São Paulo, 24 de agosto de 2012 Everardo Maciel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Instituições de Direito Direito Tributário
Sistema Tributário Nacional
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
José Eduardo Soares de Melo
CO-BILLING QUESTÕES FISCAIS
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
REFORMA TRIBUTÁRIA REFORMA TRIBUTÁRIA DESTAQUES DA PEC N.º 233/08 Belém (PA), Reunião Preparatória para a Marcha dos Prefeitos.
José Eduardo Soares de Melo IDEPE – 24. Agosto. 2012
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
AUTONOMIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA NOS MUNICÍPIOS: UMA NOVA VISÃO
Desequilíbrio Concorrencial Tributário e a Constituição Brasileira: Incentivos Fiscais e Financeiros como Infração à Ordem Econômica Mariana Tavares de.
Antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS
X SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET
José Roberto Rosa Agente Fiscal de Rendas - SEFAZ
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
DESEQUILÍBRIOS CONCORRENCIAIS TRIBUTÁRIOS E A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
GT PROCURADORES Possibilidade de inserção das desonerações tributárias conferidas aos medicamentos na base de calculo para fins de apuração do percentual.
FEDERALISMO FISCAL NO BRASIL: PROBLEMAS E DESAFIOS
XVI Conafisco Foz do Iguaçu, 26 de novembro de 2013 Everardo Maciel.
Impostos dos Estados e do Distrito Federal
Entraves à neutralidade fiscal e não cumulatividade do ICMS Osvaldo Santos de Carvalho Doutor PUC/SP e Coordenador Adjunto da Administração Tributária.
Substituição tributária e o Regime do Simples Nacional
GESTÃO DE TRIBUTOS Aula 02.
ISS ( Competência Tributária)
Limitações ao Poder de Tributar
ISENÇÃO DE ICMS PARA AQUISIÇÕES DO PROFISCO
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 Imunidades Tributárias n A Constituição Federal outorga competência e estabelece.
XII Simpósio de Direito Tributário
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Benefícios Fiscais de ICMS Onde estamos? Para onde vamos?
Contribuições Especiais
Finanças Públicas Incentivos, Equilíbrio Orçamentário e Bem- Estar: Os Efeitos da Guerra Fiscal Grupo: Carlos Roberto Pereira da Silva Tatiana Mesquita.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
Direito Tributário na Gestão Empresarial
ICMS ART. 155, II DA CF.
Cúpula Justina Rio de Janeiro, 21 de junho de 2013 Everardo Maciel Pacto federativo, atração de investimentos e desenvolvimento regional equitativo.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Competência em matéria tributária e a Guerra Fiscal Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho.
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
Limitações ao Poder de Tributar
CÁLCULOS TRABALHISTAS
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
Questões atuais em matéria tributária no Supremo Tribunal Federal Ricardo Anderle.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
Contribuição para o PIS/Pasep- Importação Cofins- Importação.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional Audiência Pública – Maio/2015 Instrução do PRS 1/2013 Secretaria da Fazenda de São Paulo.
ICMS - MERCADORIAS Professor: Argos Campos Ribeiro Simões.
CDEICS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS PLP 45/2015 Renato Villela Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo Brasília,
Câmara dos Deputados Comissão Especial do Pacto Federativo Brasília, 16 de junho de 2015 Everardo Maciel REPACTUAÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo- CDR Audiência Pública – 07/outubro/2015 Instrução do PRS nº 1/2013 PROJETO DE RESOLUÇÃO.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária Apresentação para Reunião do Grupo Temático da Reforma Tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
Transcrição da apresentação:

São Paulo, 24 de agosto de 2012 Everardo Maciel Isenções, incentivos e benefícios fiscais do ICMS: situação atual e cenários possíveis São Paulo, 24 de agosto de 2012 Everardo Maciel

Guerra fiscal do ICMS: antecedentes Competição fiscal como fato inerente à história dos tributos Guerra fiscal: competição fiscal contra legem A guerra fiscal do IVC A Lei Complementar nº 24, de 7 de janeiro de 1975

Intensificação da guerra fiscal do ICMS A CF de 88 e a ampliação da autonomia na gestão do ICMS Liberdade para fixação de alíquotas pela eliminação da competência do SF para estabelecer alíquota máxima (art. 24, II, § 4º da CF/67) Eliminação do poder de a União conceder isenções (art. 151, III, da CF/88) O novo papel da União no âmbito das relações federativas Enfraquecimento da capacidade de a União coordenar o ICMS: extinção da SEF e da SAREM Os novos tipos de guerra fiscal Guerra dos Portos Incentivos ao comércio atacadista

O STF e a guerra fiscal do ICMS: a batalha de 01/06/2011 Julgamento simultâneo de 14 ADI, alcançando 7 UF e 23 leis Decisões unânimes com diferentes relatores Reconhecimento da constitucionalidade da LC nº 24, de 1975 (art. 155, § 2º, XII, g, da CF c/c o art. 34, § 8º, do ADCT) Consequências da decisão Possibilidade de edição de súmula vinculante Exigência do imposto não pago e acréscimos legais Reversão de investimentos realizados ou a realizar

A obsolescência da LC nº 24, de 1975 A ineficácia das sanções aplicáveis às UF (art. 8º, parágrafo único, do art. 8º da LC nº 24) As discutíveis sanções aplicáveis aos contribuintes (art. 8º, I e II, da LC nº 24) A hipótese de cumulatividade na ineficácia do crédito atribuído no destino (art. 8º, I, in fine, da LC nº 24) A inobservância da exigência de lei específica nas concessões de favores fiscais (art. 150, § 6º da CF) A criatividade deletéria e a completa anomia na guerra fiscal

Guerra fiscal: caminhos para pacificação Exigência de nova lei complementar Conceituação de isenções, incentivos e benefícios fiscais Natureza autorizativa das concessões (exigência de lei ratificadora) Mitigação do princípio da unanimidade Especificação de matérias não sujeitas à deliberação pelos Estados Tratamento dos virtuais créditos decorrentes das práticas de guerra fiscal Novo regime para incentivos fiscais Regime especial para lubrificantes, combustíveis e gás natural (art. 155, §§ 4º e 5º, da CF) Instituição de sanções efetivas pelo descumprimento Reestruturação do CONFAZ