Diretório de Competências em Vigilância Sanitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Plano “VISA na Atenção Básica”
FACULDADE METROPOLITANA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Fundação Roberto Marinho
Regina Célia Baptista Belluzzo
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Glauce-Mônica Vilela Souza
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
CURRICULO +.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
UM PROGRAMA DO CREA-PR
Foco de Atuação: Atenção Básica
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Premissas Dados das Microrregiões.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Estratégia de Saúde da Família
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
MAIO 2010.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
Soluções para universidades corporativas
Integrar Consultoria Organizacional1. 2 UM BREVE HISTÓRICO DA NOSSA EMPRESA Fundada em 2005, a Integrar Consultoria e Assessoria Organizacional Ltda,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Transcrição da apresentação:

Diretório de Competências em Vigilância Sanitária

O que é DCVISA? É um instrumento de sistematização do saber construído em vigilância sanitária, nos diversos campos das práticas e das ações necessárias ao fortalecimento do SNVS, ao possibilitar a gestão do conhecimento e das competências em vigilância sanitária, nos diversos níveis de governo e nas mais diversas formas de organização social. Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC

Como realiza esta sistematização? Ao remeter aos campos das “práticas e das ações” o DCVISA consolida seu diferencial porque solicita que o usuário informe sua experiência de trabalho, sem restringi-la aos aspectos da formação acadêmica ou científica, ampliando o perfil do profissional ao incluir sua experiência prática. Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC

Qual é a finalidade do DCVISA? Gerar, difundir e armazenar o conhecimento produzido individual e coletivamente ; Fornecer subsídios de recursos humanos para a promoção de ações do âmbito do SNVS; Oferecer referências que sirvam em processos de tomada de decisão, a partir das informações relacionadas aos perfis e respectivas experiências; Projetar a visão do SNVS como rede de competências, de saberes e de experiências. Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC

Sobre o alinhamento ao PDVISA: Estímulo à construção de práticas de gestão que incentivem a intersetorialidade [...] além do desenvolvimento de mecanismos que garantam a integração da Anvisa com as demais áreas responsáveis por ações de promoção e proteção à saúde. Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC

Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Capital Intelectual + Capital Humano Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC Competências O conhecimento acumulado diminui a arbitrariedade no processo de tomada de decisão. Há que se combater sua volatilidade e seu “anonimato”.

DCVISA como instrumento de GC identificar e localizar as competências em visa, por meio de redes de relacionamentos que permitem mapear áreas, instituições e pessoas relacionadas a temas específicos; ampliar fontes de informação; aproximar pessoas por meio de fóruns; sistematizar a memória institucional e suas práticas; possibilitar a integração com outras fontes de informação, de interoperabilidade, ou seja, de troca de conteúdos entre bancos de dados. Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC

Potencialidades de uso Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC divulgar as competências em vigilância sanitária a partir do registro das experiências profissionais, produções técnico-científicas e atuação acadêmica; acessar as informações sobre competências contidas na Plataforma Lattes e no currículo VISA; ter currículo disponível 24 horas na Internet; fazer buscas de profissionais por competências em Vigilância sanitária;

Potencialidades de uso Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC localizar especialistas por áreas de atuação; buscar artigos inseridos no sistema; construir redes de profissionais cadastrados; buscar pesquisas já desenvolvidas; montar grupos de trabalho; ser contratado para proferir palestras, cursos, seminários; contribuir para solução de questões críticas para a sociedade.

O DCVISA responde: Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC - Quem são as pessoas que atuam no SNVS? - Qual é o perfil da competência desses especialistas? - Quais são suas equipes de trabalho? - Quais foram suas trajetórias de atuação profissional? - Quais capacitações possuem? - Quem tem experiência na área X no País? - Quais destes especialistas atuam em LACENs? - Que instituições do SNVS mais interagem com a Anvisa? - Que regiões e estados do País mais concentram competências por área de vigilância sanitária? - Qual a rede de cooperação de determinado especialista em Vigilância Sanitária?

A comunicação em “duas vias”. Além da inclusão das informações pessoais, profissionais e acadêmicas que compõem seu cadastro, você também pode efetuar buscas através do sistema, mesmo que não possua cadastro. O Ambiente de Buscas por Competências é um espaço que permite fazer consultas sobre especialistas. As informações provêm de currículos da Plataforma Lattes e também do registro de especialistas cadastrados no Diretório. Você realiza as buscas a partir dos termos de seu interesse. A consulta ainda pode ser refinada através de filtros, critérios e de termos relacionados. Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC

Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico-CGTEC Acesse E cadastre-se. Vejo vocês no Fale conosco: Obrigada! Daniela Hoffmann Lobato