Funções dos Administradores

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Transcrição da apresentação:

O QUE FAZEM OS ADMINISTRADORES Indivíduos que realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Atividades dos Administradores: Tomar decisões. Alocar recursos. Dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos.

Funções dos Administradores Planejamento Organização Liderança Controle Funções dos Administradores

Funções dos Administradores Planejamento Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Organização Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas. Controle O monitoramento das atividades, para assegurar que elas sejam realizadas conforme o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos.

Funções dos Administradores Liderança Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos.

Papéis dos Administradores segundo Mintzberg

Habilidades dos Administradores Habilidades técnicas A capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Habilidades humanas A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Habilidades conceituais A capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

Atividades eficazes versus atividades bem-sucedidas 1. Gerenciamento tradicional • Tomada de decisões, planejamento e controle. 2. Comunicação • Troca de informações rotineiras e atividades burocráticas. 3. Gestão de recursos humanos • Motivação, disciplina, administração de conflitos, recrutamento e seleção de pessoal e treinamento. 4. Interconexão (networking) • Socialização, políticas e interação com o ambiente externo da organização.

Alocação de tempo por tipo de atividade Fonte: Baseado em F. Luthans, R.M. Hodgetts e A. Rosenkrantz, Real Managers. Cambridge: Ballinger, 1988.

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

SEGMENTAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS Comportamento Microorganizacional O comportamento microorganizacional ocupa-se principalmente do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho. Três áreas da psicologia foram as principais vertentes do comportamento microrganizacional: a psicologia experimental com suas teorias sobre aprendizagem, motivação, percepção e stress; a psicologia clínica com seus modelos de personalidade e desenvolvimento humano e a psicologia industrial com suas teorias sobre seleção de empregados, atitudes no local de trabalho e avaliação de desempenho.

SEGMENTAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS Comportamento Mesoorganizacional O comportamento Mesoorganizacional é um terreno que faz a ponte entre outras duas áreas do comportamento organizacional. Concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos. Desenvolveu-se a partir de pesquisas nos campos da comunicação, da psicologia social e da sociologia interacionista, que forneceram teorias sobre tópicos como socialização liderança e dinâmica de grupo.

SEGMENTAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS Comportamento Macroorganizacional O comportamento macroorganizacional diz respeito à compreensão dos comportamentos de empresas inteiras. As origens do comportamento macroorganizacional podem se situadas em quatro disciplinas principais: a sociologia, com suas teorias sobre estrutura, status social e relações institucionais; a ciência política, com suas teorias sobre poder, conflito, negociação e controle; a antropologia, com suas teorias sobre simbolismo, influência cultural e análise comparativa; e a economia, com suas teorias sobre competição e eficiência.

SUBSTITUINDO A INTUIÇÃO PELO ESTUDO SISTEMÁTICO Uma sensação, não necessariamente corroborada pela pesquisa. Estudo sistemático Exame dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causa e efeito e conclusões baseadas em evidências científicas. Trata-se de uma maneira de prever comportamentos.

Contribuições para o estudo do comportamento organizacional

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Psicologia Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Sociologia O estudo das relações das pessoas entre si. © 2006 by Pearson Education

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Psicologia social Área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia e que tem seu foco na influência de um indivíduo sobre o outro.

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Antropologia O estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades.

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Ciência política O estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político.

Fonte: Charge de Handelsman, publicada na revista New Yorker Fonte: Charge de Handelsman, publicada na revista New Yorker. Copyright 1986 by New Yorker Magazine. Reproduzido com autorização. "Sou um cientista social, Michael. Isto quer dizer que não sei explicar coisas como a eletricidade, mas, se um dia você quiser saber qualquer coisa sobre as pessoas, eu sou o cara certo."

POUCAS COISAS SÃO ABSOLUTAS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Variáveis contingenciais Fatores situacionais: variáveis que moderam a relação entre duas ou mais variáveis e aprimoram essa relação. Variáveis contingenciais x y

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Respondendo à globalização Aumento das missões internacionais. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas. Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata. Administrando a diversidade da força de trabalho Adotando a diversidade. A mudança na demografia dos Estados Unidos. Implicações. © 2006 by Pearson Education

Origem Deficiência física Idade Religião Parceiros Principais categorias da diversidade da força de trabalho Sexo Origem Deficiência física Idade Religião Raça Parceiros

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aumentando a qualidade e a produtividade Programa Gestão da Qualidade. Reengenharia. Enfrentando a escassez de mão-de-obra Mudança na demografia da força de trabalho. Menos profissionais qualificados. Aposentadorias precoces e funcionários mais velhos. Melhorando o atendimento ao cliente Aumento da expectativa quanto à qualidade dos serviços. Cultura direcionada a satisfação do cliente.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Melhorando as habilidades humanas Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a "temporariedade" Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional Melhorando o comportamento ético

Modelo básico de comportamento organizacional Uma abstração da realidade; uma representação simplificada de um fenômeno real.

y x As variáveis dependentes Fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator. x y

Produtividade As variáveis dependentes Uma medida de desempenho que inclui a eficácia e a eficiência. Eficácia Alcance dos objetivos. Eficiência A proporção entre o resultado alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.

Absenteísmo Rotatividade As variáveis dependentes O não-comparecimento do funcionário ao trabalho. Rotatividade Permanente saída e entrada de pessoal da organização, de forma voluntária ou involuntária.

Satisfação no trabalho As variáveis dependentes Satisfação no trabalho Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação ao seu trabalho; a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

Variáveis independentes As variáveis independentes Supostas causas de algumas mudanças em uma variável dependente. Variáveis independentes Variáveis no nível do indivíduo Variáveis no nível do sistema organizacional Variáveis no nível do grupo

Modelo básico de comportamento organizacional