VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Advertisements

GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
Fase antecedente do Registro para Medicamentos Similares
Informação Nutricional Complementar
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ENCONTRO COM O SETOR REGULADO.
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
Prof. André Márcio do Nascimento
Josineire Melo Costa Sallum
Ensaios Clínicos com Medicamentos Fitoterápicos
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
Consulta Pública nº 26/09 Simplificação no Registro dos Equipamentos Médicos Hospitalar GQUIP/GGTPS/ANVISA.
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Rótulos e Bulas Situação atual.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
COOPERAÇÃO TÉCNICA GGALI - GGPAF
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS
Gerência de Produtos Especiais GGALI / ANVISA
Definição de farmácia, drogaria, distribuidora de medicamentos, indústria farmacêutica, farmácia de manipulação, farmácia hospitalar e seus objetivos.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Peticionamento Eletrônico
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
NACIONAIS E IMPORTADOS
Regulamentação de Alimentos
Funcionalidades do Sistema Relatórios
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
Fiscalização Sanitária em Produtos Importados ALIMENTOS
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Processo Administrativo de Registro Sanitário
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Montagem de Processo e Petição
REPROCESSAMENTO NO BRASIL
Publicação de listas de petições DIRETORIA DE REGULAÇÃO SANITÁRIA JUNHO DE 2012 Projeto de publicação das listas de petições aguardando análise pelas áreas.
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Regularização Ambiental dos Portos
Relatório de Comercialização
Nova legislação de Recolhimento de Alimentos Recall RDC N° 24/2015
Resolução Normativa nº 006/DIVS/SES
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
7º Encontro Nacional UNIMED de Auditoria em Saúde
1 REGULAMENTAÇÃO RESOLUÇÃO CNSP n o 115 de 06 de outubro de 2004 Circular SUSEP n o 290 de 12 de maio de 2005 CERTIFICAÇÃO TÉCNICA Rio, 12/7/2005.
Transcrição da apresentação:

VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos - 2011 Registro e Notificação de Alimentos - Revisão das Resoluções n. 22 e 23/2000 Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 06 de outubro de 2011 1

Registro e Notificação de Alimentos Ementa: Dispõe sobre os procedimentos para registro sanitário e notificação de produtos isentos de registro sanitário na área de alimentos e dá outras providências.

Registro e Notificação de Alimentos Objetivo: Estabelecer procedimentos para o registro sanitário, a notificação e as avaliações de eficácia de alegações de propriedade funcional e/ou de saúde e de segurança para produtos da área de alimentos.

Registro e Notificação de Alimentos Abrangência: ingredientes alimentares, matérias-primas alimentares, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia, embalagens e outros materiais em contato com alimentos. Tanto para produtos nacionais quanto para importados

Registro e Notificação de Alimentos Princípios Gerais: Todos os estabelecimentos estão sujeitos à fiscalização sanitária e devem estar licenciados pelo órgão de vigilância sanitária competente. Divisão de Grupos de produtos: I - produtos isentos da obrigatoriedade de registro sanitário; II - produtos com obrigatoriedade de registro sanitário na Anvisa; III - produtos isentos da obrigatoriedade de registro sanitário e dispensados de notificação eletrônica.

Registro e Notificação de Alimentos Princípios Gerais: Todos os produtos devem atender aos Regulamentos técnicos e de Boas Práticas de Fabricação. As petições de registro e notificação de produtos nacionais deveram ser realizadas pelo fabricante, matriz do fabricante ou contratante (terceirização). As petições de registro e notificação de produtos importados deveram ser realizadas pelo importador, empresa subsidiária ou representante do fabricante no país.

Registro e Notificação de Alimentos Notificação de Produtos Isentos de Registro Sanitário Será exclusivamente por meio eletrônico; A publicidade da notificação ocorrerá pelo Portal da Anvisa; A notificação só estará válida após a emissão do número da notificação; O produto só poderá ser comercializado após a notificação; Os produtos notificados devem atender a legislação vigente; A rotulagem dos produtos sob notificação devem atender à legislação vigente e devem conter o número da notificação.

Registro e Notificação de Alimentos Notificação Única de Produtos: Fabricado por mais de uma unidade fabril; Apresentar diferentes versões, sem alteração de categoria e finalidade; Agua mineral natural com e sem gás da mesma fonte; Agua natural com e sem gás da mesma fonte; Agua adicionada de sais com e sem gás; Aditivos aromatizantes com mesma classificação; Se tratar de embalagens com mesma classificação de materiais. Não se aplica a produtos com formas de apresentação distintas(cápsulas, comprimidos, pós, tabletes, liquido, gel, dentre outras).

Registro e Notificação de Alimentos Alteração e Revalidação da Notificação As alterações são de responsabilidade da empresa e deverão ser realizadas sempre por meio eletrônico; A notificação de alimentos terá vigência de 5 anos e sua revalidação será por meio eletrônico. As alterações e ravalidações não implicarão em alteração do número da notificação

Registro e Notificação de Alimentos Cancelamento da Notificação A empresa pode solicitar o cancelamento de notificação de produtos que não serão mais comercializados; A Anvisa poderá cancelar a notificação como resultado de processo administrativo sanitário; A Anvisa poderá cancelar a notificação de produtos com obrigatoriedade de registro.

Registro e Notificação de Alimentos Registro Sanitário de Alimentos As petições de registro devem ser protocolizadas na Anvisa; A publicidade do ato se dará pelo Diário Oficial da União; Registro Sanitário Único de Alimentos I O produto for fabricado por mais de uma unidade fabril; II. O produto apresentar diferentes versões, sem alteração de categoria e finalidade. Não se aplica a produto com formas de apresentação distintas(cápsulas, comprimidos, pós, tabletes, líquido, gel, dentre outras.

Registro e Notificação de Alimentos Alterações e Revalidação de Registro As petições e alterações e revalidação devem ser protocolizadas na Anvisa; O Registro sanitário de alimentos terá validade de 5 anos; A revalidação do registro deve ser protocolizada no primeiro semestre dos últimos 12 meses de validade do registro. É vedada a comercialização de produto cuja revalidação tenha sido indeferida.

Registro e Notificação de Alimentos Terceirização da produção na área de alimentos A empresa detentora do registro e da notificação pode terceirizar parte e/ou todas as etapas de produção; Tanto a contratante quanto a contratada devem estar licenciadas pela vigilância sanitária competente; Ambas serão responsáveis pelo cumprimento dos aspectos técnicos, operacionais e legais da produção No caso de rescisão ou não renovação, a contratante deve peticionar a alteração para adequação do registro ou da notificação.

Registro e Notificação de Alimentos Responsabilidades das empresas Estar licenciada pelo órgão de vigilância sanitária competente; Atender a legislação sanitária vigente; Enquadrar o produto na categoria de alimentos corretamente; Regularizar os produtos previamente a sua comercialização; Recolher o produto do mercado, quando o mesmo apresentar risco à saúde do consumidor, conforme legislação específica; Apresentar nas petições primárias e secundárias de registro e notificação, informações verídicas e atualizadas.

Registro e Notificação de Alimentos Disposições finais e transitórias Prazo de adequação à norma: 12 meses. Os novos produtos devem atender na íntegra este regulamento antes de ir para o mercado. Os produtos que já possuem Comunicado de Início de Fabricação e de Importação devem atender ao disposto nesse regulamento dentro do prazo previsto.

Registro e Notificação de Alimentos Disposições finais e transitórias As empresas que possuam produtos já registrados que venham a ser desobrigados do registro podem manter seu número até o vencimento do registro. As empresas que possuam produtos já registrados que venham a ser desobrigados do registro devem peticionar sua notificação até o vencimento do registro. O descumprimento desta Resolução constitui infração sanitária, nos termos da Lei 6437/77.

Registro e Notificação de Alimentos PRODUTOS ISENTOS DA OBRIGATORIEDADE DE REGISTRO E DE NOTIFICAÇÃO Alimentos “in natura”; Matérias-primas alimentares; Ingredientes, com ou sem aditivos alimentares, destinados exclusivamente à preparação de alimentos industrializados (exceto os aditivos alimentares-misturas ou substância única); Produtos de panificação, de pastifício, de pastelaria, de confeitaria, de doceria, de rotisseria e de sorveteria, destinado à venda direta ao consumidor; Equipamentos e utensílios; em contato com alimentos; Aditivos para embalagens ou materiais em contato com alimentos; Produtos destinados exclusivamente a exportação.

Obrigada!