HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

Os alunos com altas habilidades/superdotação nem sempre apresentam as mesmas habilidades e aptidões, nem todos tem o mesmo potencial.

TIPOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Tipo intelectual Tipo social Tipo acadêmico Tipo criativo Tipo psicomotorcinestésico Tipo talentos especiais

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS GERAIS

Muitos aprendem a ler mais cedo que as demais crianças de sua idade.

Geralmente aprendem habilidades básicas melhor,mais rapidamente e com menor número de exercícios práticos.

Podem manter períodos de concentração e atenção mais logos.

Frequentemente apresentam uma energia interminável, que ás vezes conduz a um diagnóstico errôneo de hiperatividade.

Eles gostam de aprender coisas novas e novas formas de fazer as coisas.

CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM

Podem apresentar poder de observação, percepção clara do que é significativo e ser especialmente atencioso para detalhes importantes.

Frequentemente demonstram grande prazer na atividade intelectual.

Apresentam capacidades bem desenvolvidas de abstração,concentração e síntese.

São céticos, críticos e avaliadores.

Armazenam uma ampla gama de informações.

CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO CRIATIVO

São pensadores,fluentes, flexíveis,elaborativos e originais.

Mostram desejo de se entreter com assuntos complexos.

Apresentam um alto nível de curiosidade sobre objetos,ideias,situações e eventos.

Mostram uma prontidão para o exercício intelectual, para fantasiar e para imaginar.

Alunos com altas habilidades muitas vezes podem ser considerados estranhos ou “anormal” pelos colegas e professores, geralmente tal situação pode encaminhar para a rejeição da criança, e consequentemente a exclusão do grupo social ao qual pertence.

O PENSAMENTO CRÍTICO E A CRIATIVIDADE PODE SE MANIFESTAR DE FORMA NEGATIVA, ATRAVÉS DE:

Tendência a discordar verbalmente das outras pessoas, quanto as suas ideias e valores.

Tendência a ser autocrítico e crítico dos outros, mostrando impaciência com falhas.

Desinteresse por tarefas rotineiras.

Impaciência ao ter que esperar que os demais que oscolegas terminem suas atividades.

Recusa em fazer tarefas que não apresentem desafio.

Apresentação de piadinhas e de ironia para criticar as demais pessoas.

Apresentação de cadernos desorganizados e sujos.

IDENTIFICANDO NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS  

Pais, professores e profissionais de áreas especializadas devem trabalhar cooperativamente, no processo de avaliação compreensiva da criança que apresenta sinais de altas habilidades/superdotação.

Psicólogos podem dar sua contribuição identificando os níveis, estilos, e perfis das diversas áreas que compõem a produção cognitiva do aluno.

Os pais podem contribuir com dados obtidos através da observação no ambiente doméstico e social.

Os professores e demais educadores envolvidos contribuem com dados levantados através da observação do processo de aprendizagem.

A síntese dessas informações permite a identificação das habilidades e competências apresentadas pelo aluno, bem como sinaliza suas necessidades.

RECOMENDAÇÕES AOS PAIS

O reconhecimento da presença de altas habilidades/superdotação são fatores essenciais para o bom desempenho geral da criança.

Recomenda-se que os pais ofereçam alternativas estimuladoras às crianças, levando-as a museus,feiras científicas, exibições artísticas e permitindo que elas se expressem a respeito.

RECOMENDAÇÕES AOS PROFESSORES

Nenhum professor precisa apresentar altas habilidades para ensinar alunos que as apresentam.

O professor deve identificar as áreas de altas potencialidades do aluno.

Planejar atividades que promova o crescimento do aluno de acordo com seus próprios ritmos, possibilidades interesses e habilidades.

Obrigar o aluno a trabalhar conteúdos que não lhe constituem desafios de aprendizagem é mantê-lo desmotivado, aborrecido e livre para desenvolver padrões indesejáveis de comportamento escolar.

O PROFESSOR DEVE:

Estimular o aluno a ler,a pesquisar, e a buscar novas informações.

Ensinar habilidades de debate.

Estimular o desenvolvimento da flexibilidade intelectual.

Planejar atividades de enriquecimento a serem desenvolvidas em paralelo com a programação normal.

Elaborar atividades diferenciadas e enriquecidas.

Estimular a participação do aluno na elaboração de projetos de investigação ou de pesquisa.

Desenvolver atividades culturais e científicas.

Para que um professor possa administrar com competência seu ensino ele precisa primeiramente conhecer seus alunos. Deve observar atentamente as competências, as habilidades e as necessidades de cada aluno.

FIM