ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Estudo de Layout Prof. Virginia OSM03.
Capítulo 4 Administrando projetos de produtos e processos de produção.
Automação em Sistemas Industriais
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Processo de Fabricação
EM335 – Tecnologia Mecânica
CAD - Projeto auxiliado por computador - software que permite dar suporte à função de projeto - arquivos técnicos (ex.: desenhos) armazenados por meio.
Arranjo Físico - Layout
Arranjo Físico - Layout
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
Balanceamento de Linhas
Introdução à Automação Industrial
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Processos e Layouts Produtivos
Classificação dos Sistemas de Produção
Estudo de Layout.
Arranjo Físico - Layout
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Planejamento e Programação JIT
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Layout OS&M Layout.
Programação da Produção I
Arranjo Físico e Fluxo Arranjo Físico = Layout
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Estratégia de Operações
Desempenho das Organizações
TELAS DE ESQUEMAS DE AULA
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Tecnologia Departamental Não-essencial
Arranjos físicos Tipos básicos
Programação da Produção I
Programação da Produção I
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
ARRANJO FÍSICO CÉLULAS
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Arranjo físico (layout)
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Gestão da Qualidade.
LAYOUT.
Profº Eduardo Batman Júnior
Técnica de Elaboração de Lay-out
Arranjo físico e fluxo Aula 11.
ARRANJO FÍSICO (LAY OUT) Prof. Luís Felipe Tolentino
Programação da Produção I
Estrutura de Gerenciamento de projetos
ARRANJO FÍSICO (LAY-OUT)
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
Arranjo Físico e Fluxo.
ARRANJO FÍSICO ou LAYOUT
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Gestão de Custos Aula 2.
JIT (Just in Time) - História
Sistemas de Planejamento de Produção
Módulo: Qualidade e organização da produção
Layout de Empresas Industriais
Administração da Produção e Operações
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume de transporte de materiais no fluxo produtivo de uma fábrica. Matéria. prima. PROCESSO PRODUTIVO Produto. Acabado.

OBJETIVOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO - Fazer a melhor combinação de material, equipamento e mão-de-obra no espaço disponível, - Conseguir a integração de todos os fatores que afetam o arranjo físico, - Assegurar que o estudo fará parte do plano de instalação industrial, que integrará todos os recursos de produção num conjunto lógico e ordenado. - Dar flexibilidade em caso de modificações. Facilidade de organização da produção, Maior satisfação e segurança física do pessoal envolvido na produção, facilitando a supervisão.

PARA PROJETAR O ARRANJO FÍSICO DEVE SER LEVADO EM CONTA - Produto a ser fabricado, - Quantidades a serem produzidas, - Roteiros de Produção, - Serviços de suporte, - Tempo dispendido na produção. DECISÕES TOMADAS SOBRE O ARRANJO FÍSICO DE UMA INSTALAÇÃO PODE: - Afetar a capacidade e a produtividade das operações, - Uma mudança adequada no arranjo físico, muitas vezes aumenta a produção com os mesmos recursos, - As mudanças podem representar custos elevados e dificuldades técnicas para futuras reversões, - O arranjo físico não é imutável.

ARRANJO FÍSICO LINEAR OU POR PRODUTO TIPOS DE ARRANJOS FÍSICOS - Arranjo Físico Linear ou por Produto, - Arranjo Físico Funcional ou por Processo, - Arranjo Físico Posicional ou de Posição Fixa, - Arranjo Físico Celular. ARRANJO FÍSICO LINEAR OU POR PRODUTO CARACTERÍSTICAS: - Produto fabricado em grandes quantidades e semelhantes entre si - Equipamentos dedicados, dispostos de acordo com seqüência de operações, - Utilizado em sistema de produção contínuo, - Programação e controle da produção mais simplificado, - Exige balanceamento da linha de produção.

VANTAGENS DO ARRANJO FÍSICO LINEAR OU POR PRODUTO : Baixo custo unitário do produto, Manuseio simplificado de materiais, Baixos custos de treinamento da mão-de-obra, Alta produtividade, Baixa quantidade de estoque de produtos em processamento. DESVANTAGENS: Trabalho repetitivo, Falta de flexibilidade, Máquinas e operários especializados nem sempre são aproveitados em outras tarefas, Quebra eventual de máquina, afeta todo o sistema. Ex. Linha de Montagem de Automóveis

ARRANJO FÍSICO FUNCIONAL OU POR PROCESSO CARACTERÍSTICAS: As máquinas ficam fixas e o produto se movimenta, Os produtos e os roteiros de produção são variáveis, Utilizado em sistemas de produção intermitente, As máquinas e equipamentos são agrupados por função. VANTAGENS: - Flexibilidade do sistema em adaptar-se a produtos ou serviços variados, - Falhas localizadas no sistema, não afetam todo o sistema, as operações gozam de certa independência, - Permite a implantação de sistemas de incentivo individual e por desempenho, - É adaptado a demanda intermitente.

ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU DE POSIÇÃO FIXA DESVANTAGENS: Estoque de material em processo tendem a ser elevados, Programação e o controle da produção torna-se complexa, Manuseio de materiais tende a ser ineficiente, Obtenção de volumes relativamente modestos de produção. Ex. Marcenaria, Confecções. ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU DE POSIÇÃO FIXA CARACTERÍSTICAS: Produto fabricado com grandes dimensões, Poucas unidades fabricadas, Produto fica fixo e os recursos produtivos dirigem-se a ele, Utilização de equipamentos de alta flexibilidade.

VANTAGENS DO ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU DE POSIÇÃO FIXA : - Transporte de unidades montadas é reduzido, - A responsabilidade pela qualidade recai sobre um indivíduo ou grupo, - Possibilidade de fazer mudanças nos produtos, projetos ou na seqüência das operações, - Arranjo adaptado a variedade de produtos e a demanda intermitente. DESVANTAGENS: - Baixa produção, - Esforço grande de coordenação das atividades e pessoal envolvidos. Ex. Construção Civil, Construção Naval

ARRANJO FÍSICO CELULAR CARACTERÍSTICAS: Lotes de tamanho médio, produtos e roteiros variados, Agrupamento das máquinas e equipamentos geralmente em forma de “U”, Utilização de operários polivalentes, Ajusta-se ao Just-In-Time. VANTAGENS: Mutabilidade das células, Permite controle da produção mais simples e eficaz, As células permitem visualização clara dos processos de produção, facilitando o controle e supervisão, As máquinas podem ser dispostas de modo a permitir aos operadores controlar várias delas ao mesmo tempo, Os operários são treinados para executarem várias tarefas.

ARRANJO FÍSICO POR COMPUTADOR CRAFT (COMPUTERIZED RELATIVE ALLOCATION OF FACILITIES) - Conhecido como uma rotina de melhoria, Procura minimizar o custo de movimentação de material entre os departamentos, Fornece-se ao programa uma matriz de custos unitários e um arranjo físico inicial. Usado para arranjo físico até 40 departamentos ou centros de trabalho. ALDEP (AUTOMATIC LAYOUT DESIGN PROGRAM) - É uma rotina de construção, Requer uma matriz de relações de proximidade, Trabalha com um critério qualitativo, Trabalha com até 63 departamentos e 3 andares.

CORELAP (COMPUTERIZED RELATIONSHIP LAYOUT PLANING) Também é uma rotina de construção, Trabalha com as relações de proximidade, Calcula o grau de proximidade total de todos os departamentos, Trabalha com até 70 departamentos.

Ex. ARRANJO FÍSICO LINEAR : Linha de montagem de automóveis. Ex. ARRANJO FÍSICO FUNCIONAL : Marcenaria, confecções TORNO A FRESA A RETÍFICA TORNO A FRESA B RETÍFICA TORNO B FRESA B PLAINA TORNO C = LOTE

Ex. ARRANJO FÍSICO CELULAR EM “U” FURADEIRA TORNO TORNO TORNO FURADEIRA FRESA FRESA PLAINA PLAINA FURADEIRA TORNO TORNO FURADEIRA Operador Operador FRESA PLAINA FRESA