Estudo de cunho etnográfico sobre alunos de origem popular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Para abrir as ciências sociais:
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
SÉCULO XX.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Comportamento Organizacional
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
SERVIÇO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Teoria Geral dos Sistemas
Coordenação de Políticas Estudantis Ações: ◦ Gerenciamento das Bolsas de Iniciação ao Trabalho (BIT); ◦ Coordenação dos Editais de Auxílio a Eventos (Em.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Max Weber e as ações sociais
Ciência, tecnologia e sociedade
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Curso de Realidade Brasileira Juiz de Fora º CRB, ocorreu em Juiz de Fora em âmbito nacional, com 100 participantes de várias organizações.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
“QUESTÃO SOCIAL”, EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO FREIRE.
Heloisa Afonso Ariano.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
GT Ensino de Teatro COORDENADOR Professor Dr. Maurício de Bragança (UFF) Aluna responsável: Luciana Amato NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Profª Camila Taquetti TRABALHO EM REDE: um desafio e uma necessidade ao atendimento social.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Estudo de cunho etnográfico sobre alunos de origem popular

Metodologia: paradigma indiciário o método sherlockiano: buscando e partindo de pistas e indícios tentaremos articulá-los de maneira que as partes formem um todo coerente e coeso. Dentro desta abordagem etnográfica, nada mais natural que um método a posteriori seja preferível a um a priori.

Ações universitárias Dentro desta tentativa de perspectiva pluralista, o âmbito acadêmico vem desenvolvendo políticas sociais que, na sua essência, são o princípio organizador deste mundo cosmopolita – UFPR. Passando em revista as políticas sociais em vigor, podemos perceber que a integração entre universidade e demais setores da sociedade se dá de diferentes maneiras. Por um lado, há as políticas afirmativas que, entendendo o individuo como inserido na dinâmica acadêmica, visam à permanência do estudante na instituição (p. ex. restaurantes universitários, bolsa permanência); ou o acesso daqueles que, ainda não pertencentes ao mundo universitário, trabalham em função do ingresso à universidade (cursinhos populares). Por outro lado, há as “políticas extensionistas” que, não encarando o individuo como membro ou aspirante a membro da universidade, trabalham em função da interação com a comunidade, como possibilidade de trocas de saberes recíproca.

Imagens da região de Vila Verde