Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Enquanto isto na roça....
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Avaliação Psicomotora
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Tecnologia em Marketing
Concepções de Aprendizagem.
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Behaviorismo.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Psicologia Educacional.
Conceitos de aprendizagem
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O que é Aprendizagem?.
Teorias de Aprendizagem
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Teorias da Aprendizagem
O aluno elaborando conceitos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Teoria Sociocultural.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
Fisiologia e Comportamento
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Cognição nas organizações
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Teorias de Aprendizagem
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Teorias de aquisição da linguagem
PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Comportamento Organizacional
Processamento de Informação
Teorias Educacionais.
Professor Dr. Renato Vaz
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Transcrição da apresentação:

Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva Introdução Profa. Cibelle Celestino Silva

Teorias não são eternas... TEORIA é uma construção humana para interpretar sistematicamente uma área de conhecimento. Construídas para prever e explicar fenômenos São constituídas de conceitos e princípios Conceitos são signos que apontam regularidades em objetos e eventos. São usados para pensar e dar respostas rotineiras e estáveis. Princípios são relações significativas entre conceitos. As teorias são mais amplas que os princípios. Subjacentes às teorias, estão sistemas de valores ou visões de mundo, que mudam com o tempo e com a cultura. Teorias não são eternas...

APRENDIZAGEM   Condicionamento, mudança de comportamento, aquisição de informação, aumento de conhecimento, resolução de problemas, construção de novos significados, revisão de modelos mentais, etc. O conceito de aprendizagem tem vários significados não compartilhados entre os teóricos da área

Teorias de aprendizagem Comportamentalista (Pavlov, Skinner, etc.) Cognitiva (Piaget, Vygotsky, Johnson-Laird, etc) Afetiva (Rogers, Novak) Psicomotora (Gestalt, Lewin, etc)   Neste curso, enfatizamos as teorias de aprendizagem comportamentalistas e cognitivas.

Teorias de aprendizagem Comportamentalismo ou behaviorismo Aprendizagem cognitiva (lat. cognitione – conhecimento) armazenamento organizado de informações na memória de quem aprende “estrutura cognitiva”

Teorias de aprendizagem  São diferentes de modelos de ensino. Elas são construídas para interpretar a área do conhecimento que chamamos aprendizagem. Representam o ponto de vista de um autor ou autores. Mudam com o tempo e dependem de fatores sociais, políticos, culturais e econômicos da época.

Comportamentalismo Ênfase nos comportamentos observáveis e controláveis: respostas aos estímulos externos o comportamento é controlado por suas conseqüências não há hipóteses sobre as atividades mentais que ocorrem entre o estímulo e a resposta embasou a “instrução programada” nas décadas de 60 e 70 e influencia o ensino até os dias de hoje

Cognitivismo enfatiza a cognição, o ato de conhecer, como o ser humano conhece o mundo estuda os processos mentais, isto é, o como conhecemos se ocupa da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação percepção, resolução de problemas, tomada de decisões, compreensão, etc

Cognitivismo Construtivismo = cognitivista + interpretacionista. O ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não somente de responder a ele. O aluno deixa de ser visto como mero receptor de conhecimento e passa ser considerado agente da construção de sua estrutura cognitiva

ensino “centrado no aluno” e “escolas abertas” Humanismo enfatiza o aprendiz auto-realização da pessoa além do intelecto, considera sentimentos e ações domínio afetivo ensino “centrado no aluno” e “escolas abertas”