Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Advertisements

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
A Gestão Social pode ser vista como...
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Equivalente à média dos países da OCDE
PLANO DE GESTÃO.
Apresentação do Projeto
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Educação Escolar Indígena
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
Planejamento Estratégico
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Equivalente à média dos países da OCDE
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Monitoramento e Avaliação
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
A importância do Planejamento Estratégico
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Juventude??! - Delimitação etária 15 – 29 anos (conceitos ainda em disputa); - Não existe apenas uma Juventude; mas inúmeras (heterogeneidade na.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Gerência de Educação Profissional GEPRO
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Excelência na Gestão Pública
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
MAIO 2010.
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Oficina de projetos do DPD Curitiba - PR - 13 de agosto de 2014 Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica Agropensa e o Estudo Visão Marcos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
O papel pedagógico do órgão gestor
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica fgfgfgfg Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica

Visão Estratégica é Fundamental para Nortear o Processo de Produção Motivação Visão Estratégica é Fundamental para Nortear o Processo de Produção A Embrapa necessita de processos sistemáticos de coleta, tratamento, análise e validação de dados e informações que permitam orientação das suas atividades críticas, além de correção e ajuste de rumos! 2

O que é “Inteligência Estratégica” para a Embrapa? Processo sistemático de coleta, análise e disseminação da informação sobre o ambiente organizacional, tecnologias e tendências gerais do ambiente de inovação, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas da Empresa. Funções da IE na Embrapa: Antecipar de futuros possíveis (“Foresight”) Consolidar Observatórios Tecnológicos (OT) Promover interação e sinergia com “thinktanks” Produzir informação qualificada para tomada de decisão 3

Como Funcionará a “Inteligência Estratégica” na Embrapa? Através do Sistema Agropensa! “Consiste em uma rede dedicada a interagir com atores e agentes internos e externos à Embrapa para produzir e difundir conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, por meio da coleta, organização e análise de informações relevantes, tendo autonomia para contestar criativamente, porém, com respaldo em evidências científicas, as tendências dominantes.” 4

Como Funcionará a “Inteligência Estratégica” na Embrapa? Através do Sistema Agropensa! Produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de PD&I para a Embrapa e à tomada de decisão dos setores público e privado; Mapear e apoiar a organização, integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias. 5

Como Funcionará a “Inteligência Estratégica” na Embrapa? O Sistema Agropensa será composto por processos interdependentes: Processo de “produção” da informação estratégica + Processo de interpretação, análise e indicação de gargalos, oportunidades e possíveis cursos de ação Processo de transformação de informações estratégicas em planos e ações Coleta Tratamento Análise Validação Tomada de Decisão 6

Apoio a Políticas Públicas Planos e Ações Institucionais Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica - Visão Geral - Sistema estruturado por processos interdependentes Processo de “produção” e análise da informação estratégica e indicação de gargalos, oportunidades e possíveis cursos de ação Processo de interpretação das análises e transformação da informação estratégica em planos e ações Processo de interpretação e uso da informação estratégica Processo de interpretação e uso da informação estratégica Apoio a Políticas Públicas Agenda Estratégica Planos e Ações Institucionais 7

Apoio a Políticas Públicas Planos e Ações Institucionais Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica - Visão Geral - Unidades coordenadoras dos processos interdependentes Processo de “produção” e análise da informação estratégica e indicação, gargalos, oportunidades e possíveis cursos de ação Secretaria de Gestão Estratégica - SGE Processo de interpretação das análises e transformação da informação estratégica em planos e ações Processo de interpretação e uso da informação estratégica Processo de interpretação e uso da informação estratégica Embrapa Estudos e Capacitação Apoio a Políticas Públicas Planos e Ações Institucionais Agenda Estratégica 8

Apoio a Políticas Públicas Planos e Ações Institucionais Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica - Visão Geral - O Sistema Agropensacontará com instâncias de validação e decisão Diretoria Executiva (DE) – Comitê Gestor de Estratégias (CGE) - Conselho Assessor Nacional (CAN) Processo de “produção” e análise da informação estratégica e indicação, gargalos, oportunidades e possíveis cursos de ação CAN Secretaria de Gestão Estratégica - SGE Diretoria Executiva CGE Processo de interpretação das análises e transformação da informação estratégica em planos e ações Processo de interpretação e uso da informação estratégica Processo de interpretação e uso da informação estratégica Embrapa Estudos e Capacitação Apoio a Políticas Públicas Agenda Estratégica Planos e Ações Institucionais 9

Como Funcionará o Sistema Agropensa fgfgfgfg Como Funcionará o Sistema Agropensa

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Processo de “produção” da informação estratégica Fase I - Observatório de Estudos e Análises (captura e processamento de bases de dados e informações) O Observatório capta sinais de tendências e oportunidades para estudos e análises e os valida com o CGE O Observatório capta sinais de tendências e oportunidades para estudos e análises e os valida com o CGE – Comitê Gestor da Estratégia UCs Labex DE SEG Observatório de Estudos e Análises UDs Estudos, Outlooks, cenários, modelos “Pool” de sinais Ministérios, Câmaras Setoriais Mercado, Parceiros externos CGE 11

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Processo de “produção” da informação estratégica Fase II - Realização de Estudos e Análises (formação de equipes, contratação e realização de estudos, produção de “briefs”, organização de bases específicas para análises e estudos. Fase I - Observatório de Estudos e Análises (captura e processamento de bases de dados e informações) UCs Labex Sinais e tendências validados são objeto de estudos e análises Sinais e tendências validados são objetos de estudos e análises DE SEG Observatório de Estudos e Análises UDs Estudos, Outlooks, cenários, modelos “Pool” de sinais Ministérios, Câmaras Setoriais Mercado, Parceiros externos CGE 12

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Processo de “produção” da informação estratégica Fase II - Realização de Estudos e Análises (formação de equipes, contratação e realização de estudos, produção de “briefs”, organização de bases específicas para análises e estudos. Fase I - Observatório de Sinais, Estudos e Análises (captura e processamento de bases de dados e informações) Fase III - Estudos, Análises e Briefs (resultados remetidos à DE para validação e utilização) UCs Labex Sinais e tendências validados são objeto de estudos e análises Resultados gerados são enviados à DE para validação e utilização DE SEG Observatório de Estudos e Análises UDs CAN Estudos, Outlooks, cenários, modelos Diretoria Executiva Ministérios, Câmaras Setoriais CGE Mercado, Parceiros externos 13

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Processo de “produção” da informação estratégica Fase II - Realização de Estudos e Análises (formação de equipes, contratação e realização de estudos, produção de “briefs”, organização de bases específicas para análises e estudos. Fase I - Observatório de Sinais, Estudos e Análises (captura e processamento de bases de dados e informações) UCs Labex DE SEG Fase III - Estudos, Análises e Briefs (resultados remetidos à DE para validação e utilização) Observatório de Estudos e Análises UDs CAN Estudos, Outlooks, cenários, modelos Diretoria Executiva Ministérios, Câmaras Setoriais CGE Mercado, Parceiros externos A DE poderá validar os resultados com o CGE e o CAN Sinais e tendências validados são objeto de estudos e análises 14

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Processo de utilização da informação estratégica Fase II - Realização de Estudos e Análises (formação de equipes, contratação e realização de estudos, produção de “briefs”, organização de bases específicas para análises e estudos. Fase I - Observatório de Sinais, Estudos e Análises (captura e processamento de bases de dados e informações) UCs Labex Fase III - Estudos, Análises e Briefs (resultados remetidos à DE para validação e utilização) DE Resultados validados são disponibilizados à SGE para utilização SEG CAN Observatório de Estudos e Análises Diretoria Executiva UDs Estudos, Outlooks, cenários, modelos CGE SGE Ministérios, Câmaras Setoriais Informações para suporte à tomada de decisões Mercado, Parceiros externos Planos Apoio a Políticas Públicas Agenda Fase IV (transformação de informações estratégicas em planos e ações) PDE PDU Gestão Competências Gestão Infra-estrutura ... SEG Portfólios Arranjos Negócios ... Política Agrícola ABC ATER ... 15

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Processo de utilização da informação estratégica Fase II - Realização de Estudos e Análises (formação de equipes, contratação e realização de estudos, produção de “briefs”, organização de bases específicas para análises e estudos. Fase I - Observatório de Sinais, Estudos e Análises (captura e processamento de bases de dados e informações) UCs Labex Fase III - Estudos, Análises e Briefs (resultados remetidos à DE para validação e utilização) A SGE organiza GTs e Forças-tarefa para formulação de estratégias a partir da informação recebida DE SEG CAN Observatório de Estudos e Análises Diretoria Executiva UDs Estudos, Outlooks, cenários, modelos CGE SGE Ministérios, Câmaras Setoriais Informações para suporte à tomada de decisões Mercado, Parceiros externos Planos Apoio a Políticas Públicas Agenda Fase IV (transformação de informações estratégicas em planos e ações) PDE PDU Gestão Competências Gestão Infra-estrutura ... SEG Portfólios Arranjos Negócios ... Política Agrícola ABC ATER ... 16

Operacionalização do Sistema Agropensa fgfgfgfg Operacionalização do Sistema Agropensa

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Operacionalização da Fase I - Embrapa Estudos e Capacitação Rede Embrapa de Conhecimento (UDs, UCs, Labex, SEG, Parceiros Externos) Abordagem dedutiva: “Outlooks”; Estudos de Cenários; Modelos; Abordagem histórica: PDE; PDU; Portfólio de pesquisas; Análises independentes; Compromissos específicos e políticas do Governo; Abordagem indutora: “Consultas”: workshops de escuta (ex.painéis com especialistas); Demandas específicos e políticas do Governo / DE; 1 Observatório de Estudos e Análises (potenciais oportunidades e desafios) Demandas para análises sobre temas estratégicos envolvendo a agricultura do futuro 2 18

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Operacionalização das Fases II e III - Embrapa Estudos e Capacitação Demandas para análises sobre temas estratégicos envolvendo a agricultura do futuro 2 Apresentação em “formulário” estruturado, de cerca de 1 p., apresentando contexto, problema, justificativa para o estudo. 3 Comitê-Gestor do Agropensa Organização dos temas para apresentação ao CGE. Comitê-Gestor de Estratégias (CGE) 4 Priorização dos temas para análise e estudos. Comitê-Gestor do Agropensa 5 Comitê-Gestor de Estratégias (CGE) Aprofundamento do Estudo “5” Análise dos temas, elaboração de TR, articulação / coordenação dos estudos junto a colaboradores internos e externos à Embrapa; Acompanhamento / análise dos estudos; 6 Análise final dos estudos e recomendações. Diretoria Executiva CGE CAN 7 Análise concluída 8 19

Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica Operacionalização da Fase IV - Secretaria de Gestão Estratégica A SGE organiza GTs e Forças-tarefa para formulação de estratégias a partir da informação recebida. Caberá à Secretaria orientar a participação da Empresa em discussões sobre Políticas Públicas, bem como orientar a formulação de agendas e planos estratégicos da Embrapa. 8 CAN Diretoria Executiva CGE SGE Informações para suporte à tomada de decisões Planos Apoio a Políticas Públicas Agenda Fase IV (transformação de informações estratégicas em planos e ações) PDE PDU Gestão Competências Gestão Infra-estrutura ... SEG Portfólios Arranjos Negócios ... Política Agrícola ABC ATER ... 20