Estudo de Cunho Etnográfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Centro de Estudos de Línguas – CEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Soluções para todos os segmentos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andrea Mara Pimenta Alonso Christine Perry Solange Elizabeth Abril
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
FALANTES DE TRÊS IDIOMAS
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
Pesquisa: Resultados do EMIEP
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Cátia Verônica Oliveira Cecovisa/Ensp/Fiocruz
Disciplina: Estágio Supervisionado I
OBJETIVOS Objetivo Geral
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Métodos de ensino de línguas: Áudio lingual
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
CONFRATERNIZAÇÃO BIMESTRAL
Colégio Estadual Augusto Meyer
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Professora Míria Gomes
Equipe responsável pela produção
Divulgando a Pesquisa.
 A aula de hoje vai deixar em estado de êxtase qualquer estudante de inglês, especialmente aqueles que estudam inglês através de músicas.
EJA Realengo Turma C 3º período Professora Taissa Agricola dos Santos
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

Estudo de Cunho Etnográfico Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa Alexandre B. dos Santos Beatrice S. Iensen Vinícius M. Tavares

Antropologia É “a ciência da humanidade e da cultura”, bem como uma ciência “social e comportamental” (Hoebl e Frost). “Busca a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social” do homem (Marconi e Presotto).

Etnografia É a especialidade da Antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição de uma sociedade em particular. É a escrita do visível.

Objetivo do estudo Avaliar a relação e a experiência dos jovens brasileiros com a língua inglesa, com o intuito de assim poder refletir sobre o preparo destes jovens em relação à apropriação deste instrumento de conhecimento e comunicação.

Público Alvo Jovens do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público de certa forma elitizado. Entretanto, a pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Justificativa Público Alvo: - Nível cultural; - Exposição à língua inglesa; - Futuro profissional.

Instrumento de pesquisa Questionário com perguntas objetivas e subjetivas.

Realização da Pesquisa Data: 28 de maio de 2007. Local: Colégio Estadual do Paraná. Série: 3º ano do Ensino Médio. Disciplina: Inglês. Duração: em torno de 20 minutos. Total de entrevistados: 33 alunos.

Dados Gerais

Dados Gerais

Análise dos questionários 1. Você escolheu o inglês:

Análise dos questionários 2. Você estuda o inglês:

Análise dos questionários

Análise dos questionários 3. Você pratica o inglês:

Análise dos questionários

Análise dos questionários 4. O que o motiva a estudar inglês é:

Análise dos questionários 5. Para você aprender inglês é:

Análise dos questionários 6. Qual a sua avaliação sobre o programa de inglês desenvolvido pelo colégio?

Análise dos questionários 7. Você tem dificuldades para o inglês?

Análise dos questionários Dificuldades Gramática Tradução Pronúncia Interpretação / compreensão Professor do fundamental fraco Vocabulário Memorização do vocabulário Conteúdo descontextualizado Escrita Sai-se melhor com espanhol Não gosta da língua Não pratica “o ouvido” Entender quando apenas escuta Tudo Quantidade de alunos 09 07 06 03 02 01

Análise dos questionários 8. Sugestões para tornar o ensino de inglês mais atrativo e eficaz: Uso de filmes Uso de músicas Conversação nas aulas Atividades mais dinâmicas / interessantes Aumento da carga horária de inglês Dinâmica de grupo (diálogos) Participação dos alunos, pais e professores Mais prática Método e material didático mais diversificados Professores mais bem preparados Turmas menores Melhor infra-estrutura para professores e alunos Uso de textos de interesse dos alunos

Análise dos questionários Jogos de palavras Visitas voluntárias de estrangeiros Aulas em inglês Método e material didático similares aos de cursos particulares Maior apoio do governo Oferta de cursos extracurriculares Esclarecimento enfatizado dos verbos Ensino do inglês do dia-a-dia Ensino de pronúncia e escrita antes da gramática Ensino reforçado desde o primário Menor enfoque na tradução, e maior enfoque na comunicação verbal Maior cobrança por parte dos professores

Conclusão Existe um equilíbrio entre a escolha do inglês por motivação pessoal e por obrigação. A maioria dos alunos estuda inglês apenas no colégio, mas quase a totalidade pratica o inglês fora da sala de aula (músicas e filmes). Poder comunicar-se com estrangeiros é uma das principais motivações para o estudo do inglês.

Conclusão Aprender inglês ainda é visto como um pré-requisito profissional, mas já passa a ser considerado importante para promover o contato com outras culturas. O inglês oferecido pelo colégio é conforme o esperado, mas a maioria tem dificuldades com o idioma. A partir das sugestões levantadas, percebe-se que existe uma necessidade de mudança de abordagem do inglês em sala de aula.