O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
Secretaria de Políticas para as Mulheres
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Curso Educação em Direitos Humanos
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
TRABALHO DO PEDAGOGO NA REDE PUBLICA
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Faculdade Albert Einstein-FALBE
EPBM – 8° ano Levi Cardozo.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Como Vai a Educação Básica Brasileira
Resiliência (etapas 2 e 3)
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Avaliação Educacional Externa
Indicadores sociais e educacionais
Música...3:10.
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
Inclusão que bicho é esse?
E DUCAÇÃO NO B RASIL : ONDE ESTAMOS ? Paula Louzano FEUSP - POEB Aula 2 1º semestre 2012.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
• Manejo – Formação – Professor.
EJA Realengo Turma C 3º período Professora Taissa Agricola dos Santos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL ANITA GARIBALDI BARÃO DO RIO BRANCO-1720-BAIRRO:GLÓRIA IJUÍ-RS ALUNOS :320 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:38.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Transcrição da apresentação:

O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero Ana Elisa RA: Larissa da Silva Santos RA: 3972682 Michel Nascimento RA: 965430-5 Rita de Cassia RA: 167119-7 Tatiane RA: 914008-5

Objetivos Buscar analisar o nível de discernimento dos alunos quanto às questões relacionadas á educação e a diferença entre meninos e meninas na sala de aula e na vida. Apresentar um breve histórico sobre as diferenças de gênero na Educação brasileira ao longo do tempo. Mostrar a situação atual e como estão inseridos homens e mulheres na educação atual.

Conteúdo Educação no Brasil – qual a situação atual? Estrutura física precária das escolas; Baixos salários dos professores; Super lotação das salas de aula; Desvalorização profissional Falta de propostas pedagógica de qualidade; Número baixo de horas em sala de aula.

Dados da Unesco Relatório indica que índices de repetência e abandono da escola no país são os mais elevados da América Latina. “Dados de 2010” Índice de repetência do ensino fundamental (18,7%) a média mundial (2,9%). Cerca de 13,8% largam os estudos já no primeiro ano do ensino básico a média mundial é de (2,2%)

Dados da Unesco Na avaliação da Unesco, o Brasil poderia se encontrar em uma situação melhor se não fosse a baixa qualidade de ensino. Das quatro metas qualificáveis usada pela organização, o País registra altos índices em três (atendimento universal, igualdade de gênero e analfabetismo), mas um indicador muito baixo no percentual de crianças que ultrapassa o 5º ano.

As questões do gênero Desigualdades socialmente estabelecidas nos últimos anos entre homens e mulheres; Vulnerabilidades culturais em todos estados da sociedade; Discriminação social; Mulher, um claro papel subordinado;

Mudanças com... Liberação sexual e liberdade em relação ao próprio corpo; Movimentos feministas; A própria democratização da sociedade; Apesar de todo esse avanço, a situação do mulher na sociedade brasileira continua com sérios problemas a serem resolvidos;

Pirâmide educacional ; 1994 – Retraimento do analfabetismo entre mulheres jovens; Desempenho escolar centralizado no sexo feminino; A partir da 5º série os meninos tem maior evasão escolar; Na década de 90 - 52% das matriculas no ensino superior eram de mulheres; Desigualdade salarial em homens e mulheres.

Técnica Didática Aula expositiva; Apresentação de slides; Discussão em grupo sobre o tema; Resolução de questões; Trabalho extra classe onde os alunos entrevistem pessoas de várias faixas etária para descobrirem na prática quais eram as dificuldades encontradas pelos mais velhos na educação menos atual.

Introdução Breve histórico das diferenças entre homens e mulheres na Educação brasileira. Quais foram as dificuldades encontradas Quais foram os fatores que favorecem as mudanças? Qual o cenário atual na Educação Brasileira sobre as questões de gênero? O que podemos esperar para o futuro?

Contextualização Texto básico: “ A Educação e as desigualdades sociais no Brasil “Um enfoque por raça e gênero”. Alberto Noé e Ana Luiza Balassiano

Desenvolvimento Instrumentalização: Montar junto aos alunos pequeno questionário para que eles façam a entrevista Análise: Incentivá-los a procurar mais textos ou livros sobre o tema e assim cheguem a suas próprias conclusões. Síntese: Fazer uma discussão com toda a classe sobre o resultado da entrevista de cada grupo.

Conclusão Possibilitar aos alunos observar as diferenças nas questões de gênero que existem hoje e existiram na educação brasileira nas diversas etapas da história do país. Tentar chegar com os alunos à conclusão se houveram melhorias ou estagnação em relação ao tema.

Avaliação Observar o interesse de cada aluno com relação ás questões inerentes ao tema. Se houve interesse em fazer a entrevista proposta e a dinâmica na discussão sobre o resultado da entrevista.

Recursos Textos Livros Data show Slides

Cronograma 2 horas/aula

Bibliografia http://www.antroposmoderno.com/antro- articulo.php?id_articulo=242 http://www.radioagencianp.com.br/index.php?option=co m_content&task=view&id=5659&Itemid=43