Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Como produzir um jornal escolar
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Edna Maria Barbosa Arrebola
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
O uso da internet nas escolas
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CRÔNICAS.
Currículo oficial de São Paulo
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Capacitação da ferramenta:
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Relatório de Proposta de Projeto
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Faciminas – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Maria Helena Alves Roldan Professora:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Planejamento da Rotina Semanal
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Conhecendo e viajando no Mundo da Poesia Márcia Dias Quéteri Paiva.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala Sarau de Poesias Ieda Maria Alves de Souza Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala Tutora: Flávia Altoff Florianópolis, 2009

JUSTIFICATIVA Observamos que, hoje, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas. Isso ocorre devido ao interesse dos alunos por outros tipos literários, ou pela facilidade de acesso a informação através da tecnologia e mudança de hábitos como por exemplo o brincar. Desta forma buscamos trabalhar de forma lúdica e prazerosa os conteúdos previstos no currículo escolar. Este projeto “Sarau de Poesias” aconteceu na Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres, situada no município de Correia Pinto no Estado de Santa Catarina. O trabalho idealizado pela Profª. Ieda Maria Alves de Sousa foi realizado com os alunos da 2ª série das Séries Inicias do Ensino Fundamental, prevendo a leitura, estudo e declamação de Poesias de autores renomados da Literatura Brasileira, destacando os seguintes autores: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade, Olavo Bilac, Elias José, Ruth Rocha, Wania Amarante, entre outros. Buscando atribuir para esse Projeto de Poesias maior dinamicidade ao processo pedagógico e estabelecer maior coerência com os desafios da modernidade, concretiza-se aqui a importância do uso das mídias e da tecnologia de comunicação e informação.

Objetivos Específicos Ler automaticamente diferentes gêneros literários; Utilizar a linguagem oral com eficiência para expressar sentimentos e opiniões; Valorizar a produção literária, através do contato com texto de autores renomados; Produzir textos poéticos coesos e coerentes, utilizando a forma alfabética e preocupando-se com forma ortográfica. Envolver o público num cenário de memórias e emoções saudáveis; Desenvolver a oralidade, a postura e tom de voz adequados, para trabalhos com vídeo e som.

METODOLOGIA O trabalho foi realizado, no ano de 2008, com uma turma de 2ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, através da leitura e análise de Poesias de diversos autores da Literatura Brasileira. Num primeiro momento os alunos tiveram contato com várias Poesias, para conhecer melhor este gênero literário e selecionar os textos trabalhados. Na biblioteca ou em sala houve momentos de leitura, análise sintática e estudo das palavras contidas no texto, produção individual e coletiva de Poesias, a partir da realidade dos alunos. Na sala informatizada os alunos digitaram as poesias, aprendendo a utilizar o editor de textos. Com as poesias impressas foi elaborado um livro, e cada criança recebeu uma cópia deste livro. Ainda na sala informatizada os alunos pesquisaram a biografia e obras dos autores.

Fotos do trabalho em sala

Passeio a uma sorveteria da cidade

Fotos da Noite Cultural