CULTURA E C.R.M. Drª Selma Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Conceitos, âmbito e objetivo
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Consultoria Empresarial
Construindo talentos. Edificando empresas.
Qualidade Total.
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Administração Estratégica
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
5S JEFFERSON BUENO.
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Se a organização tem como o objetivo o lucro porque gastar dinheiro para criar condições de trabalho superiores àquelas exigidas por Lei? Segurança e qualidade.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Empreendedorismo pode ser aprendido
Qualidade e Estilo de Vida
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Profª. Selma Maria da Silva
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Estratégia Organizacional
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Da Gestão do Erro a Gestão do Risco
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
1 Apresentadores: Eng. Alexandre Toledo e Eng. Carlos Massera - Autor Eng. Carlos Massera - Autor Local de Aplicação do PSC / Case: Cebrace – Área DVF.
Planejamento e estratégia
Abordagem Comportamental da Administração
Diálogo comportamental
Estruturas Organizacionais
Gerenciamento de risco SEGURANÇA PARA O PACIENTE
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO
Capítulo 1 A administração hoje.
WESLEY CLAIR MITCHELL ( )
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO -CONSIDERAÇÕES PARA O EXECUTIVO DA ORGANIZAÇÃO: -NÃO É ASSUNTO SOMENTE DE TECNOLOGIA -É UMA DECISÃO EMPRESARIAL -NÃO.
Gestão Estratégica de Pessoas
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Plano de negócio.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Cultura Organizacional
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gestão de Pessoas no Setor Público
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
4.4 Implementação e Operação
ANS 001 SGSO 02 tempos.
Controladoria.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

CULTURA E C.R.M. Drª Selma Ribeiro

Como Aumentar a Produtividade da sua Empresa?

CULTURA “Conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade” (Holanda, 2001). Influencia os valores, a opinião e os comportamentos que nós compartilhamos com os outros membros de nossos vários grupos sociais. Fornece um contexto no qual as coisas acontecem. Compreender este contexto é uma determinante importante do desempenho humano e das suas limitações.

CULTURA CULTURA CORPORATIVA DE SEGURANÇA ORGANIZACIONAL NACIONAL PROFISSIONAL

CULTURA CORPORATIVA DE SEGURANÇA Ajusta o comportamento humano aceito no ambiente de trabalho estabelecendo suas normas e seus limites. É a atmosfera criada pela gerência que dá forma às atitudes dos trabalhadores em direção à segurança. É o resultado dos comportamentos de segurança compartilhados por TODOS os níveis da organização.

CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA ≠ CLIMA “estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das decisões e ações pretendidas pela empresa, postas em prática ou não, e/ou das reações dos empregados a essas ações ou à perspectiva delas”. (OLIVEIRA, 1995) CULTURA ≠ CLIMA

CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES CULTURAS DE SEGURANÇA Cultura de segurança Características POBRE BUROCRÁTICA POSITIVA Informações sobre perigo Suprimidas Ignoradas Ativamente buscadas Mensageiros da segurança Desencorajados e punidos Tolerados Treinados e encorajados Responsabilidade pela segurança Evitada Fragmentada Compartilhada Disseminação/ informações Desencorajada Permitida, mas desenvorajada Reforçada Falhas Escondidas Consertos locais Pesquisas e reformas sistêmicas Novas idéias Novos problemas (não oportunidades) Bem-vindas

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL O QUE É? Processo para apurar e descrever a Cultura corporativa de uma Organização. Tem por objetivos: (Cummings et al, 1993) Compreender sistematicamente a organização Desenvolver intervenções consistentes Orientar o rumo de ações Apontar soluções para os problemas encontrados Indicar as melhores formas e procedimentos para remediá-los.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL POR QUE FAZER? Avaliar o funcionamento de uma organização, departamento ou trabalho para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento. OBJETO DO DIAGNÓSTICO  Como os conceitos de CRM são compreendidos e praticados na organização. Comunicação e Tomada de Decisão Formação e Manutenção de Equipe Fatores Individuais/Estresse/Efeitos no Desempenho Automação Conceito de Erro (IAC 060-1002A Cap. 4)

QUANTO CUSTA A SEGURANÇA?

Segurança X Custos Custos Totais Custos Redução dos riscos Proteção Perdas

Segurança X Custos A cultura de uma organização se reflete na forma como a gerência valoriza o investimento a ser feito em ações de segurança. A segurança é um pré-requisito para um negócio sustentável na aviação. Ela deve fazer parte do negócio. Uma empresa pode operar por anos com muitas condições potencialmente inseguras sem conseqüências adversas. Na realidade, ela teve sorte!

SEGURANÇA X CUSTOS Acidentes b) Custos indiretos. uso do equipamento, produtividade da equipe, aumento da carga de trabalho, investigação e restauração, deduções do seguro, ações legais, reivindicações de danos, multas impostas pelas autoridades, incluindo a suspensão de operações inseguras, perda do negócio e danos à reputação da organização. a) Custos diretos: danos físicos danos ao equipamento (ex. aeronave) danos a propriedades. Cobertos pelos investimentos com seguros.

SEGURANÇA X CUSTOS Incidentes a) Atrasos e cancelamentos; b) Transporte alternativo para o passageiro, acomodação, queixas, etc.; c) Mudança e reposição de tripulação; d) Perda do rendimento e da reputação, etc.. e) Recuperação da aeronave ou equipamento, vôo de teste; e f) Investigação do incidente.

Segurança X Custos Os custos da segurança  mais difíceis de quantificar. Dificuldade em avaliar o valor dos acidentes que foram prevenidos. Importância da análise de custo-benefício. A alta gerência não é inclinada a gastar dinheiro se não houver nenhum benefício quantificável. Uma forma de tratar esta questão é tentar separar os custos dos empreendimentos com segurança daqueles utilizados para corrigir deficiências de segurança.

"Segurança de vôo não se mede pelo número de acidentes "Segurança de vôo não se mede pelo número de acidentes. É uma cultura, um conjunto de procedimentos e iniciativas adotado por uma organização para tentar evitar acidentes.” Linda Tavlin (SIPAER - SET/99)