Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Advertisements

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A Educação a Distância na perspectiva
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
CPA FATEA / 2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. CPA FATEA / 2012 O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação) Com o objetivo de coordenar e articular.
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
A Gestão participativa
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
AUTOAVALIAÇÃO E GESTÃO INSTITUCIONAL:
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL do Centro de Educação Ciclos de Formação em Avaliação Coordenação.
Transcrição da apresentação:

Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação da Universidade Federal de Santa Maria Autora Profª Drª Glades Tereza Felix (UFSM/Brasil)

INTRODUÇÃO Como as demais instituições de ensino superior brasileiras, a UFSM vive diante de um contexto marcado pela supervisão e o controle estatal. Desde 2004 com a Lei do SINAES a regulação tem sido o principal pilar fundamentado na necessidade de promover a melhoria da qualidade no ensino por meio de dez dimensões que comprovem condições mínimas de funcionamento.

OBJETIVO Compreender e analisar a eficácia da avaliação regulatória implementada desde 2008 pela CPA/UFSM; Comparar e discutir formatos avaliativos alternativos, emancipatórios e participativos.

METODOLOGIA Alicerçada no enfoque político filosófico do liberalismo, na vertente utilitarista “Análise de sistemas” (HOUSE,1988). Consulta aos segmentos com instrumentos online específicos, por tempo determinado e senha personalizada Dados quantitativos computados pelo CPD/UFSM e distribuídos as Comissões setoriais – diferentes tratamentos Dados gerais foram comparados, analisados e discutidos por segmento, unidade de ensino e da instituição. Categoria: participação

Ano Segmento UFSMParticipantes%UFSMParticipantes% UFSMParticipantes % Aluno Graduação % % % Aluno Pós- graduação % Docente % % % Gestor % % % TAEs % % % Egressos* TOTAIS % % % RESULTADOS Participação da comunidade na autoavaliação da UFSM

RESULTADOS Baixo interesse pelo processo Sufocamento da autonomia universitária Caráter genérico dos instrumentos Ausência de prestação de contas a comunidade Cumprimento de normas e rendição ao mercado Submissão da política de gestão e avaliação dos Centros de Ensino à Reitoria Avaliação como autocrítica não é prioridade na governança universitária Engessamento das dimensões do SINAES Não ocorreu efetivas melhorias, mas controle e supervisão das IES

(IN) CONCLUSÕES A questão não é retirar o marco regulatório, mas reagir ao produtivismo acadêmico com propostas paralelas, autônomas e antecipativas de cunho emancipatórias e participativas. Tal equilíbrio é o que poderá dar maior legitimidade a avaliação formativa, garantindo maior participação da comunidade, criando-se assim, a cultura da avaliação com qualidade social nas IES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Braga, Ana M; Leite, D. (2003), “Avaliação universitária”. IN: Morosini et. al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre. FAPERGS/RIES. BRASIL. MEC/INEP. (2004) Roteiro de auto-avaliação institucional. BRASIL. MEC/INEP. (2004) Lei , de 04 maio de Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. SINAES. Brasília. Dias Sobrinho, j. Ristoff, D. (Orgs.) (2002), Avaliação Democrática. Para uma universidade cidadã. Florianópolis. RAIES. Insular. Sousa Santos, Boaventura de. (2001). Pela mão de Alice. O social e o político na modernidade. Artes Médicas. Porto alegre. UFSM. Comissão Própria de avaliação (CPA) (2008), Relatório de Avaliação interna: Auto-avaliação da UFSM. Santa Maria. 233p. UFSM. Conselho de Ensino pesquisa e Extensão (2000), Projeto político pedagógico da UFSM. Santa Maria. UFSM. Comissão de Avaliação Institucional do CE (CAICE) (2000), Princípio e diretrizes para implantação da gestão democrática no CE/UFSM. Centro de Educação. Santa Maria. ___; Centro de Educação (2008), Projeto político-pedagógico do Centro de Educação. Versão preliminar. 29p.

OBRIGADO!