Era uma vez .... Gravatá, Cristina.2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Avaliação do Plano Plurianual
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Portaria nº. 599/GM de 23 de Março de 2006.
CONTRIBUIÇÕES INSTITUCIONAIS COSEMS/CONASEMS
Programa de Reestruturação
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Publicação da Portaria GM de 15 de Julho de 2010
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Auditoria de Segurança da Informação
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Consideremos como exemplo um Item de Contrato com os seguintes dados: E tenha sido cadastrado apenas um tipo de turma: SIGAE PNQ WEB EducandosValores RECURSO25.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Giuseppina Pellegrini João Carlos Bastian
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
FUNDAP PARCERIAS PARA O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
1º Fórum Estadual de Regulação NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
Qualificação da Saúde Suplementar
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
CADIN/RS.
Geraldo de Assis Souza Júnior
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Ambulatório Médico Especializado
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

Era uma vez .... Gravatá, Cristina.2009

Qualidade nas ações, inteligência Traçar um Plano com metas estratégicas Qualidade nas ações, inteligência Gravatá, Cristina.2009

Conseguiram reestruturar a sua casinha Resolveu atrapalhar e ... Resolveram Prestar Serviços à comunidade nesta casinha E o que aconteceu ? Conseguiram reestruturar a sua casinha Gravatá, Cristina.2009

FIM !!! Gravatá, Cristina.2009

Contratualização Paz ou Angústia? Gravatá, Cristina.2009

Ministério da Saúde – PT/SAS/635/2005 [...] O Programa de Reestruturação [...] faz parte de um conjunto de medidas e estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde. Ministério da Saúde – PT/SAS/635/2005 Gravatá, Cristina.2009

PT/SAS/635/2005 - Do Instrumento legal O CONVÊNIO é o instrumento legal, por intermédio  do qual será formalizada a pactuação de serviços, ações e atividades, além das responsabilidades e compromissos de ambas as partes. PT/SAS/635/2005 - Do Instrumento legal Gravatá, Cristina.2009

PT/SAS/635/05 – Anexo III – Termo de Referência O Programa pressupõe as seguintes ações estratégicas definição do perfil assistencial definição das responsabilidades qualificação do processo de gestão hospitalar PT/SAS/635/05 – Anexo III – Termo de Referência Gravatá, Cristina.2009

II – Gestão Hospitalar – Metas físicas e de qualidade e) gestão administrativo-financeira que agregue transparência ao processo gerencial da instituição, inclusive com a abertura de planilhas financeiras e de custos para acompanhamento das partes, garantindo equilíbrio econômico e financeiro do convênio/contrato firmado e regularidade de pagamento integral e a termo da contra-prestação. II – Gestão Hospitalar – Metas físicas e de qualidade

DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE O convênio/contrato contará com uma Comissão de Acompanhamento. [...] § 2°  As atribuições desta Comissão serão a de acompanhar a execução do presente convênio/contrato, principalmente no tocante aos seus custos, no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Operativo e à avaliação da qualidade da atenção à saúde dos usuários. DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE Gravatá, Cristina.2009

DOS DOCUMENTOS INFORMATIVOS – CLÁUSULA NONA - O HOSPITAL obriga-se a encaminhar à SECRETARIA, os seguintes documentos ou informações: a) relatório mensal das atividades desenvolvidas [...] b) faturas e demais documentos referentes aos serviços efetivamente realizados [...] d) manter atualizado o CNES, o SIA, o SIH outro sistema de informações DOS DOCUMENTOS INFORMATIVOS – CLÁUSULA NONA - Gravatá, Cristina.2009

A serem definidas no contrato, observada a Lei nº 8 A serem definidas no contrato, observada a Lei nº 8.666/1993, elegendo inclusive o foro para quaisquer ações decorrentes do convênio. SANÇÕES Gravatá, Cristina.2009

Art. 4º  Estabelecer que a transferência de recursos ocorra mediante o encaminhamento ao Ministério da Saúde da documentação comprobatória da celebração do convênio/contrato, conforme estabelecido no Anexo II a esta Portaria. PT/GM /3.123/2006 Gravatá, Cristina.2009

Anexo IV - Modelo para a elaboração do POA C) GESTÃO HOSPITALAR: Apresentação mensal da estrutura de despesas por item, conforme classificação: Pessoal, Medicamentos e Materiais Médico Hospitalares e outras despesas. Anexo IV - Modelo para a elaboração do POA Gravatá, Cristina.2009

O que faço ? Gravatá, Cristina.2009 Contrato? Convênio? Fatura? Despesa? O que faço ? Gravatá, Cristina.2009

E Tomada de Contas Especial !!!!! E os Auditores exigem Prestação de Contas !!!!! E Tomada de Contas Especial !!!!! E recomendam descredenciamento... Gravatá, Cristina.2009

Espelho mágico, espelho meu, existe alguém mais confuso do que eu? Gravatá, Cristina.2009

Trechos de Relatórios diversos de Auditoria “... assim como não atualizou o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, contrariando a Cláusula IX do convênio. [...]” O Hospital apresentou base de dados ajustada por oito meses seguidos. Trechos de Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Trechos de Relatórios diversos de Auditoria “O Hospital é um hospital geral, [...], sendo que todo o seu quadro de profissionais presta assistência à clientela particular, SUS e de outros convênios, de modo que embora determinado no Plano Operativo o quadro de recursos humanos destinados ao SUS, não é possível quantificar os profissionais que prestam assistência exclusivamente aos usuários do SUS. [...]” Trechos de Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Trechos de Relatórios diversos de Auditoria [...] Embora uma das atribuições da comissão de acompanhamento do convênio seja a análise dos custos, este acompanhamento não é realizado pela comissão, pois não existe na composição da comissão membros/técnicos com habilidade para acompanhar e avaliar custos hospitalares.” [...] Trechos de Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Trechos de Relatórios diversos de Auditoria [...] “- Todos os relatórios apresentados demonstram o não cumprimento, por parte do hospital das metas quantitativas e qualitativas estabelecidas no Plano Operativo. [...] sendo registrado um percentual alcançado de metas em torno de 94,17%. [...] Trechos de Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Trechos de Relatórios diversos de Auditoria “a) Consultas especializadas [...]. O agendamento é realizado por meio do Call Center e destina apenas 40% do total de consultas SUS à Central de Regulação do Município.” POA: Compromissos da pactuação: 6. Realizar através da Central de regulação, 40% das consultas, em todas as especialidades que constam no cadastro da unidade. Trechos de Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Relatórios diversos de Auditoria - A Equipe de Auditoria conclui pelo não cumprimento do Convênio. - Argúi descumprimento da Lei 8.666/93. - Recomenda suspensão da Contratualização. Recomenda a aplicação de multa: não alcançou meta física de internação de 90% (chegou a 91,63). Taxa Ocupação: Não alcançou 90%. Pontuação 0 Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Relatórios diversos de Auditoria - Recomenda descredenciamento do Hospital junto ao SUS. - Recomenda Tomada de Contas Especial/ TCU. Encaminha ao CMS, Ministério Público e MS. Relatórios diversos de Auditoria Gravatá, Cristina.2009

Paradigmas ? Gravatá, Cristina.2009

DO PERMANENTE PARA O EFÊMERO Manutenção do status quo. Tradição. Visão focada no passado Mudança. Criatividade e Inovação. Visão focada no futuro Faturamento SIH N.º AIH SIA N.º proced. Gestão por Metas Físicas Produção Hospitalar Produção Ambulatorial Qualidade Gestão da Assistência DO PERMANENTE PARA O EFÊMERO Gravatá, Cristina.2009

Avaliação de Qualidade Relação entre os Indicadores Estrutura Processos Resultados Recursos Prestação de Serviços Satisfação Usuário Avaliação de Qualidade Gravatá, Cristina.2009

Avaliação x Metas de Qualidade Requisitos de Acreditação não estabelecem índices de desempenho Desempenho Sustentável = mecanismos de controle de variabilidade Variabilidade ZERO não existe Avaliação x Metas de Qualidade Gravatá, Cristina.2009

Comissão de Avaliação x Metas de Qualidade Medir = verificação pontual Monitorar = avaliação contínua no decorrer de um período Medir situações que levem a eficácia e eficiência do processo. Comissão de Avaliação x Metas de Qualidade Gravatá, Cristina.2009

Dados de um Plano Operativo Indicadores absolutamente iguais para Hospitais de diferentes estruturas e complexidades. “in verbis” PT/GM/3.123/2006 Dados de um Plano Operativo Gravatá, Cristina.2009

Plano Operativo - real 80% 80 % Exige Variabilidade zero ! 2007 7.0 - METAS QUALITATIVAS  7.1.Taxa de Ocupação Hospitalar: Exige Variabilidade zero ! 2007 PACTUAÇÃO ESPECIALIDADE TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR TAXA OCUPAÇÃO HOSPITALAR Neurocirurgia 70% 80% Cirurgia Cardiovascular 50% Ortopedia Gastro Transplante Cirurgia Geral 60% Clínica Médica 70 % 80 % Plano Operativo - real Gravatá, Cristina.2009

Atenção à Saúde – POA real DESCRIÇAO DA ATIVIDADE INDICADOR META PRAZO PERIODO PONTOS Internação Taxa de Ocupação hospitalar Aumentar a taxa de ocupação hospitalar conforme pactuado 1 mês a partir da contratualização 65 Média de Permanência Manter a média de permanência conforme pactuado Taxa de Infecção Abaixo de 4% Imediatamente após a contratualização 80 Atenção à Saúde – POA real Gravatá, Cristina.2009

Critério para “Avaliação” A pontuação total será de 1000 pontos, que poderão ter a seguinte distribuição para definição do índice percentual sobre o repasse mensal pactuado: 100 pontos - 10% da bonificação pactuada 200 pontos - 20% da bonificação pactuada 300 pontos - 30% da bonificação pactuada 400 pontos - 40% da bonificação pactuada 500 pontos - 50% da bonificação pactuada 600 pontos - 60% da bonificação pactuada 700 pontos - 70% da bonificação pactuada 800 pontos - 80% da bonificação pactuada 900 pontos - 90% da bonificação pactuada 1000 pontos - 100% da bonificação pactuada Meta não atingida plenamente é ZERO Critério para “Avaliação” Gravatá, Cristina.2009

Comissão de Avaliação - para que??? Indicador é um Parâmetro ou um DOGMA? Pratica-se Avaliação ou “Palácio de Medições “ ? Metas são para avaliar ou para proceder a desconto financeiro? Qual a resolutividade estratégica da Comissão de Avaliação? Comissão de Avaliação - para que??? Gravatá, Cristina.2009

Gestão Metas Gestão com resultados Assistência Custos Gestão do Risco Gravatá, Cristina.2009 35

Uma transposição simples - de artigos de Portarias? Contratualização Uma transposição simples - de artigos de Portarias? - de um Plano Operativo? Gravatá, Cristina Gravatá, Cristina.2009 36

Sócrates Obrigado !!! Aquilo que não puderes controlar, não ordenes Cristina Gravatá cristina.gravata@terra.com.br (71) 8837-9266 Gravatá, Cristina.2009