Normas de Educação Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Advertisements

Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
REITOR (Carlos A. Rosa) PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (Julio Simi) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (Arlete Bordin) COORD GERAL DE LEGISLAÇÃO, LOTAÇÃO, CADASTRO.
Resoluções Acadêmicas
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Amapá
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Amazonas Uadson Ulisses Marques.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Piauí
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
1 Ana Cristina Melo de Pontes Analista de Controle Externo Licitações O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro.
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Apresentadora: Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Analista de Controle Externo
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Gestão de Pessoas com Deficiência Trajetória e Desafios
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
Os Institutos Federais de Educa ç ão, Ciência e Tecnologia.
4ª. MISSÃO DE SUPERVISÃO DO PROBIO II EMBRAPA Clara Oliveira Goedert Coordenadora PROBIO II / EMBRAPA Maria Viana de Almeida Consultora PROBIO II / EMBRAPA.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Provas de Concursos Anteriores
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Transcrição da apresentação:

Normas de Educação Corporativa Resolução TCU nº 212, de 25 de junho de 2008 Instituto Serzedello Corrêa

Estrutura da Resolução 165/2003 1. Disposições Gerais (Princípios e Definições) 2. Da Participação em Eventos 3. Do Estudo de Idioma Estrangeiro 4. Dos Eventos de Diálogo Público 5. Dos Cursos Externos de Graduação e Pós-Graduação 6. Da Licença-Capacitação 7. Da Retribuição pela Atividade Docente 8. Disposições Finais Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Estrutura da Resolução 212/2008 1. Disposições Gerais (Princípios e Definições) 2. Do Projeto Pedagógico e da Gestão Educacional 3. Da Participação em Eventos 4. Do Estudo de Idioma Estrangeiro 5. Dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação 6. Da Licença para Capacitação 7. Da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso 8. Disposições Finais Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Motivações da Nova Resolução Representação Serec e Secex/RJ sobre limites da LC Ajustes de redação para corrigir problemas de interpretação e prever melhorias nos processos de trabalho do ISC Conceitos coerentes com normas recentes (Res. 187/2006) Ajustar competências e estrutura TCU (Res. 199/2006) Eliminar restrições e ampliar possibilidades de uso da LC e do RECJT, bem como estabelecer limites temporais Prever os mecanismos de especialização: afastamento integral; RECJT; bolsa de estudos de pós-graduação e Programa de Pós-Graduação do TCU Prever portarias para procedimentos operacionais Regulamentar a Gratificação por encargo de curso ou concurso (Lei 8.112/1990 e Decreto 6.114/2007) Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 1. Disposições Gerais (Princípios e Definições) Ajustes na redação dos arts. 2º e 3º e inclusão de novos conceitos: - educação corporativa - ação educacional - programa educacional - evento e modalidades de evento - pós-graduação - unidade organizacional Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 2. Do Projeto Pedagógico e Gestão Educacional Previsão do Projeto Pedagógico de Educação Corporativa no TCU, proposto pelo ISC e instituído por Portaria do Presidente – art. 4º Objetivos do projeto pedagógico institucional – art. 5º Processo Educacional com base em diretrizes, métodos e padrões de qualidade aplicáveis às ações de TD&E (Modelo NBR ISO 10015:2001) – art. 6º Proposição pelo ISC dos procedimentos inerentes ao processo de TD&E (diagnóstico, planejamento, execução, avaliação e coordenação) – §único art. 6º Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Instituto Serzedello Corrêa – ISC Processo de TD&E (ISO 10015) Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 3. Da Participação em Eventos Iniciativa, justificação do solicitante, manifestação do dirigente e proposta de aplicação – arts. 7º, 8º e 14 Escalonamento de competências Presidente, ISC e dirigentes proporcional ao investimento – arts. 9º e 10 Requisito de anuência expressa do dirigente – art. 13 Verificação do compromisso de permanência antes de alterações funcionais (Segep) – §2º art. 13 Cumprimento de obrigações funcionais e aspectos relativos ao desempenho do servidor - §3º art. 13 Ajustes em procedimentos de secretaria (inscrição, matrícula, obrigações e penalidades) – arts. 17 a 21 Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Etapas da Participação em Eventos Aprovação ou C/Aproveitamento Aplicação Conclusão Confirmação Participação Faltas Desempenho Reprovação ou S/Aproveitamento Matrícula Inscrição Licenças e afastamentos legais Requerimento circunstanciado Remoção que impeça participar Solicitação Desistência (justificada ou não) Trancamento ou Abandono Apuração de responsabilidade e Aplicação de penalidades Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 4. Do Estudo de Idioma Estrangeiro Eliminação da restrição de concessão a servidores de bolsa de estudos para mais de um curso por período letivo – art. 22 Competência do ISC para fixar limites, procedimentos e prazos para concessão da bolsa a servidores e autoridades – art. 22 c/c art. 48 Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 5. Dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Objetivos dos incentivos à especialização – art. 28 Incentivos: Afastamento Integral, RECJT, Bolsa de Estudos e Programa de Pós-Graduação do TCU – art. 29 Ampliação do RECJT: outras graduações, servidores de cargo de nível médio, cursos EaD e período de elaboração de trabalhos de conclusão de curso de pós, incluindo os cursos promovidos pelo ISC (Programa de Pós- Graduação do TCU) – art. 29 Manutenção do limite de 5% de ausências simultâneas Competência do Segedam para conceder RECJT – art. 31 Previsão de Portaria conjunta ISC-Segep para fixar os procedimentos operacionais – art. 32 Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 6. Da Licença para Capacitação (LC) Associação às competências requeridas e exclusão da restrição a ações promovidas pelo TCU – caput art. 33 Usos preferenciais e ampliação da LC para seleção de pós stricto sensu e certificação profissional – §2º art. 33 Motivação do dirigente para incentivo à titulação stricto sensu e certificação profissional – §3º art. 33 Limite de 7% para ACEs e para demais cargos – art. 34 Fracionamento em 3 vezes com mínimo 5 dias – art. 35 Planejamento de escalas na unidade e manifestação do Dirigente – §§1º, 4º e 5º art. 36 Comprovação de participação – §6º art. 36 Portaria ISC-Segep e concessão Segedam – arts. 37 e 38 Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 7. Da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso Compatibilização com Lei 8.112/90, alterada Lei 11.314/2006 e regulamento Decreto 6.114/2007 – art. 39 Especificação das atividades passíveis de percepção da gratificação – §1º art. 39 Restrições para pagamento de material institucional e treinamento em serviço – §3º art. 39 Previsão de compensação de horas – art. 40 Previsão de pagamento em regime de cooperação com outras instituições – parágrafo único art. 42 Portaria do ISC fixa valores e critérios de seleção – arts. 43 e 45 Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Principais alterações Res. 212/2008 8. Das Disposições Finais Previsão de vigência das novas regras para solicitações de incentivos (LC e RECJT) autuadas após a data de publicação da nova Resolução – art. 46 Presidente pode fixar em portaria critérios de priorização para concessão de incentivos – art. 47 Competência do ISC para estabelecer procedimentos inerentes a educação corporativa, ressalvadas as competências privativas do Presidente – art. 48 Revogações de normas anteriores, incluindo portarias a serem reeditadas (Portarias 82/2003 e 66/2006) – art. 49 Instituto Serzedello Corrêa – ISC

Informações adicionais portal2.tcu.gov.br Instituto Serzedello Corrêa isc@tcu.gov.br