SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Automação em Sistemas Industriais
Advertisements

ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Logística Empresarial
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Tipos de Processos Produtivos
3. Sistemas de Informação e a Produção
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
AUXILIAR DE LOGÍSTICA AULA 2.
GESTÃ DE ESTOQUES.
Treinamento Industrial
Controle de Estoques: o Lote Econômico
TURMA 14 - GRUPO 47 – R.O2 Bruna Paixão Larissa Ludmila Marcos Thiago
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
Logística de distribuição
REPENSANDO A LOGÍSTICA
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
Estrutura da Cadeia Logística
Classificação dos Sistemas de Produção
Arranjo Físico - Layout
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Estratégia de Produção
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Logística Empresarial UNIDADE 6
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Processos em Manufatura e Serviços
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
Os processos chaves da logística
Conceitos Básicos de Estoques
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Estratégia de Operações
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Rede SENAI de Construção Civil
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS I
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Controle de estoque.
Unidade 03 Logística de suprimento:
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
GRUPO 8J BÁRBARA BARROS – SLIDES PATRÍCIA S FONSECA – SLIDES PEDRO HENRIQUE - PERGUNTAS.
Alcançando Gerenciamento de Operações de Classe Mundial
Repensando a Logística
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Programação da Produção I
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Cadeia de suprimentos.
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Engenharia Mecânica.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Etapas do processo orçamentário
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Gestão É a função empresarial que planeja,coordena e controla os recursos necessários para se produzirem os produtos e serviços de uma empresa. Papel da gestão É transformar as entradas ( INSUMOS ) da empresa em produtos acabados ou serviços.

Sistemas de Produção e Processos Produtivos O processo de transformação Feedback (retroação) do cliente Insumos Pessoas Instalações Máquinas Equipamentos Tecnologias Materiais Informações Saídas produtos serviços Processo de Transformação Informações de Desempenho

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Processo de transformação em uma fábrica O processo de transformação é a modificação física de matérias primas e outros insumos em produtos. Exemplos : Converter couro e borracha em calçados esportivos, plásticos em brinquedos, frutas em sucos, petróleo em combustível, algodão em tecido, madeira em móveis.

PRODUTOS

PRODUTO

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Processo de transformação em uma empresa em serviço O processo de transformação é organização dos insumos em serviços. Exemplos: Em uma oficina mecânica, reunindo funcionários, ferramentas, equipamentos e peças para o conserto do veículo. Uma casa de shows,organizando artistas,músicos, instrumentos,iluminação,sistema de som , palco e acomodações para o público.

SERVIÇOS

SERVIÇOS

SERVIÇOS

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Logística A gestão da logística industrial visa maximizar o valor econômico dos produtos ou materiais tendo-os disponíveis, a um preço razoável,onde e quando houver procura.

CADEIA DE SUPRIMENTOS ( SUPLAY CHAIN )

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Projeto de Fábrica e Instalações Industriais O projeto de fábrica em sua forma material, será constituído, principalmente, por documentos técnicos elaborados por especialistas nos diversos campos da engenharia abrangidos pelo empreendimento.

Sistemas de produção e Processos Produtivos Gestão da Manutenção Trabalhar de perto, junto à gerencia de manutenção para o projeto de sistemas, procedimentos e técnicas visando reduzir custos de manutenção e melhorar o desempenho da produção.

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Pesquisa de Mercado Acompanhar junto ao departamento de Marketing as evoluções do mercado, quanto as preferências do consumidor, no que se refere a produtos e/ou serviços, ao atendimento de suas necessidades e desejos.

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Metodologia de Projeto e Engenharia de Bens eServiços O projeto do produto define as caraterísticas do produto, como sua aparência, os materiais que são usados na sua fabricação, suas dimensões e tolerâncias, e seus padrões de desempenho.

Sistemas de Produção e Processos Produtivos Trata-se de uma série de ações ou operações planejadas, pelas quais passa o material, de um estágio para o outro. Todos os processos podem ser agrupados em em duas grandes categorias: operações contínuas. operações intermitentes.

Processos Produtivos Operações Contínuas As operações são usadas para produzir um ou alguns produtos padronizados em grande quantidade. Os recursos são organizados em fluxo linear para acomodar eficientemente a produção do produto.

Processos Produtivos As operações contínuas se dividem em: processos contínuos. processos em linha.

Processos Produtivos processos contínuos: operam continuamente para produzir um volume muito grande de um item inteiramente padronizado. FÁBRICA DE TINTAS Exemplos: refinarias de petróleo. estações de tratamento de água. fábricas de gases e líquidos.

processos em linha: são projetados para Processos Produtivos processos em linha: são projetados para produzir um grande volume de um item padronizado para produção em massa. FÁBRICA DE CIGARROS Exemplos: montadoras de automóveis fabricas de alimentos e bebidas. fabricas de calçados e confecções fabricas de eletrodomésticos.

Operações intermitentes

Processos Produtivos As operações intermitentes se dividem em: processos de projetos. processos em lotes.

Operações Intermitentes processos de projetos: são usados para fazer produtos um de cada vez exatamente de acordo com as especificações do cliente. exemplos: construção civil. construção naval. alfaiatarias. projetos de interiores. serviços médicos. trabalhos artísticos. corte de cabelho. FABRICA DE AVIÕES

Operações Intermitentes processos em lotes: são usados para produzir pequenas quantidades de produtos em grupos ou lotes com base em pedidos de clientes ou em especificações de produtos. Exemplos: escolas. gráficas. confeitarias. confecção de jóias. USINAGEM

Processos Produtivos ( FLUXOGRAMA )

FABRICA DENTRO FABRICA OBJETIVOS : REDUZIR TEMPO DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUES E DESPERDÍCIO DE MATERIAIS. DAR MAIS AGILIDADE AO PROCESSO INDUSTRIAL . TER MAIOR CONTROLE DOS ESTOQUES E DA PRODUÇÃO. MARCIILIO CUNHA

Qualidade Qualidade de Bens e Serviços: gestão controle estatístico e metrológico normalização e certificação para a qualidade confiabilidade de equipamentos. máquinas e equipamentos bens e serviços

Engenharia Econômica gestão econômica gestão de custos gestão financeira de projetos gestão de investimentos

Pesquisa Operacional simulação processos estocásticos processos decisórios análise de demandas por bens e serviços

planejamento estratégico Estratégia Organizacional planejamento estratégico estratégias de produção empreendedorismo organização avaliação de mercado estratégia de marketing redes de empresas cadeia produtiva

Conhecimento Organizacional gestão da inovação gestão da tecnologia gestão da informação de produção

gestão de recursos naturais Meio Ambiente gestão de recursos naturais gestão energética gestão de resíduos industriais

www.marciliocunha.com.br