Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém
Reunião sobre levantamento sobre TI realizado em julho e agosto/2012 Agenda Estrutura Organizacional Sistemas de Informação e Sig-Fapespa Suporte ao usuário, Infraestrutura e Redes Necessidades urgentes
Sobre a estrutura organizacional da Fapespa NUSII
Sobre a estrutura organizacional atual Do NUSII Maryanne Gerente de Sistemas Gerente de Sistemas Externos Gerente de Projetos Maryanne Lourdes Analista de Requisitos Desenvolvedor Analista de Testes Maryanne/Bruno Maryanne/Bruno/Lourdes Maryanne/Bruno/Lourdes
Espaço Físico atual Do NUSII Banheiro Área de Ventilação Higor Rodrigo Felipe Maryanne Lourdes Bruno
Problemas Principais Setor de TI não está estruturado adequadamente, ou seja, apenas uma equipe para atender todos os tipos de solicitações Falta pessoal e cargos/responsabilidades Setor de TI não gerencia o orçamento de TI da organização Espaço físico insuficiente Infraestrutura insuficiente, falta de equipamentos para atender as demandas
Soluções Propostas quanto a estrutura organizacional Trocar o nome do setor de NUSII para Tecnologia da Informação, refletindo melhor a natureza da equipe Dividir a TI em áreas conforme novo organograma proposto Integrar equipe da UFPA ao setor e formalizar os novos cargos Centralizar orçamento para aquisições relacionadas a informática no setor de TI Propor maior participação da área de TI em decisões que venham influenciar o seu trabalho Criar o plano organizacional centralizando todas as informações da área de TI
Novo organograma para o setor de TI
Área de Sistemas de Informação Coordenação: Maryanne Pacheco/Anderson Costa
Atividades realizadas Levantamento dos sistemas utilizados na FAPESPA Entendimento dos requisitos do sistema SIG-Fapespa SIG-FAPESPA (versão nova) - Em fase de testes (NUSII) - Integração com o sistema atual: - Temporariamente suspensa: falta de mão-de-obra; - Responsabilidade do NUSII e equipe localizada no MT (em fase de contratação).
SIG-FAPESPA (versão nova) Em fase de testes no NUSII; Próxima fase: integração com a versão antiga Integração de funcionalidades; Integração de banco de dados. Equipe responsável pela integração: NUSII e equipe situada na UFMS (ainda em fase de contratação). Problemas na integração: Falta de mão-de-obra; Funcionalidades desenvolvidas pelo NUSII para FAPESPA, que devem estar em concordância com o sistema usado pelas outras FAPs SIG-FAPESPA (versão nova) - Em fase de testes (NUSII) - Integração com o sistema atual: - Temporariamente suspensa: falta de mão-de-obra; - Responsabilidade do NUSII e equipe localizada no MT (em fase de contratação).
Coleta de Requisitos SigFapespa
Metodologia Entrevistas semi-estruturadas Roteiro de Entrevistas Entrevistadoras: Silvia Nunes e Joyce Bastos Entrevistados: stakeholders (partes interessadas no sistema). Elaboração da Lista de Requisitos Comparação entre requisitos solicitados, os existentes no sistema novo e os existentes apenas no sistema atual
Stakeholders Identificação dos Stakeholders a partir do Organograma Diretoria Científica: Profº Moacir Diretoria de Operações Técnicas: Sibele Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças: Eduardo Diretoria Administrativa: Silvânia Diretorias Contactadas A diretoria científica é a que mais utiliza o sistema em funcionamento atualmente, e dentre as coordenadorias existentes as que efetivamente o utilizam seriam a Coordenadoria de Editais, Contratos e Convênios e a Coordenadoria de Seleção e Avaliação. A diretoria de operações utiliza parcialmente o sistema, sendo interessante identificar exatamente o que é utilizado, o que necessita ser alterado, além das novas funcionalidades a serem implementadas As diretorias de Planejamento, Orçamento e Finanças e a Administrativa não utilizam o sistema atual. O levantamento de requisitos nessas diretorias seria de identificar se existem demandas de funcionalidades para o sistema, visando atender as necessidades de melhoria dessas diretorias.
Diretoria de Operações Técnicas Participantes: Sibele, Maryanne, Silvia e Joyce Pauta: Funcionalidades do módulo de Bolsas do SIG-FAPESPA. Conclusão O módulo atendeu as expectativas; Requisitos de Adequação Atualizações identificadas: Termo de concessão; Publicação do Diário Oficial do Estado – DOE (número e data); Fonte de Recursos (exemplo CNPq, FAPESPA, dentre outros); Adição da funcionalidade “Prorrogação de Bolsas Adição da funcionalidade “Relatório de Instrumentos Legais” Próxima Pauta: Acompanhamento Técnico de Bolsas Foram apresentadas as funcionalidades do módulo de Bolsas do SIG-FAPESPA tanto do sistema atual quanto do sistema novo, com o intuito de verificar se as funcionalidades existentes atendem as necessidades da diretoria.
Diretoria Científica Participantes: Prof.ª Maria Angélica, Alexandre Diniz, Silvia Nunes e Joyce Bastos. Pauta: Coleta de Requisitos Sig-Fapespa. Conclusão: Definição de uma nova metodologia para coleta de requisitos. Identificação de fornecedores de requisitos; Definição de reuniões dividida por módulos do sistema.
Suporte ao Usuário, Infraestrutura e Redes Coordenação: Vagner de Brito Nascimento (UFPA)
Necessidades Urgentes para o Projeto ser executado
Necessidades Urgentes para o Projeto ser executado Liberação de recursos do projeto para contratação de equipe Aquisição de equipamentos – termos de referência sendo encaminhados Espaço físico (sala de reuniões?) e infraestrutura Credencial para entrada no prédio Portaria interna nomeando os responsáveis pelo setor de TI
Necessidades Urgentes para o Projeto ser executado Institucionalizar sistema de atendimento ao usuário Dar autonomia sobre compras de TI para o setor de TI Liberar um auxiliar administrativo para ajudar o setor Início das atividades com a Fundect
Necessidades a médio/longo prazo Solicitar mais vagas de funcionários para a Fapespa Deliberar sobre contratos com a PRODEPA, problemas de energia, etc