Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

ESPAÇOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS EM SENTIDO AMPLO
A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE IMÓVEIS
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
Simone Paschoal Nogueira
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
Imposto Territorial Rural (ITR)
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
SENADO FEDERAL COMISSÃO MISTA ESPECIAL MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Proteção Jurídica da Flora
O uso sustentável das florestas: o caso Klabin
Gerente de Áreas Protegidas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
2009.
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
A importância da Mata Ciliar
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Professor Leandro Eustaquio (
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Áreas de Preservação Permanente (APPs)
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP
Meio Ambiente ANA PAULA MELLO APÁVIO MONTEIRO CARLOS ALBERTO
DA RESERVA LEGAL.
Desenvolvimento Urbano, Plano Diretor e a Lei da Mata Atlântica
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Doutoranda Karina T. Bernardo Prof. Dr. Victor Eduardo Lima Ranieri 06/08/2013.
Programa Cooperativo de Silvicultura de nativas
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
ÁREAS CONSOLIDADAS EM RL Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Contribuições para o aperfeiçoamento da legislação
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
ÁREAS CONSOLIDADAS EM App`s Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
FLORESTAS Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Código Florestal Lei 4771 de 15 de setembro de 1965.
Discente: Clara Grazielly;
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
APRESENTAÇÃO Projeto Condomínio Ambiental. QUEM SOMOS O Instituto Educa Brasil (IEB) é uma Organização Não Governamental que atua na preservação do meio.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente - SISLEG CREA – PR ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
1 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E O CÓDIGO FLORESTAL Eng.Agr. Carlos Augusto Porto FEPAM/GERCEN Semana da Agronomia 2009 / CCR.
Transcrição da apresentação:

Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE RESERVA LEGAL E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente SIELEG Decreto 387/99 INSTITUÍ com o objetivo de oferecer alternativas ao produtor rural para solucionar problemas relacionados com as áreas de reserva legal.

Diretrizes básicas do SISLEG Manutenção dos remanescentes florestais nativos; Ampliação da cobertura florestal mínima; Definição de áreas prioritárias para conservação. 4

Reserva Legal É um porção da propriedade ou posse rural que deve ser protegida necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas, Manutenção dos rios, córregos e lagos.

Reserva Legal Podemos utiliza-la? Sim. Para extração de árvores caídas ou em pé (suficientes para a reforma de cerca e outras obras na propriedade ou posse – DEVEMOS PEDIR AUTORIZAÇÃO) 6

Para extração de ERVA MATE e outras plantas medicinais ou aromática Reserva Legal Podemos utiliza-la? Sim. Para extração de ERVA MATE e outras plantas medicinais ou aromática 7

RESERVA LEGAL Qual é o tamanho? É de 20% ou um quarto da propriedade.

RESERVA LEGAL Escolher a área com vegetação nativa de maior importância ecológica Escolher áreas de vegetação contínua ou que façam conexão com as APPs. 9

RESERVA LEGAL Escolher a área com vegetação nativa de maior importância ecológica Escolher áreas de vegetação contínua ou que façam conexão com as APPs. 10

RESERVA LEGAL Como Regularizar A área de reserva legal deve ser averbada à margem da matrícula do imóvel, sendo vedada a alteração de sua destinação no caso de transmissão a qualquer título, de desmembramento ou de retificação de área.

RESERVA LEGAL DOCUMENTOS NECESSARIOS Formulário SISLEG 1; Mapa de uso e ocupação do solo Georreferenciado em formato digital e 3 cópias impressas em escala compatível. Memorial descritivo do imóvel e da reserva legal; Matrícula atualizada; Documentos pessoais - Pessoa Física – Fotocópia do RG e CPF inclusive conjuge - Pessoa Jurídica – atos constitutivos, CNPJ, doc. Pessoais do responsável legal e procuração ART Comprovante de pagamento da taxa de cadastro e de inspeção; Comprovante de regularidade junto ao INCRA (CCIR).

Pequenas Propriedades Solicitar a dispensa da taxa ambiental. RESERVA LEGAL Pequenas Propriedades Deve solicitar a dispensa de apresentação de mapa de uso e ocupação do solo, mas informará por escrito; e Solicitar a dispensa da taxa ambiental. 13

RESERVA LEGAL Se não existir vegetação nativa, deve-se procurar a melhor localização para sua recuperação. A localização da área para a reserva legal deve ser aprovada pelo órgão ambiental estadual.

Reserva legal Se existe vegetação nativa suficiente ela deve ser averbada e protegida Se não existe vegetação nativa ou se ela é insuficiente, deve ser implantada num prazo máximo de 20 anos a contar de 1999

RESERVA LEGAL Podemos somar a Reserva Legal com as Áreas de Preservação Permanente? Sim. Para as pequenas propriedades (até 50ha) e que seja a fonte principal de seu sustento, quando a soma das duas for superior a 25%; Para as demais propriedades, quando a soma das duas for superior a 50% 16

Reserva Legal A área de Reserva Legal deve estar inserida no imóvel, com vegetação nativa existente ou a implantar. É possível averbar a Reserva Legal em outro imóvel (compensação). 17

Compensação da Reserva Legal É legalmente permitida desde que os imóveis pertençam à mesma Bacia Hidrográfica, mesmo Bioma e mesmo Grupo de Municípios.

Condicionantes para a compensação da Reserva Legal As APP’s do imóvel que vai ceder e do que vai receber a Reserva legal, devem estar preservadas Imóveis localizados no interior dos corredores de biodiversidade, APAs e entornos de UCs de proteção integral devem ter suas reservas legais no próprio imóvel. O proprietário que suprimiu vegetação após dezembro/98, sem autorização, não pode compensar.

Áreas de Preservação Permanente Áreas localizadas ao redor de nascentes, lagos, rios, topos de morros, encostas com declividade superior a 45º, restingas estabilizadoras de manguezais, altitudes superiores a 1800 m entre outras, declaradas pelo poder público.

MATA CILIAR

Áreas de Preservação Permanente Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, considera-se uma faixa marginal cuja largura mínima seja: 30m p/ cursos d’água de menos de 10m de largura; 50m p/ cursos d’água de 10 até 50m de largura; 100m p/ cursos d’água de 50 até 200m de largura; 200m p/ cursos d’água de 200 até 600m de largura; 500m p/ cursos d’água de largura superior a 600m

Áreas de Preservação Permanente Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, considera-se uma faixa marginal cuja largura mínima seja: 30m p/ cursos d’água de menos de 10m de largura; 50m p/ cursos d’água de 10 até 50m de largura; 100m p/ cursos d’água de 50 até 200m de largura; 200m p/ cursos d’água de 200 até 600m de largura; 500m p/ cursos d’água de largura superior a 600m 23

Áreas de Preservação Permanente Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, considera-se uma faixa marginal cuja largura mínima seja: 30m p/ cursos d’água de menos de 10m de largura; 50m p/ cursos d’água de 10 até 50m de largura; 100m p/ cursos d’água de 50 até 200m de largura; 200m p/ cursos d’água de 200 até 600m de largura; 500m p/ cursos d’água de largura superior a 600m 24

Áreas de Preservação Permanente Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, considera-se uma faixa marginal cuja largura mínima seja: 30m p/ cursos d’água de menos de 10m de largura; 50m p/ cursos d’água de 10 até 50m de largura; 100m p/ cursos d’água de 50 até 200m de largura; 200m p/ cursos d’água de 200 até 600m de largura; 500m p/ cursos d’água de largura superior a 600m 25

Áreas de Preservação Permanente Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, considera-se uma faixa marginal cuja largura mínima seja: 30m p/ cursos d’água de menos de 10m de largura; 50m p/ cursos d’água de 10 até 50m de largura; 100m p/ cursos d’água de 50 até 200m de largura; 200m p/ cursos d’água de 200 até 600m de largura; 500m p/ cursos d’água de largura superior a 600m 26

Histórico da Legislação Legislação Estadual 1907 – 1º Código Florestal Estabelece critérios para a exploração florestal e alerta para a conservação das faixas ciliares. 1926 – Código Florestal Estadual Aborda: florestas protetoras reservas florestais florestas de exploração

Histórico da Legislação 1999 – Decreto Estadual 387/99 Institui o SISLEG 2004 – Decreto Estadual 3320/04 Estabelece áreas prioritárias para a implantação da reserva Legal.

Histórico da Legislação 2004 – Portaria 233/04/IAP Viabiliza a operacionalidade do SISLEG no âmbito do Estado do Paraná. 2005 – Portaria 157/05/IAP Normatiza a utilização de espécies exóticas em áreas de reserva legal

Histórico da Legislação 2007 – Resolução conjunta Nº 045 IBAMA/SEMA/IAP Admite a utilização de áreas úmidas e seus entornos protetivos como reserva legal

Histórico da Legislação Legislação Federal 1934 – 1º Código Florestal – Proteção das florestas para conservação do regime das águas e reserva de madeira. 1965 – Atual Código Florestal (Lei nº 4771/65) Estabelece Reserva Florestal Legal e Áreas de preservação permanente e reconhece a função social da propriedade.

pcastella@sema.pr.gov.br