Motivação Conhecimento X prática Alimentação saudável e prazer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Elisa Maria de Assis
A APRENDIZAGEM EFETIVA
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
TURNO INTEGRAL.
ACONSELHAMENTO.
COMO FUNCIONA.
As atividades são in locu quando especificas, ou abertas quando de interesse geral. As ações contam com várias parcerias externas e são realizadas por.
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
SÉCULO XX.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Gestão do Conhecimento na CAIXA Estratégias e Ferramentas
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Uma nova metodologia para uma nova escola
PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR.
Projeto de Educação Nutricional
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Escolas Promotoras de Saúde
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Trabalhando com Grupos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Alexandre de Araújo Pereira
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Avaliação na Atenção Básica
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Tendência Progressista Libertadora
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
DIAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO : *Sábado – tarde ou Segunda - noite * Carga horária - 8 encontros de 2 horas ou 6 encontros de 3 horas *Encontros quinzenais.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Residência em Medicina de Família e Comunidade – SMS Rio de Janeiro.
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
VALE SONHAR.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Motivação Conhecimento X prática Alimentação saudável e prazer Nutriente X comida Integração : informação, motivação e habilidades

Motivação Ampliação e reformulação de conceitos e práticas alimentares Dimensão lúdica do aprender Realidade e cultura dos sujeitos Problematização dos temas de interesse Construção coletiva do conhecimento Indivíduo / Profissional Vivência de experiências Culinária: eixo

O projeto Parceria: SMS (INAD) + UERJ + (UFRJ) Apoio: CNPq Primeira fase: Delineamento e experimentação de método educativo para a promoção da alimentação saudável Culinária: eixo estruturante Grupos de interesse: professores, merendeiras, profissionais da atenção básica (ESF), adolescentes Método: oficina com quatro etapas (vídeo)

Desdobramentos Avaliação: Segunda fase Motivação, aprendizado, desenvolvimento de habilidades Necessidade de mais subsídios Segunda fase Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para multiplicação Professores e profissionais da ESF Video : www.saude.rio.rj.gov.br