História da Terapia Cognitiva

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Transcrição da apresentação:

História da Terapia Cognitiva

- A terapia cognitiva teve início na década de 60 a partir de pesquisas de Aaron Beck com pacientes deprimidos. - Suas pesquisas inicialmente tentavam substanciar a teoria da depressão psicanalista a qual sugere que a depressão seria uma espécie de raiva retroreflexa. - Em suas observações clínicas ele percebeu uma tendência negativa no processamento cognitivo dos indivíduos deprimidos (FREEMAN e DATTILIO, 1998)

MODELO COGNITIVO DA DEPRESSÃO Tríade cognitiva - visão negativa sobre si - visão negativa sobre o mundo - visão negativa sobre o futuro (FREEMAN e DATTILIO, 1998)

“A TC se posiciona “advogando a lógica como uma poderosa ferramenta para a obtenção do equilíbrio psicológico humano” (ABREU, 2004, p. 278). “Penso, logo existo”

“Não é a situação (ou o contexto) que determina o que as pessoas sentem, mas o modo como elas interpretam (e pensam) os fatos em uma determinada situação” (ABREU, 2004, p.278).

Na terapia cognitiva o pensamento possui caráter determinante “e, à sua disfunção, toda uma variedade de psicopatologias” (ABREU, 2004, p.279)

Beck (1964) ressalta que a TC é uma psicoterapia breve, estruturada, orientada ao presente, para depressão, direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais.

“É descrita como uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva, com metas claras e definidas, focalizando o presente e utilizada no tratamento dos mais diferentes distúrbios psicológicos. Seu objetivo principal consiste em produzir mudanças nos pensamentos e nos sistemas de significados (crenças) dos clientes, evocando uma transformação emocional e comportamental duradoura e não apenas um decréscimo momentâneo dos sintomas” (ABREU, 2004, p.278).

Princípios da Terapia Cognitiva 1 – A terapia cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. 2 –A terapia cognitiva requer uma aliança terapêutica segura. 3 – A terapia cognitiva enfatiza colaboração e participação ativa. 4 - A terapia cognitiva é orientada em meta e focalizada em problemas 5 – A terapia cognitiva inicialmente enfatiza o presente.

6 – A terapia cognitiva é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaídas. 7 - A terapia cognitiva visa ter um tempo limitado. 8 – As sessões de terapia cognitiva são estruturadas. 9 - A terapia cognitiva ensina os participantes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais. 10 - A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento.

Desenvolver-se como terapeuta 1º estágio estruturam da sessão e a utilizar técnicas 2º estágio - integram da conceituação com o conhecimento das técnicas - são mais hábeis em conceituar os pacientes - expandem seu repertório de técnicas e são mais habilidosos na escolha de técnicas apropriadas 3º estágio - integram mais automaticamente dados novos na conceituação - refinam sua habilidade de formular hipóteses ou desconfirmar sua visão do paciente

REFERÊNCIAS ABREU, C. N. (2004). Introdução às Terapias Cognitivas. In C. N. Abreu e H.J. Guilhardi. Terapia Comportamental e Cognitivo-Comportamental: Práticas Clínicas. São Paulo: Roca, p. 277-285. FREEMAN, A., DATTILIO, F.M. Introdução à terapia cognitiva. In A. Freeman e F. M. Dattilio. Compreendendo a terapia cognitiva. São Paulo: Editorial PSY, 1998, p. 19-28. BECK, J.S. História da Terapia Cognitiva.Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 17-27.