ELTON MAYO EQUIPE: ÉTICA ORGANIZACIONAL NOMES: Ana Karolline de Souza Bruna Letícia Martins Guilherme de Matos Alves Kamila Bastos Ortiz Cubilla Correa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA HUMANÍSTICA OU HUMANISTA OU DAS RELAÇÕES HUMANAS.
Advertisements

Críticas à Abordagem Clássica da Administração
Profa: MS. Nhandeyjara de Carvalho Costa
O PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUAS TEORIAS
Histórico e Tendências das Teorias Administrativas
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DECORRÊNCIAS DA TRH Apreciação crítica.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração – Principais correntes
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Editora Campus/Elsevier
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
TEORIA NEOCLÁSSICA E TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
Principais características da Escola de Relações Humanas
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Escola das Relações Humanas
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
A Escola de Relações Humanas
Profa. MSc Míriam VC Franzese
Teorias da Administração I
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 04
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teoria Geral da Administração
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Teorias gerais da administração
Teoria Geral da Administração
Teoria geral da administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Administrativa
PROCESSOS GERENCIAIS Processos Gerenciais.
Teoria Geral da Administração
Teoria das Relações Humanas
Teorias administrativas
Gestão Organizacional
Euclides José Martin Amaral Maj BMRJ
1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.
Teoria Clássica Origens
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NAS PESSOAS
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Escola Relações Humanas
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
4º fase:sala de montagem de terminais  Inicio-se em novembro de 1931 á maio de 1932  Grupo...era formado por nove soldadores e dois inspetores e um observador.
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Revisão sobre os Estudos da Motivação
- - Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações.
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Escola das Relações Humanas
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS E AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Teoria das Relações Humanas
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
Transcrição da apresentação:

ELTON MAYO EQUIPE: ÉTICA ORGANIZACIONAL NOMES: Ana Karolline de Souza Bruna Letícia Martins Guilherme de Matos Alves Kamila Bastos Ortiz Cubilla Correa Luana Regina Barbieri Marcio Nadolny

Data de nascimento e morte do estudioso Nasceu em 26/12/1880. Sua natal é Austrália na cidade de Adelaide. Faleceu em 07/09/1949 no Reino unido.

Escola de Administração Pertencia a uma Escola de Administração de Empresas de Harvard sendo professor e diretor de pesquisas. Influenciou outras escolas de administração, como a Escola Comportamental e a Escola do Desenvolvimento Organizacional, entre outras.

Principal colaboração/estudo O Principal estudo foi experiência de Hawthorne , entre 1927 e 1932. Objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotação do pessoal. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque.

Principal colaboração/estudo TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES Trata da organização como uma máquina. Trata a organização como um grupo de pessoas. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Enfatiza as pessoas Inspirada em sistemas de Engenharia Inspiradas no sistemas da psicologia Linhas claras de autoridade Autonomia do empregado Especialização e competência Técnica Confiança e abertura Acentuada divisão do trabalho Ênfase nas relações humanas entre as pessoas Confiança nas regras e nos regulamentos Confiança nas pessoas Clara separação entra linhas e Staff Dinâmica grupal e interpessoal

Críticas ao seu estudo Apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais. "Tudo isto é muito interessante, mas o que psicólogos e teóricos em geral parecem esquecer é que tenho que obter lucro e produzir bens. O bem-estar é muito justo no devido lugar, mas é, no final das contas, um problema secundário na indústria e não a sua função principal.“(Elton Mayo). Limitação no campo experimental, sua principal crítica é a de natureza analítica. Suas pesquisas concentram-se em campos muito pequenos de variáveis e ao estudá-las não levar em conta as demais. Isto levou com o tempo a um certo descrédito de sua teoria. O seu enfoque manipulativo e certamente demagogo não deixou de ser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos.

Teoria Comportamental A Visão Opinião dos Industriais O que dizem os Psicólogos O que dizem os Sociólogos E seus seguidores

Curiosidades Na Austrália, estudou as sociedades Aborígenes. Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios da administração clássica de Taylor e Fayol. Substitui a ênfase na estrutura das tarefas, pela ênfase nas pessoas. Criou a Teoria de que as pessoas eram incentivadas por estímulos financeiros.

Referências Bibliograficas http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/RH.html http://www.slideshare.net/PattyCoelho/georges-elton-mayo-presentation http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/index.php?option=com_content&view=article&id=74:elton-w-mayo&catid=10:gurus&Itemid=10 http://www.infoescola.com/administracao_/experiencia-de-hawthorne/