Ginástica nos ciclos de educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
MISSÃO: formar professores de educação física
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Educação Ambiental - GPEEA
O NEPSO completa cinco anos no Pólo RS!
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Parâmetros Curriculares Nacionais
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
CURRICULO +.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Construindo o futuro do seu filho!
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ginástica Geral.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
ESTUDO DO MEIO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.
VALE SONHAR.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Método de Ensino.
Ensino Fundamental, 7º ano
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
vídeo
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
Transcrição da apresentação:

Ginástica nos ciclos de educação

Ginástica nos ciclos de educação A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as formas espontâneas de solução dos problemas com técnicas rústicas nas primeiras séries, até a execução técnica aprimorada nas últimas séries do ensino fundamental, bem como do ensino médio, onde se atinge a forma esportiva, com e sem aparelhos formais.

Ginástica nos ciclos de educação Deve-se desenvolver um programa de ginástica que provoque no aluno atitudes de "curiosidade", "interesse", "criatividade" e "criticidade"

Ginástica no 1o Ciclo. Educação Infantil e Organização da identificação da realidade (1 a 3 série): Formas ginásticas que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de: Desafios que apresenta o ambiente natural Desafios que apresenta a própria construção da escola, praça, rua, quadra e etc (onde acontece a aula); Desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos, formais ou alternativos.

Ginástica no 1o Ciclo. Formas ginásticas que impliquem diferentes soluções aos problemas do equilibrar, trepar, saltar, rolar/girar, balançar/embalar. (Sugere-se o início com técnicas rudimentares, criativas dos alunos, evoluindo para formas técnicas mais aprimoradas.) Formas ginásticas organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas, tais como prazer, medo, tensão, desagrado, enrijecimento, relaxamento etc.

Ginástica no 1o Ciclo. Formas ginásticas que contribuam para promover o sucesso de todos. Formas ginásticas com fundamentos iguais para os dois sexos. Formas ginásticas coletivas em que se combinem os cinco fundamentos: saltar, equilibrar, trepar, embalar/balançar e rolar/girar. (Recomenda-se promover a exibição pública das habilidades ginásticas desenvolvidas, bem como a avaliação individual e coletiva para evidenciar o significado das mesmas na vida do aluno.)

Ginástico 2o Ciclo. Ginástica no Ciclo de Iniciação à Sistematização do Conhecimento (4ª a 6ª Serie): Formas técnicas de diversas ginásticas (artística, rítmica, ginásticas suaves, ginástica aeróbica etc). Projetos individuais e coletivos de prática/exibições na escola e na comunidade.

Ginástico 3o Ciclo. A Ginástica no Ciclo de Ampliação da Sistematização do Conhecimento (7ª a 8ª séries) Programas de formas ginásticas, tecnicamente aprimoradas considerando os objetivos e interesses dos próprios alunos. Formação de "grupos ginásticos" que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade.

Ginástico 4o Ciclo. A Ginástica no Ciclo de Aprofundamento da Sistematização do Conhecimento (Ensino Médio): Formas ginásticas que impliquem/conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginástica artística ou olímpica, da ginástica rítmica desportiva ou de outras ginásticas. Formas ginásticas que impliquem conhecimento científico/técnico aprofundado da ginástica em geral para permitir o planejamento do processo de treinamento numa perspectiva crítica do significado a ela atribuído socialmente.