Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
O Ensino de Química a Distância
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Contexto de Educação a Distância
Planejamento geral de um curso
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
TUTORIAL DE CONCILIAÇÃO - módulo básico -
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Os níveis básicos da leitura
Linguagem, alfabetização e letramento
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PNLD
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Estratégias de leitura
RESENHA Diferenças entre Resumo e Resenha Na resenha devem constar:
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Comunidade de Aprendizagem
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Docência do Ensino Superior
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Ensino de gramática em uma perspectiva reflexiva - uma proposta de análise semântica dos períodos compostos. Área de conhecimento - Ciências Humanas –
Transcrição da apresentação:

Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão

apresentar uma proposta de desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita para ser desenvolvida com os alunos do Ensino Superior. Objetivo

PRALER Essa proposta está sendo implementada por meio do projeto denominado Prática de leitura reflexiva (PRALER) e tem como ponto de partida o desenvolvimento de habilidades e competências, as quais, por alguma razão, não foram o alvo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, sobretudo àquelas que dizem respeito à leitura e à produção de textos.

Projeto – PRALER Visa atender aos alunos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão acerca da importância do papel da leitura e da escrita na formação de nossos discentes a fim de que, através de nossos diálogos e atividades, possam ir se constituindo enquanto leitores e produtores textuais proficientes.

... Isto porque entendemos que a leitura deve ser desenvolvida através de perspectiva interacionista de linguagem e, para tal, planejamos um trabalho que contemple o texto e as suas múltiplas facetas em seu aspecto dinâmico, heterogêneo e múltiplo, uma vez que todo processo de construção de sentidos caracteriza-se pelo movimento, pelo dinamismo, pela troca e pela interação.

Moodle No PRALER, as atividades de leitura e produção textual serão mediadas pelo Moodle (Modular object-oriented dynamic learning environment), o qual é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que possibilita a integração de diferentes tipos de textos, a interatividade e o diálogo entre os envolvidos no projeto por apresentar várias ferramentas de recursos e atividades.

Atividades http://moodle.unipampa.edu.br/login/index.php

Reflexões O desenvolvimento de habilidades e competências de leitura é um processo contínuo, que não pode se restringir ao período de formação na educação básica. Dessa forma, acreditamos ser necessário que a universidade ofereça momentos de reflexão sobre a recepção de textos teóricos e científicos, sobre os quais os alunos se debruçam durante o curso de graduação. O PRALER é uma oportunidade de rever conteúdos e tentar garantir que todos os ingressantes sejam capazes de lerem com certa proficiência, com base em estratégias mínimas para se garantir um desempenho satisfatório em atividades de escrita exigidas na educação superior.

... O fato de oferecermos um curso na modalidade a distância nos garante uma maior abrangência, pois podemos atingir um grande número de alunos, em espaços diferentes, bem como expandir o tempo, que não restringe apenas ao tempo disponível para uma atividade presencial.

Referências FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007. KATO, Mari. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 2004. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2005. ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988. PALMIERE, Denise Teles Leme. Os engenheiros também leem. In: GHIRALDELO, Claudete Moreno. Língua Portuguesa no ensino superior:experiências e reflexões. São Carlos: Claraluz, 2006. PIETRI, Emerson de. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.