OFICINA DE CAPACITAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
FACULDADE METROPOLITANA
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
PLANO DE GESTÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
dos serviços/processos
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Ministério da Educação
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Inventário de ciclo de vida do Diesel
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PLENÁRIA FINAL.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Projeto Cidadania.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Rio Mulher.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
Contexto de atuação do CME
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Atuação dos agentes de Controle Social
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 CAPACITAÇÃO EMPRESAS OFICINA DE CAPACITAÇÃO TERCEIRO CICLO: 2011

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 FINALIDADE IDENTIFICAR EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS RECONHECER ESTIMULAR ÂMBITO MUNICIPAL CAPACITAÇÃO OBJETIVO VISIBILIDADE VALORIZAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL - BOAS PRÁTICAS EXPECTATIVA EDUCATIVO CULTURAL PROCESSO MOBILIZADOR PARTICIPATIVO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 FINALIDADE IDENTIFICAR EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS RECONHECER ESTIMULAR ÂMBITO MUNICIPAL CAPACITAÇÃO OBJETIVO VISIBILIDADE VALORIZAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL - BOAS PRÁTICAS EXPECTATIVA EDUCATIVO CULTURAL PROCESSO MOBILIZADOR PARTICIPATIVO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 PARTES INTERESSADAS PODER PÚBLICO FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CAPACITAÇÃO EMPRESAS AÇÕES SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS BENEFICIÁRIOS CIDADÃOS COM RELACIONAMENTO COM EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 JUSTIFICATIVAS RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL É UMA VIA SEM RETORNO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAPACITAÇÃO INICIATIVAS EM JUIZ DE FORA FRAGMENTADAS EMPRESÁRIO LOCAL TÍMIDAS ARROJADAS E PIONEIRAS EMPRESAS LÍDERES

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 MISSÃO RECONHECER E ESTIMULAR AS AÇÕES SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS DESENVOLVIDAS PELAS EMPRESAS QUE ATUAM EM JUIZ DE FORA , ENVOLVENDO OS DIVERSOS SEGMENTOS (INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTADOR DE SERVIÇO). CAPACITAÇÃO VISÃO FAZER COM QUE A RESPONSABILIDADE SOCIAL FAÇA PARTE, DE FORMA INTRÍNSECA, DA CULTURA DAS EMPRESAS, NOS DIVERSOS SEGMENTOS QUE ATUAM NA CIDADE, CONSTITUINDO PROCESSO EDUCATIVO, CONTAGIANTE, DISSEMINADOR, PARTICIPATIVO, REFERÊNCIA E INOVADOR SOBRE A ATIVIDADE E GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 CANDIDATAS AO SELO PODEM SE CANDIDATAR AO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESAS: CAPACITAÇÃO DE TODOS OS PORTES E RAMOS DE ATUAÇÃO COM OU SEM FINS LUCRATIVOS LOCALIZADAS EM JUIZ DE FORA TENHAM AÇÕES SOCIAIS COMPROVADAS NO MUNICÍPIO FUNCIONAMENTO, NO MÍNIMO, HÁ DOIS ANOS ATENDAM AOS REQUESITOS DE ATUAÇÃO SOCIAL, OU SEJA: AOS EIXOS, SUB-EIXOS E CRITÉRIOS

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDO; CÓPIA DO CARTÃO DE CNPJ; CONTRATO SOCIAL (O PRIMEIRO E O ATUAL); DECLARAÇÃO DA CATEGORIA EMPRESARIAL (MICRO, PEQUENA, MÉDIA OU GRANDE) NO EXERCÍCIO DE 2010 - F. B. A. - BNDES / R. B. A. CAPACITAÇÃO DECLARAÇÃO DE VEROCIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS E DOS DOCUMENTOS ENCAMINHADOS; CERTIDÕES ATUALIZADAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS, FEDERAIS, INSS E FGTS, COM PRAZOS DE VALIDADE VIGENTES, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011; CERTIDÃO DE ILÍCITOS TRABALHISTAS COM PRAZO DE VALIDADE VIGENTE, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011; CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO AMBIENTAL COM PRAZO DE VALIDADE VIGENTE, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011; LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (SISEMA OU SISMAD) OU CERTIDÃO DE ISENÇÃO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL EMITIDA PELO ÓRGÃO EXECUTOR DO SISMAD COM PRAZOS DE VALIDADE VIGENTES, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011.

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 INSCRIÇÃO AO SELO FASES: CAPACITAÇÃO REQUERIMENTO DA INSCRIÇÃO PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO MEDIANTE A ENTREGA DOS DOCUMENTOS PREVISTOS NO MANUAL DO SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO CONSISTE NA ANÁLISE DA PERTINÊNCIA DA EMPRESA EM FACE DO ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS SOBRE A ELEGIBILIDADE DA EMPRESA INTERESSADA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO APÓS A CONFIRMAÇÃO DA ELEGIBILIDADE DA EMPRESA, A MESMA SERÁ NOTIFICADA QUE SEU PEDIDO DE INSCRIÇÃO NO SELO RESPONSABILIDADE FOI ACEITO E QUE A MESMA ESTÁ HABILITADA A PASSAR PELAS DEMAIS FASES DO PROCESSO.

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 BENEFÍCIOS EMPRESAS PARTICIPANTES DE TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO PONTOS FORTES CAPACITAÇÃO OPORTUNIDADES MELHORIA EMPRESAS CONTEMPLADAS COM O SELO SELO DIREITO DE UTILIZAR, REFERENTE AO ANO DE SUA PARTICIPAÇÃO, A LOGOMARCA DO “SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL” EM PRODUTOS E DOCUMENTOS, BEM COMO PROPAGANDA E PUBLICIDADE EM GERAL.

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXOS IDENTIFICAM OS CAMPOS DE AÇÕES RELEVANTES PARA A ATUAÇÃO SOCIAL DA EMPRESA CAPACITAÇÃO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO MEIO AMBIENTE COMUNIDADE PRINCÍPIOS, VALORES E BOAS PRÁTICAS

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 SUB-EIXOS METAS PROPOSTAS E ORGANIZADAS SEGUNDO POLÍTICAS, PROGRAMAS E RESULTADOS IMPLEMENTADOS PELAS EMPRESAS, EM CADA EIXO CAPACITAÇÃO METAS PROPOSTAS POLÍTICAS PROGRAMAS RESULTADOS OBTIDOS IMPACTOS

CAPACITAÇÃO SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA CRITÉRIOS TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 CRITÉRIOS AÇÕES EFETIVAMENTE DESENVOLVIDAS QUE PERMITEM AS EMPRESAS A ALCANÇAREM OS SUB-EIXOS CORRELATOS CAPACITAÇÃO SUB-EIXO CRITÉRIOS: AÇÕES DESENVOLVIDAS AÇÃO 01 AÇÃO 02 AÇÃO 03 EVIDÊNCIAS

CAPACITAÇÃO C EVIDÊNCIAS R I T É O S SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 SUB-EIXOS - ORDENAMENTO EIXOS TREINAMENTO / HABILITAÇÃO C R I T É O S EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE EVIDÊNCIAS APERFEIÇOAMENTO CAPACITAÇÃO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PROMOÇÃO DA SAÚDE SEGURANÇA DO TRABALHO POLÍTICAS QUALIDADE DE VIDA PROGRAMAS AÇÕES MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL IMPACTOS MOBILIZAÇÃO SOCIAL COMUNIDADE INVESTIMENTO SOCIAL / AÇÕES SOCIAIS RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE TRANSPARÊNCIA ORGANIZACIONAL PRINCÍPIOS, VALORES E BOAS PRÁTICAS ÉTICA RECURSOS HUMANOS

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUB-EIXO – TREINAMENTO / HABILITAÇÃO - CRITÉRIOS DISPONIBILIZAR TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES DE INTERESSE COMUM DA EMPRESA E DO EMPREGADO OBJETIVANDO MELHORIA DO SEU DESEMPENHO E ASCENSÃO PROFISSIONAL; ACOMPANHAR A FREQUÊNCIA E DESEMPENHO DOS EMPREGADOS PARTICIPANTES DOS TREINAMENTOS; LEVANTAR AS NECESSIDADES DA EMPRESA EM TERMOS DE NOVOS TREINAMENTOS VISANDO SUA PERMANENTE ATUALIZAÇÃO COM AS TÉCNICAS DE MERCADO PARA MANTER A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS E SUA COMPETITIVIDADE; VERIFICAR A EFETIVIDADE DOS TREINAMENTOS ATRAVÉS DA ELEVAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E DOS INDICADORES COMPARATIVOS DE DESEMPENHO DO PROFISSIONAL CAPACITADO; DEMOCRATIZAR O ACESSO A TREINAMENTOS, CAPACITAÇÕES E CURSOS À TODOS OS EMPREGADOS DA EMPRESA. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUB-EIXO – EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE - CRITÉRIOS ESTIMULAR, APOIAR E ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE DE SEUS EMPREGADOS; APOIAR AS INICIATIVAS DOS EMPREGADOS VISANDO À COMPLEMENTAÇÃO DE SUA ESCOLARIDADE ATRAVÉS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES, TÉCNICOS, ETC. FLEXIBILIZANDO HORÁRIOS, OPORTUNIZANDO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL; ESTENDER AOS DEPENDENTES DOS EMPREGADOS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO QUE POSSIBILITEM SUA CAPACITAÇÃO INTELECTUAL, CULTURAL E PROFISSIONAL; PROMOVER PARCERIAS OU CONVÊNIOS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, CONSULTORIAS, ETC. VISANDO À OFERTA DE BOLSAS DE ESTUDO, TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUB-EIXO – APERFEIÇOAMENTO - CRITÉRIOS INCENTIVAR A ELEVAÇÃO DA CULTURA GERAL DOS EMPREGADOS OFERECENDO PALESTRAS, SEMINÁRIOS, DEBATES, ETC. ABORDANDO ASSUNTOS RELEVANTES DENTRO DO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL; OFERECER CURSOS DE IDIOMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA OS EMPREGADOS VISANDO SEU APRIMORAMENTO PESSOAL; INCENTIVAR VISITAS DOS EMPREGADOS E SEUS DEPENDENTES A MUSEUS, BIBLIOTECAS, EXPOSIÇÕES DE ARTE, TEATROS, CINEMAS, ETC. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SUB-EIXO – PROMOÇÃO DA SAÚDE - CRITÉRIOS ALÉM DOS EXAMES MÉDICOS PREVISTOS EM LEI, INCENTIVAR E INCUTIR NOS EMPREGADOS A CULTURA DOS EXAMES PREVENTIVOS OU COMPLEMENTARES (HIPERTENSÃO, CÂNCER, DIABETES, ETC.); INCENTIVAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, SANGUE, TECIDOS, OSSOS, ETC.; PROMOVER E DISSEMINAR ENTRE OS EMPREGADOS, DEPENDENTES E COMUNIDADES DO ENTORNO DA EMPRESA, CAMPANHAS OFICIAIS DE VACINAÇÃO, PREVENÇÃO DE DOENÇAS, HIGIENE E VIDA SAUDÁVEL ATRAVÉS DE FOLHETOS, IMPRESSOS, MURAIS, ETC.; DISPONIBILIZAR NA EMPRESA POSTO DE VACINAÇÃO PARA EMPREGADOS, DEPENDENTES E/OU POPULAÇÃO DO ENTORNO DA EMPRESA; ACOMPANHAR PERIODICAMENTE A EVOLUÇÃO DO QUADRO CLINICO DE EMPREGADOS AFASTADOS POR MOTIVO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS; DESENVOLVER AÇÕES DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS ATRAVÉS DE TREINAMENTOS, PALESTRAS, CAMPANHAS, ETC.; ESTIMULAR AS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL E COLETIVA (NOS AMBIENTES DE TRABALHO E DOMÉSTICO); COMBATER O SEDENTARISMO, TABAGISMO, ALCOOLISMO E CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS ATRAVÉS DE CAMPANHAS ESPECÍFICAS DE PREVENÇÃO E ESCLARECIMENTO. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SUB-EIXO – SEGURANÇA DO TRABALHODA SAÚDE - CRITÉRIOS DESENVOLVER AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO, TREINAMENTOS, PALESTRAS, CAMPANHAS, ETC.; ELABORAR PLANO DE AÇÕES CORRETIVAS A PARTIR DAS EMISSÕES DE CAT; ACOMPANHAR PERIODICAMENTE A EVOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO DE EMPREGADOS AFASTADOS POR ACIDENTES DE TRABALHO; DISPONIBILIZAR EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA; APRESENTAR DURANTE A VISITA TÉCNICA O PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL) E O PPRA (PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS); ADEQUAR TODOS OS SETORES DA EMPRESA AS NORMAS DE SEGURANÇA E ERGONOMIA COM ÁREAS ADEQUADAS AO PLENO EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SUB-EIXO – QUALIDADE DE VIDA - CRITÉRIOS PROMOVER E ESTIMULAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS TAIS COMO ATIVIDADES ESPORTIVAS (CORRIDAS, JOGOS, CICLISMO, NATAÇÃO, ETC.) E FÍSICAS (GINÁSTICA LABORAL); PROMOVER E INCENTIVAR CONFRATERNIZAÇÕES ENTRE OS EMPREGADOS E A EMPRESA; PROMOVER E ESTIMULAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL FORNECENDO CARDÁPIO BALANCEADO ELABORADO POR NUTRICIONISTAS E OFERECER PALESTRAS DE INCENTIVO A ESSA PRÁTICA; PROMOVER PESQUISAS DE SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO MEIO AMBIENTE SUB-EIXO – GESTÃO AMBIENTAL - CRITÉRIOS TER SETOR, OU PESSOA, RESPONSÁVEL PELAS QUESTÕES AMBIENTAIS PARTICIPANDO DAS DECISÕES ESTRATÉGICAS DA EMPRESA USAR DE FORMA ECONÔMICA E RACIONAL OS RECURSOS NATURAIS E BENS DE CONSUMO, EVITANDO O SEU DESPERDÍCIO ADOTAR A POLÍTICA DOS 5 R´S: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR E RECUSAR PARA REDUZIR O CONSUMO E COMBATER RESÍDUOS E DESPERDÍCIO. SENSIBILIZAR E CAPACITAR R OS EMPREGADOS E DEMAIS PARTES INTERESSADAS PARA AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS REALIZAR COMPRAS SUSTENTÁVEIS BASEADAS EM CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A CONFORMIDADE ÀS LEIS AMBIENTAIS APRESENTAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE CRÍTICA DA GESTÃO AMBIENTAL APRESENTAR OS INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO COMUNIDADE SUB-EIXO -MOBILIZAÇÃO SOCIAL (*) - CRITÉRIOS DEFINIR POLÍTICA E PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM CONSONÂNCIA COM A MISSÃO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA EMPRESA. DESENVOLVER DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS SOCIAIS A MÉDIO E LONGO PRAZO, APOIANDO PROJETOS SUSTENTÁVEIS, POTENCIALIZANDO RESULTADOS E IMPACTO SOCIAL. DESENVOLVER E DIVULGAR ANUALMENTE SEU BALANÇO SOCIAL COM OS RESULTADOS DOS SEUS INVESTIMENTOS SOCIAIS E O IMPACTO GERADO JUNTO AOS BENEFÍCIOS. CAPACITAÇÃO (*)OBS.: GRANDE PORTE)

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO COMUNIDADE SUB-EIXO - INVESTIMENTO SOCIAL / AÇÕES SOCIAIS - CRITÉRIOS DESENVOLVER PROJETOS SOCIAIS EM PARCERIA COM O PODER PÚBLICO, ONGS, MOVIMENTOS SOCIAIS, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES ENTIDADES DE CLASSE, SETOR ACADÊMICO, ETC. (CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO) COM BENEFICIÁRIOS, RESULTADOS E IMPACTOS DEFINIDOS. PRIMAR PELA EXCELÊNCIA DO SEU INVESTIMENTO SOCIAL APOIANDO PROJETOS SUSTENTÁVEIS QUE MESMO APÓS O TÉRMINO DO APOIO TENHAM SUA CONTINUIDADE GARANTIDA. PROMOVER AÇÕES PONTUAIS (DOAÇÕES, APOIO A EVENTOS ESPORTIVOS, RELIGIOSOS, BENEFÍCIOS SOCIAIS A EMPRESADOS E DEPENDENTES, ETC.) DESENVOLVER OU APOIAR EVENTOS EM PROL DE CAUSAS E/OU PROJETOS SOCIAIS COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS EMPREGADOS. INCENTIVAR E MOBILIZAR EMPREGADOS PARA A PRÁTICA DO VOLUNTARIADO E AÇÕES SOCIAIS, FACILITANDO A INTERAÇÃO COM ONGS, MOVIMENTOS SOCIAIS, ETC. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO COMUNIDADE SUB-EIXO - RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE - CRITÉRIOS  INTERAGIR COM AS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO, DESENVOLVENDO PROJETOS LOCAIS COM RESULTADOS E IMPACTOS REPRESENTATIVOS PARA SEUS MORADORES. CRIAR E FORTALECER VÍNCULOS COM A COMUNIDADE NO ENTORNO DA EMPRESA APOIANDO INICIATIVAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS LOCAIS DE INFRA-ESTRUTURA, INTERMEDIANDO CONTATOS COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL, PRIORIZANDO VAGAS DE TRABALHO, DESENVOLVENDO MELHORIAS EM CRECHES, ESCOLAS, ASILOS, PRAÇAS, IGREJAS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, ETC. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO PRINCÍPIOS, VALORES, BOAS PRÁTICAS SUB-EIXO - TRANSPARÊNCIA ORGANIZACIONAL - CRITÉRIOS ASSEGURAR QUE TODOS OS EMPREGADOS, ALÉM DA CAPACITAÇÃO/TREINAMENTO PARA SUAS ATIVIDADES AFINS, TENHAM ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL DA EMPRESA, SUA MISSÃO, VALORES, METAS, CÓDIGO DE CONDUTA, PRÁTICAS SOCIAIS, POLÍTICA DE VOLUNTARIADO, ETC., DISPONIBILIZADAS ATRAVÉS DE CARTILHAS OU IMPRESSOS. DIVULGAR E DESTACAR INFORMAÇÕES (VIA MURAIS, INTRANET, MEMORANDOS, ETC.) RELEVANTES SOBRE A EMPRESA E AÇÕES QUE AFETAM E OU BENEFICIEM DIRETAMENTE OS EMPREGADOS E SEUS DEPENDENTES (NOVAS POLÍTICAS OU REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, EVENTOS, CURSOS PROMOVIDOS PELA EMPRESA, ETC.); DESTACAR E DISPONIBILIZAR O ORGANOGRAMA DA EMPRESA, MAPA DE RISCOS, ESTRUTURA DA LINHA DE PRODUÇÃO, SEGURANÇA NO TRABALHO (INFORMAÇÕES E SINALIZAÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS, SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, LOCALIZAÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO, ETC.); CRIAR E DISPONIBILIZAR CANAIS DE ACESSO PARA QUE CLIENTES/CONSUMIDORES, FORNECEDORES E A COMUNIDADE POSSAM SE COMUNICAR COM A EMPRESA, ENCAMINHANDO RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES, ELOGIOS E OBTER INFORMAÇÕES SOBRE SEUS PRODUTOS COMERCIALIZADOS. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EDIÇÃO: 2011 EIXO PRINCÍPIOS, VALORES, BOAS PRÁTICAS SUB-EIXO – ÉTICA - CRITÉRIOS DESTACAR AS CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO ADEQUADAS ÀS BOAS PRÁTICAS ECOLÓGICAS E/OU SUSTENTÁVEIS, GARANTINDO QUE SEU PRODUTO NÃO AGRIDE O MEIO-AMBIENTE E/OU NÃO POSSUA COMPONENTES NOCIVOS À SAÚDE DOS CONSUMIDORES; BUSCAR FORNECEDORES ILIBADOS, COMPROMETIDOS COM AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E AO MESMO TEMPO INCENTIVAR MUDANÇAS DE CONDUTA JUNTO A FORNECEDORES AINDA NÃO COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. ESTABELECER NORMAS DE CONDUTA E CRITÉRIOS CLAROS PARA A AQUISIÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS E/OU INSUMOS DE FORNECEDORES QUE RESPEITAM NORMAS AMBIENTAIS. PROMOVER A EQUIDADE DE GÊNERO, A DIVERSIDADE (RAÇA, CREDO, OPÇÃO SEXUAL, ETC.) E O COMBATE A QUAISQUER TIPOS DE PRECONCEITO E/OU DISCRIMINAÇÃO. CAPACITAÇÃO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO PRINCÍPIOS, VALORES, BOAS PRÁTICAS EDIÇÃO: 2011 SUB-EIXO - RECURSOS HUMANOS - CRITÉRIOS  PROMOVER E INCENTIVAR AS BOAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENVOLVENDO TODAS AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS, CRIANDO UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL, PRODUTIVO, COM CAMARADAGEM, RESPEITO MÚTUO E COMPROMETIMENTO. CRIAR ESTÍMULOS A ASCENSÃO PROFISSIONAL COM DEFINIÇÕES DE CARGOS E FUNÇÕES, PLANOS DE CARREIRA, DISPONIBILIZAR CURSOS DE ESPECIALIZAÇÕES E MESTRADOS EM ÁREAS DE INTERESSE DA EMPRESA, PROVOCANDO O INTERESSE E ORGULHO DO EMPREGADO EM SER PARTE DA EMPRESA. DESENVOLVER E IMPLEMENTAR POLÍTICA SALARIAL CONDIZENTE COM OS VALORES DE MERCADO, VALORIZANDO CARGOS, FUNÇÕES E PRODUTIVIDADE DOS EMPREGADOS. IMPLEMENTAR POLÍTICA DE BENEFÍCIOS, EXTENSIVO AOS DEPENDENTES, INCORPORADOS AOS SALÁRIOS COMO FORMA DE ESTÍMULO E RECONHECIMENTO, BUSCANDO A SATISFAÇÃO DOS EMPREGADOS COM REFLEXOS NA SUA PERFORMANCE PROFISSIONAL. PROMOVER A ABERTURA DE VAGAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS BUSCANDO JUNTO ÀS ENTIDADES QUE OS APOIAM PESSOAS COM O PERFIL ADEQUADO AO POSTO. DESENVOLVER POLÍTICA DE APOIO A RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO PARA EMPREGADOS MERECEDORES DE TAL BENEFÍCIO. CAPACITAÇÃO

CAPACITAÇÃO SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SISTEMA DE PONTUAÇÃO EDIÇÃO: 2011 N º. MÍNIMO DE CRITÉRIOS ATENDIDOS EIXOS N º. DE SUB-EIXOS N º. DE CRITÉRIOS MICRO PEQUENA MÉDIA GRANDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO 3 5 1 2 3 4 SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA /TRABALHO 3 8 3 5 6 7 CAPACITAÇÃO MEIO AMBIENTE 2 5 1 2 3 4 COMUNIDADE (*) 3 7 1 1 2 3 PRICÍPIOS, VALORES E BOAS PRÁTICAS 2 7 2 3 4 6 (*) PROJETOS SOCIAIS QUE A EMPRESA DEVE REALIZAR (MÍNIMO) MICRO PEQUENA MÉDIA GRANDE APOIO APOIO APOIO PARCERIA PARCERIA PRÓPRIO CERTIFICAÇÃO ABNT – NBR – ISO 9001: 2008 - SGQ ABNT – NBR – ISO 14.001 : 2008 – SGA SA 8.000 - R ES / ABNT-ISO- 26.000 – RES OHSAS - 18.001 – MEDICINA E SEGURANÇA NO TRABALHO

TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS CROMOGRAMA DE TRABALHO EDIÇÃO: 2011 EVENTO INÍCIO FINAL METODOLOGIA – CONCLUSÃO 30/03/2011   REGIMENTO INTERNO 31/05/2011 RESOLUÇÃO MANUAL DA EMPRESA 22/06/2011 DIVULGAÇÃO NO SITE DO CMAS DO MANUAL DA EMPRESA 20/07/2011 SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DAS EMPRESA MANUAL DO AVALIADOR 16/08/2011 INSCRIÇÕES - REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO 01/08/2011 12/08/2011 CAPACITAÇÃO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO 09/08/2011 INSCRIÇÃO - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO 15/08/2011 26/08/2011 INSCRIÇÃO- CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 29/08/2011 31/08/2011 SELEÇÃO DOS GRUPOS AVALIADORES 13/09/2011 ENTREGA DO RELATÓRIO SOCIAL 28/10/2011 AVALIAÇÃO E VISITA TÉCNICA 31/10/2011 18/11/2011 REVISÃO E FORMATAÇÃO DO RELATÓRIO SOCIAL FINAL 21/11/2011 09/12/2011 REUNIÃO FINAL DE AVALIAÇÃO GERAL 17/11/2011 ENTREGA DO SELO 14/12/2011 CRONOGRAMA