Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.

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Transcrição da apresentação:

Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido

Jovens e o Jornal e Educação Abrangência 121 instituições de ensino 31 municípios do estado da Bahia professores e estudantes Programa de Jornal e Educação A TARDE Educação Criado em 1996 – foco na educação básica Walter Von Czékus Garrido

Dificuldades inicias e processos de mudança Jovens e o Jornal e Educação O que mobilizaria jovens estudantes para leitura de jornais ? - acesso aos jornais e oficinas de práticas leitoras. - a elaboração de PP possibilitaram que o programa A TARDE Educação passasse a incorporar o cotidiano escolar. - mudança de estratégia: professores como meio e estudantes como fim na formação de leitores. Os professores não eram leitores de jornal Ausência de Projetos Pedagógicos nas escolas. Professores como fim do processo de formação de leitura Walter Von Czékus Garrido

O Fórum de Jovens Sobre Jornal e Educação - paralelamente ao Encontro Nacional de Jornal na Educação em Salvador (setembro 2001). Jovens e o Jornal e Educação Publico do Fórum 40 adolescentes (13-18 anos) de escolas e organizações não governamentais que desenvolviam ações educativas utilizando os meios de comunicação – parceria com a Cipó Comunicação Interativa. Metodologia de Trabalho Formação de grupos de trabalho a partir do uso do jornal na educação em diversos segmentos: no grêmio, na sala de aula, extra-classe, em ações complementares à escola e na comunidade – ligação via internet com grupos externos. As conclusões do Fórum de Adolescentes foram apresentadas aos participantes do Encontro Nacional de Jornal na Educação no último dia do evento. Walter Von Czékus Garrido

Fórum de Jovens Sobre Jornal e Educação - Síntese Jovens e o Jornal e Educação Protagonista Mobilização pela comunicação através de jornais mural ou impressos e pelos grêmios estudantis, possibilidade de ampliar relações com a escola, os professores, a comunidade – a idéia é participar na construção das regras. Sobre os jornais Os jornais em geral abordam notícias de interesse jovem, o problema está na forma da comunicação – adequação de linguagem e maior cobertura sobre protagonismo infanto-juvenil. Outros meios Além de leitores, o jovens são consumidores de informação (usam blogs, Orkut, msn, MP3, vídeos, lêem revistas e livros, ouvem rádio, assistem tv e vão ao cinema) - necessidade de interatividade/inter-relações de meios. Walter Von Czékus Garrido

Mudança de conceito Jovens e o Jornal e Educação...conceito que remete ao contexto de forma crítica, aos modelos ideológicos contemporâneos e a identificação do sujeito leitor com o seu tempo/tempo do mundo. Ler não é apenas a decodificação da escrita, mas compreender o sentido das idéias. Walter Von Czékus Garrido

...antes do Fórum de Jovens Sobre Jornal e Educação Atuação pedagógica no letramento PCN – áreas de conhecimento/disciplinas Periodicidade anual...depois do Fórum de Jovens Sobre Jornal e Educação Atuação pedagógica em educação aberta PCN – temas transversais Periodicidade indeterminada Abordagens pedagógicas de jornal e educação Jovens e o Jornal e Educação Walter Von Czékus Garrido

Formação do Leitor – A TARDE Educação Ideologia - Defesa dos direitos sociais; - Concordância com os valores pessoais. Imagens - Charges; - Fotos; - Ilustrações; - Infografias. Estilo textual - Linguagem cotidiana; - Mensagens curtas e leves; - Emocionar. Sujeito Leitor PCN Temas Transversais - Ética; - Saúde; - Sexualidade; - Meio ambiente; - Pluralidade cultural; - Trabalho e Consumo. Teorias Educacionais - Pedagogia Crítica; - Teoria da Complexidade; - Psicologia Social. Jovens e o Jornal e Educação Walter Von Czékus Garrido

Proposições Jovens e o Jornal e Educação Conectar leitura do jornal impresso com outros canais - múltiplas abordagens observando outras lógicas/canais de comunicação Conselho Leitor para jovens de forma permanente e continuada Pesquisar o impacto dos programas de jornal e educação no negócio jornal – foco em resultado de longo prazo. Informação/Comunicação: proposta lúdica e interativa Alinhar os diversos setores do jornal com o programa de Jornal e Educação Walter Von Czékus Garrido

Leitor Habitual Desejo de Ler Prazer da Leitura Formação do Leitor Jovens e o Jornal e Educação Seduzir para Ler Walter Von Czékus Garrido

Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido