, acompanhando as famílias, nas visitas domiciliares; 2.Envolvendo a comunidade através de rodas de conversas(Bate papo); 3.Na participação de Conselhos.

1.Nas famílias: O controle social conta com atuação fundamental do líder e com desenvolvimento da nossa metodologia, que compreende: oVISITAS DOMICILIARES oCELEBRAÇÃO DA VIDA oREUNIÕES DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO

COMO ACONTECE O CONTROLE SOCIAL NAS AÇÕES BÁSICAS o Cuidando do pré-natal da criança o Seguindo os Indicadores de Oportunidades e Conquistas o Dando uma especial atenção para os Indicadores de Mortalidade Infantil

2. Envolvimento da Comunidade Organização de pequenos de bate papo para debater e solucionar problemas através do método: o VER o JULGAR o AGIR o AVALIAR o CELEBRAR

3. Participação nos Conselhos A participação se dá através da participação em : o Planejamento de atividades e projetos; o Acompanhamento e Execução; o Fiscalização; o Denúncias de eventuais abusos ao Ministério Público.